skip to Main Content

Pesquisa mostra os resultados frustrantes da oxibiodegradação de seis amostras coletadas

O artigo científico acima vem confirmar o posicionamento da OPA e do IDEAIS sobre a existência de falsos aditivos oxibiodegradáveis e também das fraudes em sua produção.

Aditivos não são iguais, assim como as resinas e plásticos também não são. Quem compra e usa tecnologias e aditivos sem certificações, apenas pelo preço mais baixo ou levado pela conversa do vendedor na realidade não está economizando, mas sim gastando e não recebendo o prometido. Qual a vantagem ambiental e para a sociedade nos falsos plásticos biodegradáveis? Pense nisso antes de produzir, comprar ou distribuir plásticos rotulados como sendo biodegradáveis. Toda a cadeia produtiva e as empresas são responsáveis pelo que divulgam e imprimem e as penalidades estão previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Pretende proteger o meio ambiente com plásticos biodegradáveis? Use materiais, aditivos e tecnologias certificadas, que cumpram normas e que de fato entregam o que promete.

Revista Plásticos e Borrachas

Artigo Técnico – Oxibiodegradável

Prof. Jacques Lemaire – Universidade Blaise-Pascal

Tradução livre e resumida da introdução e conclusão. Grifo nosso. Artigo completo anexo.

Introdução

(…) Para pretenderem ser oxibiodegradáveis, os filmes plásticos devem apresentar as características a seguir.

– Permitir a estocagem no escuro, em temperatura ambiente e o uso sob luminosidade artificial ou natural interna durante 12 meses;

– apresentar uma foto degradação em três meses quando expostos ao ambiente externo;

– apresentar, sob a luminosidade do dia, por exemplo, sob o sol, uma oxidação suficientemente avançada em dois ou três anos para serem considerados como biodegradáveis, em conformidade com o projeto desenvolvido pela Universidade Clermont Ferrand.

Essa união de propriedades somente podem ser programadas a partir de uma mistura complexa em diferentes matrizes da base do filme ( PE de diferentes tipos ) , com estabilizantes de diversas origens, com um foto-indutor ( Para acelerar especificamente a foto oxidação ) , mais um indutor térmico ( acelerando termicamente a termo-oxidação com base em temperatura ) e eventualmente cargas minerais mais ou menos neutras.
Um filme para ser classificado como oxibiodegradável é portanto um produto muito técnico que deve ser programado tanto para sua produção, como para o período de uso.(…)

Conclusão da análise de 6 amostras de plásticos rotulados como sendo oxibiodegradável.

(…) Este estudo mostra, com evidências, que a maior parte dos filmes impressos com a identificação “ oxibiodegradável “ não são suficientemente oxidáveis uma biodegradabilidade significativa após dois ou três anos no meio ambiente após seu descarte. Essa dificuldade se deve do caráter complexo das reações químicas e fotoquímicas que devem acontecer durante o período, de forma programada. (…)

Boletim do Instituto IDEAIS de 04 de novembro de 2013

Instituto Ideais
Visite o site  www.i-ideais.org.br
Siga no Twitter twitter.com/InfoIdeais
Siga no Facebook www.facebook.com/pages/Instituto-Ideais
Entre em contato por Email info@i-ideais.org.br
Ou por telefone + 55 (19) 3327 3524

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top