skip to Main Content

As alterações climáticas estão tendo grande impacto na agricultura

Por Asif Saleh – Diretor Executivo , BRAC – World Economic Forum – 15 de janeiro de 2024 – Saiba como podemos apoiar os agricultores.

Metade do mundo come arroz. 

Em Bangladesh, todo mundo come.

Foto: ©YAIBUABANN – STOCK.ADOBE.COM

A nação pequena e densamente povoada é o terceiro país com maior produção de arroz no mundo.

Para uma nação de 170 milhões de pessoas que sofreu algumas das piores fomes do mundo, esta classificação tem um significado especial. 

Embora o Bangladesh seja atualmente autossuficiente em alimentos, os seus agricultores enfrentam uma nova ameaça – a crise climática.

O impacto das alterações climáticas na segurança alimentar é uma catástrofe partilhada por muitos países do hemisfério Sul do planeta, desde as Filipinas, onde a produção de arroz baseada na biodiversidade está em risco de extinção, até no Peru, onde a seca devastou os sistemas alimentares.

Os pequenos agricultores produzem um terço dos alimentos do planeta

No Bangladesh, a agricultura representa cada segundo meio de subsistência

O país tem uma população que se prevê aumentar para 200 milhões de pessoas até 2050, e o aumento da salinidade está afetando uma área maior do que o Líbano.

Só em 2022, as inundações destruíram colheitas que seriam suficientes para alimentar 10 milhões de pessoas durante um mês. 

Os impactos do ciclone Sidr, que atingiu a costa do Bangladesh há 16 anos, ainda são sentidos hoje, com resíduos de sal tornando milhares de hectares de terra não aráveis ​​durante grande parte do ano.

Agricultor no Bangladesh regressa do campo com a sua colheita. Crédito: BRAC  

O Bangladesh é pequeno – o tamanho do seu território é apenas um pouco maior do que o estado americano do Mississipi – mas surpreendentemente diversificado em termos de topografia e ecossistemas, e a crise climática é uma lembrança cruel dessa diversidade.

Agricultora cuidando de sua horta em Bangladesh. As mulheres representam 58% da força de trabalho agrícola de Bangladesh. Crédito: BRAC

O Nordeste do Bangladesh inunda regularmente, as regiões centrais sofrem períodos de seca mais prolongados, as zonas costeiras são atacadas pelo aumento da salinidade e as comunidades agrícolas ao longo dos mais de 600 rios do Bangladesh são constantemente ameaçadas pela erosão.

Uma abordagem de toda a sociedade

Os impactos climáticos estão afetamdo os pequenos agricultores em todas as frentes.

Para apoiá-los, precisamos de soluções em escala.

O Bangladesh é um exemplo de que estas abordagens funcionam – utilizou abordagens holísticas e em grande escala para reduzir as taxas de pobreza de 80% para 18,7%aumentar a esperança de vida uma vez e meia e triplicar a produção de arroz – tudo nos últimos 50 anos.

O ponto de partida para uma tal abordagem deve ser o mais fundamental – as sementes, nas quais o Bangladesh investe há décadas. 

Agricultores em Bangladesh pulverizam pesticidas em seus campos para proteger as plantações de milho contra pragas. Crédito: BRAC

Uma das principais razões pelas quais o país conseguiu tornar-se auto-suficiente em alimentos foi a utilização generalizada de variedades de alto rendimento.

Acontece, contudo, que as culturas de alto rendimento são particularmente vulneráveis ​​aos impactos climáticos.

Há também uma falta de diversidade – embora centenas de variedades resistentes ao clima estejam disponíveis no Bangladesh, 70% dos campos de arroz Boro do país são cultivados com apenas duas variedades.

O trabalho necessário para avançar não consiste apenas no desenvolvimento de sementes resilientes às alterações climáticas, mas também no trabalho com os agricultores para os encorajar a utilizá-las, bem como a experimentar culturas diferentes.

O arroz, por exemplo, a base da dieta do Bangladesh, que cobre 80% das terras cultiváveis ​​do país , precisa de 3.000 a 5.000 litros de água para produzir 1kg.

O milho requer 30% menos e o milho-miúdo requer 70% menos.

