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Campanha ‘stay grounded’ quer reduzir viagens aéreas

A aviação é a forma de transporte que mais prejudica o clima e uma das fontes de emissões de gases com efeito de estufa que mais cresce.

Nas próximas duas décadas, a indústria espera dobrar os passageiros aéreos . Uma enorme onda global de expansão da aviação está em andamento, com cerca de 1200 projetos de infraestrutura aeroportuária planejados . Muitos projetos aeroportuários estão entre os maiores e mais caros megaprojetos, sendo alguns deles impostos por governos que atendem interesses corporativos.

O dilema

Enquanto menos de 10% da população mundial já puseram os pés num avião, são sobretudo os não-panfletos que suportam o impacto da crise climática e os efeitos negativos da expansão do aeroporto, como a apropriação de terras, o ruído e a saúde. Comunidades no Sul Global, que pouco contribuíram para a crise, são os mais afetados. O problema da aviação é parte de uma história maior de injustiça: é contrária à necessidade de eliminar o uso de combustível fóssil; está ligado ao complexo militar-industrial; também está ligado à influência indevida das grandes empresas nas políticas públicas, incluindo comércio, desenvolvimento econômico e clima. A aviação continua dependente de combustíveis fósseis, mas a indústria promove soluções falsas, como novas tecnologias de aeronaves que ainda não existem. Também as compensações (ver abaixo) e os biocombustíveis não reduzem as emissões, ao mesmo tempo em que colocam em risco o abastecimento de alimentos, a biodiversidade e os direitos humanos.

Quem nós somos

Somos pessoas, comunidades e organizações de todo o mundo, lidando com os múltiplos impactos da aviação: alguns de nós são diretamente afetados pela infraestrutura aeroportuária e pelos impactos negativos da poluição e do ruído causados ​​pela aeronave. Alguns de nós são ativistas da justiça climática e jovens que querem viver nossas vidas em um planeta saudável. Alguns de nós vivemos em comunidades que defendem nossas casas, áreas agrícolas e ecossistemas, desde a apropriação de terras para novos aeroportos, a expansão de aeroportos, a produção de biocombustíveis ou projetos para compensar as emissões da aviação. Alguns de nós são acadêmicos, sindicalistas e trabalhadores do setor de transporte, bem como organizações ambientais e de transporte de todo o mundo, e de iniciativas que promovem modos alternativos de transporte, como ferrovias.

Negócios como de costume não é uma opção. Por conseguinte, defendemos os 13 passos seguintes para transformar o transporte, a sociedade e a economia como justos e ambientalmente saudáveis.

O que leva

1. Uma Transição Justa – Devemos acabar com a dependência excessiva das formas de transporte mais poluentes e prejudiciais ao clima, impulsionadas por uma economia corporativa globalizada. Isso requer negociações e planejamento colaborativo para uma transição que não será feita às custas dos trabalhadores nos setores relevantes – embora inclua mudanças no que fazemos e em como trabalhamos. É necessário substituir as privatizações fracassadas por iniciativas locais favoráveis ​​ao clima, boas condições de trabalho, propriedade pública e responsabilidade democrática. Alcançar isso diante de uma indústria de aviação voltada para o crescimento também requer a superação do poder corporativo. Precisamos de um sistema de transporte que seja democraticamente regulado e planejado, promova e apóie o bem comum e que seja integrado e ecológico.

2. Uma mudança para outros modos de transporte – Devemos mudar de modos de transporte prejudiciais para outros mais respeitadores do ambiente. Voos de curta distância e alguns de média distância podem ser transferidos para trens em regiões onde existe infra-estrutura ferroviária relevante ou, de outra forma, para ônibus / ônibus. Os trens não precisam necessariamente ser de alta velocidade, mas os serviços diurnos e noturnos devem ser atraentes, acessíveis e movidos a energia renovável. Também navios e balsas podem ser uma alternativa, se a sua fonte de energia é “livre de carbono” (vento, bateria elétrica, hidrogênio ou amônia).

