skip to Main Content

Ação da Monsanto cai em NY após agência da OMS alertar sobre glifosato

Produto vendido pela empresa teria potencial para causa câncer

As ações da Monsanto caíram nesta segunda-feira (23/3), após uma agência da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmar que o glifosato, herbicida comercializado sob o nome Roundup pela empresa, tem o potencial de causar câncer em humanos. Neste fim de tarde, as ações da companhia recuavam 1,7% na Bolsa de Nova York (Nyse). A Monsanto rapidamente criticou a classificação, publicada na sexta-feira (20/3) por pesquisadores da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer. Segundo a empresa, décadas de estudo comprovam que o uso do glifosato na agricultura é seguro. Para ambientalistas, no entanto, a afirmação é mais um motivo para órgãos reguladores avaliarem novamente o produto.

A classificação da agência reacendeu o debate sobre a segurança do glifosato. Consumidores e ambientalistas vêm alertando há muito tempo sobre os problemas de saúde que, segundo eles, podem ser causados pelo uso do herbicida. Produtores, por sua vez, seguem elogiando a segurança do produto e seu impacto ambiental em comparação a outros químicos. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, o glifosato é o herbicida mais usado atualmente no país. Produtores ampliaram seu uso nas duas últimas décadas com o aumento das lavouras de variedades geneticamente modificadas de milho e soja, que são capazes de resistir ao químico.

Eles envenenam a comida porque nós não nos recusamos a comprar comida envenenada. A partir do momento que comprarmos mais alimentos orgânicos do que envenenados ou transgênicos – que são super envenenados – os agricultores, que se não tiverem para quem vender, não terão motivos para plantar, deixarão de usar veneno. Depende de nós a mudança tão necessária no método de produção de alimentos.

Veneno é veneno e veneno mata. Os agricultores e os fabricantes do veneno querem lucrar, não importando quantos humanos morram consumindo o alimento envenenado. A humanidade está envenenando tudo o que come, o que bebe, o que respira. Estamos causando a extinção da humanidade.

Fonte – Estadão / Globo Rural de 23 de março de 2015

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top