O metano do arroz também contribui com cerca de 1,5% do total das emissões globais de gases com efeito de estufa.

Porém, com muitos pequenos agricultores vivendo de colheita em colheita, não é fácil fazê-los mudar de variedade.

As organizações não governamentais podem ajudar a resolver esta questão, porque trabalham em estreita colaboração com as comunidades e têm a confiança delas.

A BRAC trabalha com uma rede de 7.000 pequenos agricultores para produzir sementes que são distribuídas a uma comunidade de 1,3 milhões de agricultores – e redes e comunidades como esta existem em todo o Sul Global.

Agricultores no Bangladesh arrancam ervas daninhas dos seus campos de arroz um mês depois de plantarem mudas. Bangladesh produziu 38,3 milhões de toneladas de arroz em 2023. Crédito: BRAC

O acesso ao financiamento é vital

Porém, para experimentar sementes, os agricultores precisam de acesso a financiamento.

A maioria dos agricultores de subsistência do Bangladesh ganha menos de 2 dólares por dia, o que torna uma luta constante ganhar a vida e, muito menos, investir no seu sustento.

Os agricultores normalmente não precisam de muito dinheiro – mas muitas vezes precisam de tudo de uma vez, no início da época.

Os empréstimos de microfinanciamento personalizados para os agricultores são fundamentais neste contexto.

O BRAC fornece financiamento a aproximadamente 10 milhões de pessoas, muitas das quais são agricultores – e cada vez mais sob a forma de empréstimos únicos a serem reembolsados ​​na época da colheita.

A taxa de inadimplência é inferior a 2%.

O seguro agrícola também é crucial para ajudar os agricultores a absorver os crescentes choques climáticos. 

Mais de metade dos países do mundo têm programas governamentais de seguros agrícolas e a maioria deles subsidia prémios.

Contudo, apenas quatro países em África os possuem. 

Na BRAC, recentemente testamos o seguro agrícola, fizemos parceria com consultorias agrícolas e localizamos previsões meteorológicas via SMS com 80.000 agricultores. 

Mesmo sem subsídios, mais de metade dos agricultores optaram por continuar o seguro após o piloto.

Importância do conhecimento atualizado para os agricultores

Os agricultores também precisam de informações ao seu alcance, de uma forma que possam compreender. 

Os serviços governamentais de extensão agrícola proporcionam isso, e os intervenientes não estatais podem garantir que chega a comunidades particularmente vulneráveis.

Uma iniciativa que está a ser testada no Bangladesh são as clínicas de adaptação – centros de serviços completos em zonas críticas climáticas geridos por licenciados em agricultura e agricultores dessas comunidades, oferecendo a outros agricultores acesso a uma gama de recursos, desde previsões meteorológicas e informações de mercado até formação, tecnologia e produção. instalações de armazenamento.

 

 

Eles também precisam saber que podem vender seus novos produtos. 

Os girassóis são um bom exemplo. 

O óleo de girassol é amplamente utilizado na culinária em Bangladesh, e o país depende de importações para atender 90% da sua demanda por óleo comestível.

Os girassóis também são uma cultura naturalmente tolerante ao sal. 

Embora o governo tenha se esforçado durante anos para promover o girassol, a cultura nunca foi retomada por falta de compradores.

Agora, com os produtores industriais de petróleo a mostrarem interesse e a lacuna do mercado a ser colmatada, há um florescimento do cultivo de girassol na costa – e os agricultores estão a obter até cinco vezes mais do que obteriam com as culturas que anteriormente teriam cultivado.

Os desafios enfrentados pelos agricultores só se intensificam

Sementes, finanças, informação e ligação ao mercado são apenas o começo.

Com a previsão de que os impactos climáticos eliminarão 30% da produção alimentar até 2050 , os desafios que os agricultores enfrentam só irão intensificar-se.

Necessitam de um apoio que seja igualmente abrangente, que combine os pontos fortes técnicos dos intervenientes estatais e privados, com a confiança e a orientação localizada no terreno por parte dos intervenientes não estatais para fazerem a transição para longe de gerações de tradição.

Com uma população global que está cada vez mais faminta – 43 países registam atualmente níveis alarmantes ou graves de fome – os riscos nunca foram tão elevados.

 

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top