O tipo mais popular de bioplástico fabricado hoje é o PLA, ou ácido polilático, feito de milho ou cana-de-açúcar. (nota da FUNVERDE: Básicamente alimentos).

Com desempenho semelhante ao dos plásticos convencionais, o PLA é comumente comercializado como um material compostável à base de plantas, adequado para produtos descartáveis, como copos, talheres e recipientes para viagem.

Na indústria hoteleira, onde prevalece a utilização de produtos descartáveis, a mudança para os bioplásticos é vista como um passo em direção à sustentabilidade.

No entanto, esta alternativa “verde” não é tão amiga do ambiente ou saudável como parece.

Um novo relatório da nossa organização, Plastic Pollution Coalition, e do grupo de investigação ambiental Eunomia analisa mais de perto os processos de produção e eliminação do PLA e revela que estas alegações de sustentabilidade são muitas vezes exageradas e correm o risco de contribuir para o greenwashing.

Na realidade, o PLA é prejudicial às pessoas e ao planeta de uma forma semelhante aos plásticos convencionais provenientes de combustíveis fósseis.

Os bioplásticos como o PLA são desenvolvidos a partir de matérias-primas que utilizam frequentemente práticas agrícolas intensivas, que contribuem para problemas ecológicos como a derrubada de florestas nativas, a poluição da água, a degradação do solo, a perda de biodiversidade e a deslocação de povos e alimentos indígenas.

Embora os bioplásticos representem apenas 1% dos plásticos globais, requerem cerca de 800.000 hectares de terra agricultável (quase 2 milhões de acres) para produzir a matéria-prima necessária ao seu desenvolvimento.

Se bioplásticos como o PLA substituíssem totalmente o plástico nas embalagens, o seu desenvolvimento exigiria 61 milhões de hectares (235.000 milhas quadradas) de terra agricultável, aproximadamente equivalente à estado do Texas nos Estados Unidos.

Sendo sintéticos, os bioplásticos são produzidos e fabricados em instalações industriais, normalmente alimentadas por combustíveis fósseis, que poluem o ar, os solos e as águas e aquecem o clima. 

As instalações industriais são construídas desproporcionalmente em comunidades predominantemente pobres, rurais, negras, indígenas e de cor.

Os residentes destas comunidades enfrentam riscos elevados para a saúde devido a emissões químicas, explosões e incêndios.

Tal como os plásticos de combustíveis fósseis, o PLA é fabricado e transformado em pequenos pellets redondos para serem derretidos e moldados em produtos, que se espalham facilmente nos ambientes e comunidades adjacentes, com graves efeitos nas plantas e na vida selvagem.

O PLA e outros bioplásticos podem conter milhares de aditivos químicos, muitos dos quais, como os desreguladores hormonais, também são encontrados em plásticos convencionais e são prejudiciais à saúde humana e ao ambiente como um todo.

Os produtos e pellets de PLA podem conter mais de 20.000 características químicas diferentes, muitas das quais são tóxicas para células vivas como as do nosso corpo.

Das milhares de instalações de compostagem que existem nos Estados Unidos, apenas 125 aceitam bioplásticos.

Embora bioplásticos como o PLA possam ser tecnicamente biodegradáveis, a compostagem só é possível em algumas instalações industriais cuidadosamente controladas e de alta temperatura.

O PLA não se decompõe na mesma velocidade que outros materiais orgânicos em instalações de compostagem, o que pode levar à contaminação do produto final do composto.

Na verdade, algumas instalações de compostagem não aceitam quaisquer bioplásticos devido a problemas de contaminação.

Além do mais, a biodegradabilidade comercializada do PLA pode confundir os consumidores, fazendo-os pensar que é compostável em casa ou que pode ser jogado com segurança no ambiente natural. Mas, não pode.

Embora a indústria do PLA afirme que o seu bioplástico é reciclável, nas quantidades atuais, o custo e a complexidade da triagem e reciclagem do baixo volume de PLA no mercado tornam-no economicamente inviável.

Mesmo quando o PLA é reciclado, como os plásticos convencionais, produz um produto degradado que requer a entrada adicional de matérias-primas e aditivos para ser reutilizável.

Isto contrasta com os materiais infinitamente recicláveis, como o alumínio, o vidro e o papel, que não se deterioram em qualidade e podem reter o seu valor através de um número infinito de ciclos de reciclagem.

Quando o PLA é depositado em aterro ou entra no ambiente, que é para onde vai com mais frequência, fragmenta-se em microplásticos com substâncias químicas que permeiam o nosso ambiente e contaminam os alimentos e a água.

Cerca de 90.000 toneladas de produtos PLA – incluindo embalagens, utensílios para serviços alimentares e outros produtos de utilização única – foram descartados como lixo nos EUA só em 2018.

Essa poluição só aumentará com a produção contínua de PLA, que cresceu de cerca de 200.000 toneladas em 2015 para 300.000 toneladas globalmente em 2019, os anos mais recentes para os quais existem dados disponíveis.

O que complica a nossa compreensão da produção de PLA é a falta de transparência da indústria e a prevalência de declarações prospectivas da indústria.

Tais declarações baseiam-se em suposições e não em dados tangíveis, concebidas para agradar aos investidores e enganar o público sem fundamentação.

Finalmente, o PLA perpetua as mesmas mentalidades e sistemas de uso único que causam a poluição plástica em primeiro lugar.

Para resolver a poluição plástica, precisamos de materiais e sistemas isentos de plástico, não tóxicos, reutilizáveis ​​e recarregáveis, que eliminem o desperdício – e não mais materiais sintéticos descartáveis ​​de uso único, como o PLA.

Os bioplásticos não são a solução. Combater a poluição plástica não significa utilizar mais plásticos biodegradáveis ​​e compostáveis, mas sim:

    • Eliminar produtos e sistemas de utilização única e construir mercados regenerativos em torno de valores de reutilização, recarga, reparação e partilha.
    • Mudar a abordagem da substituição de plásticos convencionais por bioplásticos para reduzir significativamente a produção de plásticos e aumentar a utilização de materiais mais circulares para promover a sustentabilidade a longo prazo.
    • Priorizar a utilização de materiais com reciclabilidade infinita, como alumínio, vidro e papel, para manter o valor dos recursos e reduzir o desperdício através de ciclos de reciclagem intermináveis.
    • Melhorar a nossa infra-estrutura nacional de reciclagem para recolher e gerir materiais infinitamente recicláveis ​​e isentos de plástico, mitigando o impacto ambiental destes materiais
    • Regulamentações que responsabilizam as indústrias pela prevenção e eliminação da poluição e dos produtos químicos tóxicos, tais como leis de responsabilidade alargada do produtor e o Tratado Global dos Plásticos.

Existem hoje soluções reais para a poluição plástica.

Nosso mundo deve parar com as falsas soluções de lavagem verde e manter o foco em materiais e sistemas livres de plástico, não tóxicos, reutilizáveis ​​e recarregáveis, em vez de materiais sintéticos prejudiciais de uso único, como o PLA.

As opiniões expressas acima são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente as do The Revelator , do Center for Biological Diversity ou de seus funcionários.