skip to Main Content

A primeira bateria de CO2 do mundo para armazenamento de energia de longa duração está pronta para lançamento

Por Michelle Lewis – Electrek – 8 de junho de 2022

A startup italiana Energy Dome anunciou hoje o lançamento da primeira bateria de CO2 do mundo na Sardenha, Itália. 

A bateria usa dióxido de carbono para armazenar energia renovável na rede, e a Energy Dome diz que a tecnologia pode ser implantada rapidamente em qualquer lugar do mundo.

A primeira bateria de CO2 do mundo

A Energy Dome instalou a bateria de CO2 na Sardenha pela facilidade de encontrar produtos no mercado e a sua facilidade na execução, pois está em uma área industrial com conexão elétrica existente.

Além disso, a Sardenha atualmente usa carvão, mas o combustível fóssil será eliminado até 2025.

A bateria pode ser combinada com energia eólica e solar.

O Energy Dome iniciou suas operações em fevereiro de 2020 e evoluiu a partir de um conceito testados em escala multimegawatt em pouco mais de dois anos.

 O fundador e CEO da Energy Dome, Claudio Spadacini, disse:

A bateria de CO2 está agora disponível comercialmente para tornar a energia renovável econômica despachável em escala global.

A Energy Dome afirmou que sua instalação de baterias de CO2 na Sardenha usa equipamentos de prateleira disponíveis em uma cadeia de suprimentos estabelecida globalmente e disse que a rápida implantação global da bateria de CO2 agora é possível sem gargalos. 

A empresa garantiu vários acordos comerciais, incluindo um com a concessionária italiana A2A para a construção da primeira instalação de 20 MW-5h. No início deste ano, a Energy Dome também assinou um contrato de licença não exclusiva com a Ansaldo Energia, uma usina de geração de energia e fornecedora de componentes, para construir projetos de armazenamento de energia de longa duração na Itália, Alemanha, Oriente Médio e África.

O plano da Energy Dome é apoiado por investidores que incluem a empresa europeia de capital de risco de tecnologia profunda 360 Capital, Barclays, Novum Capital Partners e Third Derivative. 

Como funciona a bateria de CO2

O CO2 é um dos poucos gases que podem ser condensados ​​e armazenados como líquido sob pressão e temperatura ambiente, portanto, como o Energy Dome afirma em seu site, é o fluido perfeito para armazenar energia de maneira econômica em um processo termodinâmico fechado.

Permite o armazenamento de energia de alta densidade sem a necessidade de ir a temperaturas extremamente baixas.

Spadacini explicou como funciona para a Bloomberg em maio:

Para carregar a bateria, pegamos CO2 próximo à temperatura e pressão atmosférica e o comprimimos. O calor gerado durante a compressão é armazenado. Quando trocamos a energia térmica com a atmosfera, o gás CO2 torna-se líquido.

Para gerar e despachar eletricidade, o CO2 líquido é aquecido e convertido novamente em gás que aciona uma turbina, que gera energia. O gás CO2 está sempre contido e todo o sistema é selado.

Não usamos materiais exóticos. A tecnologia utiliza aço, CO2 e água. Portanto, não há dependência de materiais de terras raras como cobalto ou lítio. Isso torna nossa tecnologia geopoliticamente independente. Ele pode ser produzido em qualquer lugar e pode ser usado em qualquer lugar.

O Energy Dome fez um pequeno vídeo no ano passado demonstrando como funciona o armazenamento de energia de CO2:

 

Electrek’s Take

Este é certamente um para assistir, pois uma bateria de CO2 não usa materiais de terras raras, e isso é um grande problema. 

Parece econômico e totalmente democrático. 

Essa bateria tem um grande potencial e estamos ansiosos para ver se ela será implantada rapidamente em escala global.

Foto e vídeos: Energy Dome

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top