skip to Main Content

Os microorganismos estão evoluindo para comer plásticos

Por Tony Train – Terra e Energia – Isso pode levar ao desenvolvimento de enzimas que podem quebrar plásticos específicos

Planeta cheio de plásticos

Em um estudo que realmente ressalta o profundo impacto e devastador que os humanos têm sobre o meio ambiente, os pesquisadores descobriram que microorganismos estão evoluindo para comer plástico. 

O estudo, publicado na revista Microbial Ecology, descobriu um número crescente de microorganismos que evoluíram para carregar uma enzima que degradadora o plástico.

Esses organismos podem ser a chave para a criação de uma enzimas que quebram plásticos e aliviam os efeitos prejudiciais da poluição antropogênica

“Encontramos várias evidência que sustentam o fato de que o potencial de degradação do plástico do microbioma global se correlaciona fortemente com as medições da poluição ambiental do plástico – uma demonstração significativa de como o meio ambiente está respondendo às pressões que estamos gerando nele”, Aleksej Zelezniak, associado professor de biologia da Chalmers University of Technology e co-autor do estudo, disse ao The Guardian.

Poluição nas pronfundidades

Para encontrar os microorganismos comedores de plástico, os pesquisadores coletaram amostras do oceano em 67 locais diferentes e em três diferentes profundidades.

Nos locais mais profundos, onde há mais poluição por plástico, a equipe descobriu níveis mais elevados de enzimas que degradam o plástico.

Surpreendentemente, os cientistas também descobriram que quase 60% das enzimas ainda não haviam sido descobertas e podiam quebrar plásticos de uma maneira que eles nunca tinham visto antes. 

A equipe espera poder construir a partir dessa descoberta para criar enzimas que podem quebrar tipos de plásticos mais resistentes. 

“O próximo passo seria testar as enzimas mais promissoras em laboratório para investigar de perto suas propriedades e a taxa que podem atingir na degradação do plástico”, disse Zelezniak ao jornal.

“A partir daí, você poderia criar comunidades microbianas com funções degradantes direcionadas para tipos específicos de polímero.”

Portanto, é uma espécie de faca de dois gumes.

Embora seja muito interessante ver uma possível solução para o plástico no meio ambiente, também é desolador que os micróbios só tenham evoluído devido ao quanto estamos poluindo o planeta.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top