3. Uma economia de distâncias curtas – O transporte de carga é responsável por uma parcela significativa das emissões de carbono. Em vez de tentar triplicar o volume de transporte até 2050,  precisamos reduzir a demanda por bens de longe e desenvolver economias localizadas. O objetivo aqui é a proteção do clima, não o protecionismo de estilo nacionalista. Isso pode e precisa acontecer junto com a manutenção de sociedades multiculturais e de mente aberta.

4. Habilitar a mudança de hábitos e modos de vida – Devemos desafiar as normas sociais e do local de trabalho que incentivam viagens aéreas excessivas. Viagens de lazer geralmente podem ser na região ou em viagens mais lentas. As conferências online podem substituir muitas viagens de trabalho. Devemos questionar o crescente hábito de viajar para regiões longínquas, viagens de fim de semana de avião e turismo de massa que prejudicam culturas e ecossistemas locais.

5. Direitos à terra e direitos humanos – A fim de impedir a desapropriação, poluição, destruição e ecocídio causados ​​pela indústria da aviação e atividades conexas, os direitos dos povos indígenas, comunidades locais, camponeses e mulheres, em relação à governança e posse suas terras e territórios devem ser plenamente reconhecidos e respeitados. Isso também ajuda a garantir a soberania alimentar e a proteger os meios de subsistência, o trabalho, a cultura e os costumes dos povos. Ruído persistente, com risco de saúde, de sobrevoar os aeroportos próximos deve ser reduzido.

6. Justiça Climática Alcançar a Justiça Climática é mais do que um processo legal. Requer que as sociedades priorizem uma “boa vida para todos” acima dos lucros para os poucos. Isso inclui justiça entre todos – agora e para as futuras gerações. Implica também a luta contra todas as formas de discriminação com base no gênero, origem, raça, classe, religião ou orientação sexual. Isso significa que o Norte Global e os ricos do mundo são responsáveis ​​por uma parcela maior do esforço para combater a crise climática e mitigar as conseqüências, incluindo pagamentos financeiros por responsabilidade e reparação. A Justiça Climática também significa que as pessoas do Sul Global têm o direito de resistir a políticas climáticas neocoloniais, como compensação de emissões, geoengenharia e biocombustíveis (ver Etapas 11, 12, 13).7. Fortes compromissos políticos – Para limitar o aquecimento global a 1,5 ° C e deixar os combustíveis fósseis no solo, não podemos confiar em promessas voluntárias. Precisamos de regras vinculativas e aplicáveis, bem como limites claramente definidos para as emissões de gases com efeito de estufa. É necessário que as emissões da aviação internacional façam parte dos esforços nacionais de redução de emissões dentro do processo da UNFCCC que a captura corporativa contínua de políticas públicas seja encerrada. Em todos os níveis – local, nacional e regional – precisamos de metas obrigatórias, transparência e participação democrática significativa. Embora as metas globais sejam importantes, são igualmente necessárias medidas e regulamentos regionais e locais mais rigorosos, como os impostos sobre o querosene e o IVA [14]., taxas de bilhetes, taxas de passageiro frequente, normas ambientais de aeronaves, limites no número de voos e moratórias sobre infra-estrutura aeroportuária.

O que deve ser evitado

8. Novos aeroportos e expansão dos aeroportos É necessária uma moratória sobre a construção e expansão dos aeroportos. Isso inclui empreendimentos comerciais e industriais centrados em aeroportos que atendem ao crescimento da aviação, incluindo os projetos aerotropolis (cidades aeroportuárias) e Zona Econômica Especial. Comunidades que seriam isoladas sem acesso a viagens aéreas devem ser consideradas e formas ecológicas de conectá-las devem ser buscadas.

9. Privilégios para a indústria da aviação – A aviação não deve mais receber vantagens especiais sobre outros setores de transporte. Companhias aéreas, aeroportos e fabricantes de aeronaves recebem enormes subsídios e incentivos fiscais – a principal razão pela qual muitos voos são tão baratos. Poucos países tributam o querosene e raramente existem impostos sobre o valor agregado ou impostos sobre passageiros. Algumas áreas de preocupação incluem: resgates de companhias aéreas; subsídios para vôos; dívida; fabricação e compra de aeronaves; créditos à exportação; e auxílios estatais para novas infraestruturas aeroportuárias, entre outros.

