skip to Main Content

Borboletas, abelhas, ovelhas e produção de energia solar podem coexistir

Por  PV Magazine – 7 de junho de 2022 – As ovelhas gerenciam a vegetação local em um painel solar. – Imagem: EDF Renewables

A EDF Renovaveis mantém uma instalação agrovoltaica de 23,4 MW que apoia a vida selvagem local e a agricultura. 

Desde que foi instalado em 2009, o projeto foi pioneiro no apoio ao pastoreio de abelhas, borboletas e ovelhas.

Existem muitas maneiras de construir a transição energética para as energias renováveis, e algumas são mais sensíveis à natureza do que outras. 

A expansão da energia, ou o aumento do uso de espaços terrestres e aquáticos para apoiar a infraestrutura energética, pode aumentar nas próximas décadas, trabalhando contra alguns dos objetivos ambientais que são a base da implantação de energia renovável.

A energia solar distribuída no telhado é uma maneira de evitar a expansão de energia, e outro método, a agrovoltaica, a localização compartilhada da agricultura e da energia solar, pode ser eficaz no apoio à vida selvagem e às práticas agrícolas locais, adicionando grandes quantidades de energia verde à rede.

A AgriSolar Clearinghouse, uma organização informativa e de rede dedicada a conectar agricultores, proprietários de terras e desenvolvedores de energia solar em torno da construção de agrovoltaicos, compartilhou um case de uma fazenda solar que apoiou não apenas uma espécie, mas várias.

O estudo se concentrou no projeto solar Arnprior de 23,4 MW em Ottawa, Canadá, desenvolvido pela EDF Renewables (EDFR). 

O projeto fica em 15 alqueres de terra e pode atender ao pico de demanda de energia de cerca de 7.000 residências.

O projeto pioneiro foi construído em 2009, na época dobrando a capacidade fotovoltaica de todo o Canadá. 

Seis anos após a construção, um dos proprietários manifestou interesse à EDFR em devolver a terra à agricultura funcional após o desmantelamento.

A EDFR interessou-se pela ideia, mas decidiu não esperar para agir.

Em 2015, começou a eliminar gradualmente o uso de pesticidas e herbicidas. 

Em 2016, quando as populações de abelhas em declínio se tornaram um foco internacional, ela procurou uma empresa de mel local para instalar colméias no local. 

Foram instaladas duas colmeias, e lado a lado com energia renovável, foram produzidos 100 potes de mel por ano. 

Hoje, os esforços se expandiram e mais de 300 frascos são feitos a cada ano.

Mais tarde naquele ano, o site Arnprior lançou um programa piloto de pastoreio de ovelhas como método de gestão da vegetação para reduzir o sombreamento nos módulos solares. 

A empresa local Shady Creek Lamb Company trouxe 50 ovelhas para comer a vegetação e otimizar a produção solar. 

O local da matriz provou ser benéfico para os criadores de ovelhas locais, fornecendo uma área para o rebanho expandir sem ter que alugar ou comprar terras adicionais.

O acordo oferecia aos criadores de ovelhas fontes de receita adicionais, uma vez que eram pagos pelos serviços de manejo da vegetação das ovelhas. 

Em 2022, mais de 500 ovelhas percorrem o local da primavera ao outono, aumentando a produção, eliminando a necessidade de controle de plantas à base de produtos químicos e fornecendo ccarne de cordeiro e lã para o mercado local.

No total, o local provou ser vantajoso tanto para agricultores quanto para desenvolvedores de energia solar.

Este modelo agrovoltaico pode ser útil para a transição energética. 

Somente na Califórnia, a Environment California disse que até 12.000 alqueres de terra poderiam ser usados ​​para gerar energia solar até 2045, com base na implantação estimada de um regulador estadual de 28,5 GW.

Essa é uma área com cerca de metade do tamanho de Los Angeles.

Com este desenvolvimento vem a oportunidade de construir um futuro sustentável e sensível a todas as formas de vida no planeta e às necessidades agrícolas e energéticas da população.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top