skip to Main Content

A pressão para o Governo Biden definir a difícil meta de conter as emissões de gases do aquecimento global

Na preparação para a cúpula do clima virtual da Casa Branca entre dias 22 a 23 de abril, grupos ambientais e agora grandes corporações estão apresentando uma frente única pedindo um corte de pelo menos 50% nas emissões de gases de efeito estufa dos EUA até o ano de 2030, em comparação com os níveis de 2005.

Por que é importante: as metas para 2030 são necessárias, pois o mundo está em vias de ficar acima das metas de aquecimento estabelecidas pelo Acordo do Clima de Paris, resultando em impactos climáticos potencialmente catastróficos.

Isso inclui a perda de grande parte dos recifes de coral do mundo e o derretimento de algumas das maiores camadas de gelo do planeta.

Na terça-feira, uma coalizão de 310 empresas, fundos de investimento e empresas de serviços públicos representando cerca de 6 milhões de trabalhadores dos Estados Unidos divulgou uma carta pedindo ao governo que se comprometa a reduzir as emissões de gases para “pelo menos 50% abaixo dos níveis de 2005 até 2030” em sua próxima Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) sob o acordo.

Essa nova meta está programada para ser revelada durante ou um pouco antes da cúpula da Casa Branca.

Nas entrelinhas além de impulsionar uma economia de energia limpa, os líderes de negócios de empresas como SalesForce, Microsoft, Google, Apple, Biogen, HP, Johnson & Johnson e Verizon afirmam que tal compromisso para 2030 “inspiraria outras nações industrializadas a definir também suas metas de redução da emissão a se tornar mais ousadas “e a pressionem as empresas a definirem também suas próprias novas metas.

Esta carta é incomum – essas empresas estão assumindo uma posição pública sobre o que normalmente é um trabalho político feito nos bastidores.

Não é por acaso que vem antes da cúpula virtual, que foi projetada para criar novos impulso antes das principais negociações climáticas da ONU em Glasgow programadas para em novembro de 2021.

Embora o Acordo Climático de Paris preveja limitar o aquecimento global a “níveis abaixo de 2 graus Celsius” (3,6 Fahrenheit), o mundo está atualmente em curso contrário, para aquecer mais de 3 graus (5,4 graus) até 2100 em relação aos níveis pré-industriais. 

John Kerry, enviado especial do presidente Biden para a mudança climática, disse no início deste mês que está trabalhando para manter viável a meta mais ambiciosa de 1,5 grau.

Com a próxima cúpula, o governo Biden está procurando dar o exemplo e dar o exemplo a outros países para se comprometerem com ações mais rigorosas nas emissões no curto prazo.

Grupos ambientais como o Conselho de Defesa de Recursos Naturais e a EDF publicaram relatórios identificando um corte de 50% nas emissões como uma meta viável.

  • Um importante relatório divulgado no ano passado pela Universidade de Princeton, patrocinado em parte pela BP e ExxonMobil, também mostra que uma meta de redução de 50% é um exagero, mas pode ser viável.
  • A EDF também está pedindo ao governo que se comprometa a reduzir as emissões de metano como parte de sua meta para 2030. O metano, grande parte do qual é emitido durante o processo de perfuração e transporte de combustíveis fósseis, é um poderoso gás de efeito estufa que contribui para o aquecimento no curto prazo.

“O metano impulsiona um quarto do aquecimento que estamos experimentando agora”, disse Mark Brownstein, vice-presidente sênior de energia da EDF.

Seu grupo delineou um corte de 40% nas emissões de metano até 2030 como parte da meta geral de emissões.

  • Outros grupos de pesquisa, como o Energy Innovation, também produziram relatórios apresentando o cenário de redução de 50%, mostrando que é viável se o setor elétrico abandonar rapidamente a queima do carvão e o gás natural em direção às energias renováveis. Seria necessário um aumento rápido do uso de veículos elétricos.

Esses são os principais componentes do gigantesco plano de infraestrutura de US $ 2,2 trilhões do governo que o Congresso está apenas começando a analisar.

Como fez com o primeiro compromisso sob Paris, a Casa Branca poderia se comprometer com uma série de reduções de emissões.

O atual NDC pede um corte de 25 a 28% em comparação com os níveis de 2005 até 2025, o que os Estados Unidos provavelmente não conseguirão.

Se a própria meta do governo Biden de alcançar uma economia com emissões líquidas zero até 2050 for alcançada, começar logo esta mudança será mais barato e manterá as metas de temperatura.

Finalmente os CEOs das empresas agora reconhecem isso, junto com os ativistas climáticos.

A grande questão é se a Casa Branca refletirá esse consenso emergente com sua nova meta para 2030, a ser revelada na cúpula da próxima semana.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top