skip to Main Content

Aditivo incapaz de provar o que anuncia faz New York Times desistir de sua utilização

Aditivo auto denominado oxibiodegradável se mostrou incapaz de provar o que anuncia e faz o The New York Times desistir de utilizá-lo, para depois trocar por uma outra tecnologia que provou desempenho.

O conceituado e internacionalmente conhecido jornal The New York Times anunciou que passaria a utilizar plásticos oxibiodegradáveis fabricados a partir de um determinado aditivo. Após ser advertido dos riscos de propaganda enganosa pela Comissão Norte Americana de Propaganda (NAD), e depois de não receber nenhuma prova que o aditivo e a tecnologia funcionavam e cumpriam normas, o NYT desistiu e a partir do início de 2013 passou a usar tecnologia e aditivo oxibiodegradável certificado pela OPA (www.biodeg.org) e que apresenta os resultados esperados em conformidade com normas.

Esse caso mostra bem o que pode acontecer com empresas usuárias e fabricantes de artigos plásticos que não se preocupam em conferir o que estão comprando e utilizando como aditivos e tecnologias. Só depois de assumirem enormes riscos e prejuízos financeiros, e também de imagem, é que se dão conta que não tem como provar os atributos de oxibiodegradabilidade que rotularam em suas embalagens.

Este instituto reforça a recomendação que utilizem tecnologias e materiais certificados e que são utilizados por empresas reconhecidas e responsáveis ao redor do mundo.

Fontes e trechos das notícias. Tradução livre:

A notícia inicial.

http://news.cnet.com/8301-11128_3-9877237-54.html, neste primeiro link ( tradução livre de trecho ): (…)“ A empresa(…) Polygreen (…) que produz os sacos para entrega do New York Times e outros importantes jornais optaram por plásticos que biodegradam em três meses (…) o ingrediente inclui Cobalto, segundo a Willow Ridge Plastics (…)

Alguns meses depois a notícia da desistência de uso por falta de provas.

http://green.blogs.nytimes.com/2008/12/09/newspaper-bag-makers-eco-claims-challenged/, neste segundo link, lemos ( tradução livre ): (…) Os sacos plásticos que o New York Times tinha planejado optar no próximo ano não deveriam ser divulgados como sendo “amigos do meio ambiente” de acordo com a NAD. O NYT disse hoje que não vai utilizar estes sacos até que mais pesquisas sejam realizadas.(…)

Boletim do Instituto IDEAIS de 21 de outubro de 2013

Instituto Ideais
Visite o site  www.i-ideais.org.br
Siga no Twitter twitter.com/InfoIdeais
Siga no Facebook www.facebook.com/pages/Instituto-Ideais
Entre em contato por Email info@i-ideais.org.br
Ou por telefone + 55 (19) 3327 3524

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top