skip to Main Content

Áreas Verdes Ganham Destaque em Projetos Urbanos

Por Mundo Husqvarna – 5 de setembro de 2022 – A paisagista Chris Roncato fala sobre a nova relação das pessoas com as áreas externas e da diferença entre os diversos tipos de jardins

Muito tem se falado da importância de áreas verdes e o espaço fundamental que estes locais têm tomado na vida das pessoas, principalmente após a pandemia que mudou nossa relação com os espaços abertos.

Esse movimento nos ensinou a valorizar o contato com a natureza, pois ter um espaço para se conectar com o verde e recarregar as energias faz toda a diferença, independentemente do tamanho, seja ele jardim interno ou externo, de pequena ou grande extensão.

O importante é aprender a cuidar do espaço, contando com a ajuda de um profissional.

Em entrevista para Mundo Husqvarna, a arquiteta paisagista Chris Roncato fala sobre a mudança de comportamento das pessoas em relação às áreas externas, da diferença entre diversos tipos de jardins e dá dicas de como mantê-los saudáveis.

Segundo a paisagista, as pessoas desenvolveram um novo modo de viver aproveitando mais o tempo em espaços verdes e bem cuidados.

“O valor das áreas externas ficou evidente e todos os espaços que nos integram com a natureza. As pessoas estão muito mais interessadas em viver e aprender sobre seus espaços externos”, afirma.

Não é à toa que houve grande procura pelo atendimento on-line da profissional, onde a paisagista, por meio de um projeto paisagístico, auxilia as pessoas na execução e manutenção de seus jardins, dando dicas e melhores opções para cada caso.

De acordo com a paisagista, o jardim é algo complexo de se trabalhar por ter que levar em conta diversos fatores, como espaço e espécie, e a ajuda de um profissional nessas horas é muito necessária.

Ainda mais se levarmos em consideração a diferença entre jardins residenciais e comerciais, que apresentam objetivos completamente distintos.

O jardim residencial, de acordo com a paisagista, tem por objetivo o de servir as pessoas que vivem na casa e atender às suas necessidades.

Já o comercial tem o propósito de complementar a arquitetura do local e criar emoções para os visitantes.

“A manutenção é outro fator fundamental deste paisagismo, lugares públicos não têm muitas chances de alterações ou troca de vegetações”, complementa.

E, nesses casos, quando se trata de áreas comuns de condomínios, a profissional afirma que a personalidade do paisagismo tem a ver com o bioma da região onde o empreendimento está localizado.

“Sempre nos preocupamos com a vegetação nativa, as espécies que se adaptam melhor ao ambiente aonde os lotes estão sendo implantados, com isso, garantimos também a continuidade da fauna local”, finaliza.

Fora isso, Chris informa que é necessário levar em conta a preocupação com a sustentabilidade, optando por plantas que se adaptam ao clima e solo da região, e que não necessitem de rega frequente.

E para ajudar na manutenção dos jardins, visando um trabalho de qualidade e, ainda, otimizar o tempo, a profissional indica o uso de equipamentos que facilitem nessa tarefa, como as roçadeiras, pequenos tratores cortadores de grama, podadores de cercas vivas, tesouras, enxadas e enxadinhas.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top