10. Marketing da indústria de viagens aéreas – Incentivos sistêmicos para viagens aéreas devem terminar. Isso inclui anúncios relacionados a voos ou outros tipos de marketing das indústrias de viagens, companhias aéreas e aeronaves. Os programas de passageiro frequente (FFP) devem terminar, pois reforçam fortemente o vôo como um símbolo de status. Essas ações fortes têm precedentes. Algumas nações proibiram anúncios de cigarro há décadas, apesar da onipresença do fumo (e dos anúncios) e dos direitos percebidos pelos fumantes. Alguns países já proibiram o FFP nacional .

11. Compensação – A atual estratégia de mitigação do uso de compensações é uma falsa solução sendo empurrada pela indústria da aviação e seus reguladores capturados . As companhias aéreas e os aeroportos dependem predominantemente da premissa enganosa de que, em vez de reduzir as emissões, podem compensá-las comprando créditos de carbono de outras empresas – como projetos de reflorestamento ou barragens hidrelétricas que prometem reduzir as emissões. Os aeroportos também tentam frequentemente legitimar a destruição dos ecossistemas, compensando a perda de biodiversidade. As compensações de carbono não produzem reduções reais de emissões , e as perdas de biodiversidade não podem, na realidade, ser compensadas. Projetos de compensação geralmente levam a conflitos locais ou grilagem de terras. Este é especialmente o caso de projetos baseados em terra ou florestas, como o REDD +. O deslocamento é injusto e desvia a necessidade urgente de reduzir, e não de mudar, a destruição.

12. Biocombustíveis – A substituição do querosene fóssil por biocombustíveis é uma perspectiva falsa e altamente destrutiva. Os biocombustíveis não podem ser fornecidos na larga escala que a indústria exigiria. O uso substancial de biocombustíveis em aeronaves causaria (direta e indiretamente) um aumento maciço no desmatamento e na drenagem de turfa, causando assim grandes emissões de carbono. Também levaria à apropriação de terras e a violações dos direitos humanos, incluindo o despejo forçado e a perda de soberania alimentar.

13. A ilusão de soluções tecnológicas – Devemos evitar a atração do greenwashing da indústria da aviação. Futuras melhorias técnicas para aeronaves e operações foram identificadas e devem continuar a ser pesquisadas, mas devemos reconhecer que estas são e serão insuficientes para superar os problemas de emissões da aviação. Os ganhos de eficiência previstos no consumo de combustível são excedidos pelas taxas de crescimento histórico, atual e planejado de viagens aéreas e frete aéreo (um fenômeno conhecido como o “efeito rebote”). As mudanças graduais na tecnologia da aviação são incertas e não entrarão em vigor até décadas a partir de agora. Dada a urgência das reduções de emissões, confiar em cenários questionáveis ​​como a introdução de aviões elétricos em todo o setor é muito arriscado e desvia o foco dos cortes imediatos de emissões necessários. Até mesmo as futuras aeronaves movidas a eletrobombas seriam prejudiciais sem critérios de sustentabilidade fortes e uma redução na aviação. Para as próximas décadas, o tráfego aéreo descarbonizado ou “crescimento neutro de carbono” permanecerá, portanto, uma ilusão.

Vamos ficar ativos

A STAY GROUNDED é uma crescente rede global de iniciativas, organizações e ativistas que trabalham juntos em todo o mundo para apresentar um sistema de transporte justo e ambientalmente saudável e para reduzir rapidamente as viagens aéreas. As atividades incluem: apoio às comunidades afetadas; campanha; pesquisa; análise de políticas e indústria; demonstrações e ação direta. Apelamos à solidariedade com as pessoas já afetadas pelas mudanças climáticas, com aqueles que lutam contra projetos aeroportuários, com aqueles que protegem as florestas e os direitos dos povos indígenas, com aqueles que promovem alternativas para aeronaves e com aqueles que trabalham para uma transição justa.

A crise climática não é simplesmente uma questão ambiental. É nossa responsabilidade social e precisa ser abordada unindo forças. Convidamos todos os interessados ​​a se juntarem a nós e nos comprometemos com a implementação dessas 13 etapas necessárias.

Fontes – Stay-Grounded / Neo Mondo de 03 de outubro de 2018

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