skip to Main Content

Boom de fazendas solares pode ajudar a reverter declínio de abelhas

Por Redação- Um Só Planeta – 14 de dezembro de 2021 – Foto Ulleo/Pixabay

Mais do que gerar energia a partir de uma fonte inesgotável, as fazendas solares podem ajudar a reverter o declínio das abelhas e outros polinizadores no mundo.

É o que mostra um estudo pioneiro da universidade de Lancaster, no Reino Unido, sobre o potencial das áreas ocupadas por projetos de energia solar para a biodiversidade.

Mudanças simples podem ajudar, desde que a paisagem ao redor não seja tratada como simples “grama”, mas estimulada para abrigar uma diversidade espécies de gramíneas e plantas benéficas a esses insetos essenciais para a sustentabilidade agrícola e equilíbrio dos ecossistemas.

Só na Europa, onde a taxa de polinizadores teve queda de 17% desde o início do século XX, um tratamento adequado do solo poderia aumentar em quatro vezes a presença dos insetos.

“Nossas descobertas fornecem a primeira evidência quantitativa de que os parques solares podem ser usados ​​como uma ferramenta de conservação para apoiar e aumentar as populações de polinizadores”, diz em nota o pesquisador Hollie Blaydes.

A geração de energia solar vem crescendo exponencialmente no Brasil — Foto: Adriana Van De Wal/ Getty Images

Os resultados, que ainda não foram avaliados por pares, serão apresentados nesta semana no evento Ecology Across Borders da British Ecological Society, conferência que reunirá mais de 1000 ecologistas para discutir os avanços mais recentes na ecologia.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top