skip to Main Content

Aquecimento global, causas, efeitos, e consequências

O planeta Terra sempre teve ciclos de avanço e recuo da temperatura.

O site da NASA explica que ‘nos últimos 650.000 anos ocorreram sete ciclos de avanço e recuo glacial, em razão de pequenas variações da órbita da Terra que alteraram a quantidade de energia solar que o planeta recebe’.

‘O último destes ciclos, conhecido como  ‘era do gelo’, acabou há cerca de 11.700 anos, e marcou o início da era do clima moderno – e da civilização humana’.

Aquecimento global, tendência atual

Há dois fatores que justificam a preocupação com a tendência do aquecimento. O primeiro é a rapidez da elevação atual da temperatura.

O segundo fator é que, segundo os cientistas, há mais de 95% de probabilidade desta alta ser o resultado da atividade humana, principalmente a queima de combustível fóssil desde meados do século 20 e avançando a uma taxa sem precedentes.

De acordo com o livro de Bill Gates, Como Evitar Um desastre Climático, ‘só em petróleo o mundo consome mais de 4 bilhões de galões diários’.

Infográfico mostra quantidade de dióxido de carbono na atmosfera

Nunca houve tanto CO2 na atmosfera como hoje.

Isso aumenta os níveis de gases de efeito estufa que retêm o calor na atmosfera da Terra.

O efeito estufa, entenda como acontece

Para compreender as causas do aquecimento global é preciso entender como acontece o efeito estufa. A atmosfera é formada por diversos gases de efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), gás nitroso (NO2), vapor d’água, e clorofluorcarbonetos (CFCs).

Estes gases formam uma barreira que permite a passagem da radiação solar mas, ao mesmo tempo, ‘aprisionam’ parte do calor do Sol em nossa atmosfera.

Ao reter o calor estes gases acabam por tornar a temperatura média global mais alta, provocando o aquecimento da Terra.

O fenômeno natural é importante para a vida. Não fosse ele a temperatura do planeta seria muito baixa, em torno de -18ºC, o que impediria o surgimento de muitas formas de vida.

O efeito estufa ganhou este nome porque seu mecanismo é o mesmo de uma estufa para plantas.

Infográfico mostra o efeito estufa no planeta
Ilustração, Shutterstock.

Uma estufa permite que a luz entre, mas impede a passagem de ondas de calor, o que faz com ela permaneça aquecida mesmo se a temperatura externa for baixa.

Outro exemplo comum é o que acontece com um automóvel com vidros fechados exposto ao sol. Você já deve ter percebido que isso produz um grande aumento da temperatura dentro do veículo.

Isto acontece porque os vidros impedem a passagem das ondas de calor. Se você entrar neste carro e não abrir os vidros sentirá um grande desconforto. É isso que acontece na Terra com o aquecimento global.

As consequências do aquecimento global

As consequências do aquecimento do planeta são devastadoras.

Para começar, derretem geleiras e os polos, fazendo com que mais água corra para os oceanos.

O site da NASA tem quatro gráficos móveis que mostram o aumento do nível do mar; o nível do gelo nos polos entre 1979 e 2020; as emissões de dióxido de carbono entre 2002 e 2016; e finalmente um sobre a temperatura global entre os anos de 1884 até 2020.

É impressionante. Para ver os gráficos da NASA clique aqui.

Imagem da calota polar do Ártico em 2020…e bem menor em 2020.

Nos últimos tempos a temperatura está aumentando tanto na Antártica, como no Ártico onde, a Groenlândia parece ter atingido o ponto de inflexão.

Assista ao vídeo da ONU e saiba mais

Imagem de abertura: Shutterstock

Fontes: https://climate.nasa.gov/evidence/; https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/efeito-estufa; https://www.weforum.org/agenda/2019/03/oceans-do-us-a-huge-service-by-absorbing-nearly-a-third-of-global-co2-emissions-but-at-what-cost; https://www.pnas.org/content/118/15/e2015094118.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top