skip to Main Content

A sustentabilidade ainda é possível?

Estado do Mundo 2013 – A sustentabilidade ainda é possível?

A sustentabilidade ainda é possível? E, por falar nisso, existe alguma forma de ampliar a discussão sobre essa palavrinha tão distorcida atualmente, usada muitas vezes para adjetivar práticas que não têm nada (ou bem pouco) de sustentáveis? Esses são alguns dos principais questionamentos do relatório Estado do Mundo 2013 – a sustentabilidade ainda é possível? do Worldwatch Institute Brasil (WWI) e o Instituto Akatu.

O documento, que é publicado pelo WWI anualmente desde 1984, reúne uma coletânea de artigos de renomados pesquisadores e líderes do campo da sustentabilidade, como Pavan Sukhdev, Annie Leonard e Robert Engelman.

“Vivemos hoje na era do blablablá da sustentabilidade, uma profusão cacofônica de usos da palavra sustentável para se referir a qualquer coisa entre ‘melhor para o meio ambiente’ e ‘descolado’. Hoje, o termo sustentável é com frequência adotado por empresas em comportamento frequentemente denominado greenwashing”, critica Engelman no artigo Além do blablablá da sustentabilidade.

Para ele, o uso excessivo das palavras sustentável e sustentabilidade perde sentido e impacto. “Nos leva a crença sonhadora de que todos nós – e tudo o que fazemos, compramos e usamos – somos capazes de durar para sempre, mundo sem fim, amém. Dificilmente esta é a realidade”, ressalta.

Fonte – EcoD

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top