skip to Main Content

Aumento de temperatura global de 2°C duplica a população exposta a múltiplos riscos climáticos em comparação com um aumento de 1,5°C

Aumento de temperatura global de 2°C duplica a população exposta a múltiplos riscos climáticos em comparação com um aumento de 1,5°CDistribuições da população global e exposição da área terrestre à pontuação de risco multissetorial em 2050 com a população SSP2. O painel superior ( a ) mostra a exposição agregada para todo o mundo por população e área terrestre. As áreas sombreadas ao redor das linhas representam a incerteza dos intervalos de pontuação do indicador (Métodos 2.5 e SI 1.4). O painel inferior ( b ) é a exposição da população para mais de 27 regiões terrestres do IPCC (tabela SI S4 para códigos de região de três letras). Notavelmente, as diferenças de MSR na população, de acordo com o GMT, são mais pronunciadas quando MSI 4,0. Nesse nível, a população exposta em 1,5°C é menos da metade do clima de 3°C. As diferenças de exposição da área terrestre são menores, pois alguns dos indicadores de impactos são mais direcionados pela população. As diferenças entre regiões (b ) são substanciais, por exemplo, todas as sub-regiões norte-americanas estão abaixo da exposição mediana global, enquanto quase todas as regiões asiáticas estão acima.

Novas pesquisas identificando hotspots de vulnerabilidade climática descobriram que o número de pessoas afetadas por múltiplos riscos de mudança climática poderia dobrar se a temperatura global aumentasse em 2°C, comparado a um aumento de 1,5°C.

A equipe, liderada pelo pesquisador Edward Byers, do Programa de Energia do IIASA, investigou a sobreposição entre múltiplos riscos de mudança climática e desenvolvimento socioeconômico para identificar os hotspots de vulnerabilidade se a temperatura média global deve subir em 1,5°C, 2°C e 3°C até 2050, em comparação com a linha de base pré-industrial. Uma vez que aqueles em situação de pobreza são muito mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas, é importante saber onde e quantas pessoas vulneráveis estão em alto risco para criar políticas para mitigar a situação.

Os pesquisadores do IIASA, do Global Environment Facility (GEF), da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), da Universidade de Oxford e da Universidade de Washington desenvolveram 14 indicadores de impacto em três setores principais: água, energia e alimentos e meio ambiente. – usando uma variedade de modelos de computador. Os indicadores incluem um índice de estresse hídrico, sazonalidade do abastecimento de água, acesso limpo à cozinha, eventos de estresse térmico, degradação do habitat e mudanças no rendimento das culturas. Eles compararam os riscos potenciais nas três temperaturas globais e em uma série de caminhos socioeconômicos, para comparar o desenvolvimento mais justo e sustentável com caminhos caracterizados por falhas de desenvolvimento e alta desigualdade.

Em 2011, cerca de 767 milhões de pessoas viviam com menos de US $ 1,90 por dia, classificadas como pobreza extrema, e a equipe de pesquisa estimou que mais 3,5 bilhões de pessoas são “vulneráveis à pobreza”, vivendo com menos de US $ 10 por dia.

“Poucos estudos têm consistentemente investigado tantos desafios sobrepostos no clima e no desenvolvimento”, diz Byers. “A pesquisa considera os diferentes aumentos de temperatura média global, como as diferenças entre 1,5°C e 2,0°C, e usa novos conjuntos de dados socioeconômicos de níveis de renda e desigualdade para identificar onde e em que medida os mais vulneráveis na sociedade estão expostos esses desafios de desenvolvimento climático ”.

O risco multissetorial é aquele em que o risco vai além do tolerável em, pelo menos, dois dos três principais setores. Em temperaturas mais baixas, os hotspots ocorrem principalmente no sul e leste da Ásia, mas com temperaturas globais mais altas, os hotspots se espalham ainda mais para a América Central, a África ocidental e oriental, o Oriente Médio e o Mediterrâneo. A massa terrestre real afetada é relativamente pequena, em 3-16%, dependendo do cenário. No entanto, as áreas de maior risco tendem a ser densamente povoadas. A 1,5°C de aquecimento, 16% da população do mundo em 2050, 1,5 bilhão de pessoas, terá níveis moderados a altos de risco multissetorial. A 2°C de aquecimento, isso quase duplica para 29% da população global, 2,7 bilhões de pessoas. A 3°C de aquecimento, esse número quase dobra novamente, para 50% da população, ou 4,6 bilhões de pessoas.

Dependendo do cenário, 91-98% da população exposta e vulnerável vive na Ásia e na África. Cerca de metade destes vive apenas no sul da Ásia, mas a África provavelmente enfrentará riscos maiores como a região menos desenvolvida com alta desigualdade social.

Com o mundo já em torno de 1,0°C mais quente do que as médias pré-industriais, em 2015 os líderes globais concordaram em Paris em limitar o aquecimento médio em 2°C, com a intenção de limitar o aquecimento a 1,5°C, se possível. As grandes diferenças, observam os pesquisadores, mesmo entre o aquecimento de 1,5°C em comparação aos 2°C, são notáveis e destacam os riscos multidimensionais da mudança climática e a necessidade de manter o aquecimento o mais baixo possível.

Segmentar o desenvolvimento socioeconômico em áreas de hotspot é particularmente importante para reduzir a vulnerabilidade em lugares onde os impactos serão mais graves. O desenvolvimento sustentável em áreas de hotspot poderia reduzir o número de pessoas expostas e vulneráveis em uma ordem de grandeza, de 1,5 bilhão para 100 milhões, em comparação com o cenário de alta desigualdade. Os mais pobres da sociedade provavelmente serão impactados desproporcionalmente pelas mudanças climáticas e maiores esforços para reduzir a desigualdade e promover a adaptação são urgentemente necessários.

“A pesquisa será mais relevante para os formuladores de políticas e outros que buscam entender os benefícios de manter a temperatura média global subindo para 1,5°C em vez de 2°C, além de fornecer insights sobre as regiões de maior risco em diferentes setores. Os países mais pobres e vulneráveis correm mais riscos e esse trabalho ajudará a identificar abordagens integradas e intersetoriais, além de direcionar recursos para o máximo impacto ”, diz Astrid Hillers, especialista ambiental sênior do GEF.

Keywan Riahi, diretor do programa IIASA Energia, acrescenta: “A pesquisa indica locais onde o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é importante, mas também muito desafiador, e mostra a importância substancial da redução da pobreza que é necessária em algumas regiões para reduzir vulnerabilidade.”

Referência

Byers E, Gidden M, Leclere D, Balkovic J, Burek P, Ebi KL, Greve P, Grey D, et al. (2018). Global exposure and vulnerability to multi-sector development and climate change hotspots. Environmental Research Letters [pure.iiasa.ac.at/id/eprint/15235/] DOI:10.1088/1748-9326/aabf45.

 

Fontes – International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA) / Tradução e edição Henrique Cortez, EcoDebate de 18 de maio de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top