skip to Main Content

Audiência Pública apresenta Plano Municipal de Arborização Urbana de Maringá

Diretoria de Comunicação – Prefeitura de Maringá

Apresentada em audiência pública desta sexta, 27 de setembro de 2019, a versão preliminar do Plano Municipal de Gestão de Arborização Urbana (PGAU). Representantes de associações, pesquisadores, servidores e membros da comissão elaboradora deram sugestões para serem incluídos no documento. Equipe técnica avaliará dentro de 30 dias as considerações para em seguida o plano ser sancionado pelo Executivo.

O PGAU orienta todas as ações de arborização em vias públicas, praças e parques, planejando a conservação, poda e plantio, além de estabelecer a composição florística e critérios de seleção, produção e manejo de mudas, e diretrizes para novos loteamentos.

Iniciado em 2017, o plano obteve o censo de 123 mil árvores, divididas em 132 espécies nas calçadas e canteiros centrais das vias públicas, das quais 27% são de sibipirunas e 11,7% de oitis. A segunda, devido o sistema radicular agressivo, atrair vetores de doenças e não ser nativa, será com o tempo substituída.

O presidente da comissão e engenheiro florestal da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Maurício Sampaio, explica que o plano já obteve 90% de georreferenciamento da arborização urbana. O mapeamento traz informações sobre data de plantio, caracterização de espécie, histórico de poda e outros serviços a serem integrados em um sistema para uso das secretarias municipais.

O arquiteto Claudineu Vecchi enfatizou que o plano é o primeiro do país a ter uma indicação de espécies para cada uma das mais de 3,5 mil ruas do município e lembrou que o viveiro municipal segue há mais de 1 ano as recomendações. Já a professora universitária Karin Meneguetti ressaltou a importância da não descaracterização do projeto inicial do engenheiro Luiz Teixeira Mendes, ainda na década de 40, que selecionou uma espécie para cada avenida.

A audiência também foi marcada por homenagens e menções à ex-coordenadora da FUNVERDE, Sra. Ana Domingues, falecida em julho passado, e que contribuiu muito com a parte política e de elaboração do plano de arborização.

Nesta Foto, a Dona Ana (de cadeira de rodas) está visitando o viveiro municipal, juntamente com Maurício de outros membros do viveiro e da SEMA.

Nesta foto, a Dona Ana está fotografando o Bosque Sensorial Ana Domingues

This Post Has One Comment

  1. Por ser fitoxenofóbico, conforme fui taxado, se este planejamento observar as reposições/plantios somente por espécies nativas, preferencialmente de ocorrência regional, imprimo aqui meu reconhecimento e q tenham alcance do propósito.
    Estive em Maringá, tenho parentes aí e daqui de SBCampo-SP, observo q dentre as notícias do PR, uma em cada três é de Maringá… inclusive, a famosa alameda florada de ipês rosas…
    Joselenes Souza Santos (José lenes)
    ativista sociopolítico ambiental voluntário em prol da recuperação da Mata Atlântica em qq ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top