skip to Main Content

Canudos de papel também podem ser prejudiciais para o meio ambiente?

Os PFAS foram encontrados na maioria dos canudos testados e eram mais comuns naqueles feitos de papel e bambu, descobriu o estudo, publicado na Food Additives & Contaminants .

Os PFAS são utilizados na fabricação de produtos de uso diário, desde roupas para atividades ao ar livre até panelas antiaderentes, resistentes à água, ao calor e às manchas. 

No entanto, são potencialmente prejudiciais para as pessoas, a vida selvagem e o ambiente. 

Eles se decompõem muito lentamente ao longo do tempo e podem persistir por milhares de anos no meio ambiente, uma propriedade que os levou a serem conhecidos como “produtos químicos eternos”.

Eles têm sido associados a uma série de problemas de saúde, incluindo menor resposta às vacinas, menor peso ao nascer, doenças da tireoide, aumento dos níveis de colesterol, danos ao fígado, câncer renal e câncer testicular.

“Canudos feitos de materiais vegetais, como papel e bambu, são frequentemente anunciados como sendo mais sustentáveis ​​e ecológicos do que aqueles feitos de plástico”, diz o pesquisador Dr. Thimo Groffen, cientista ambiental da Universidade de Antuérpia, que está envolvido neste estudo. 

“No entanto, a presença de PFAS nestes canudos significa que isso não é necessariamente verdade”.

Um número crescente de países, incluindo o Reino Unido e a Bélgica, proibiram a venda de produtos plásticos descartáveis, incluindo palhinhas para beber, e as versões à base de plantas tornaram-se alternativas populares.

Um estudo recente encontrou PFAS em canudos vegetais nos EUA. Dr. Groffen e colegas queriam descobrir se o mesmo acontecia com aqueles à venda na Bélgica. 

Para explorar isso ainda mais, a equipe de pesquisa comprou 39 marcas diferentes de canudos feitos de cinco materiais – papel, bambu, vidro, aço inoxidável e plástico.

Os canudos, obtidos principalmente em lojas, supermercados e restaurantes fast-food, passaram então por duas rodadas de testes para PFAS. 

A maioria das marcas (27/39, 69%) continha PFAS, com 18 PFAS diferentes detectados no total.

Os canudos de papel tinham maior probabilidade de conter PFAS, com os produtos químicos detectados em 18/20 (90%) das marcas testadas. 

PFAS também foram detectados em 4/5 (80%) marcas de palha de bambu, 3/4 (75%) das marcas de palha de plástico e 2/5 (40%) marcas de palha de vidro. 

Não foram detectados em nenhum dos cinco tipos de palha de aço testados.

O PFAS mais comumente encontrado, o ácido perfluorooctanóico (PFOA), foi proibido globalmente desde 2020.

Também foram detectados ácido trifluoroacético (TFA) e ácido trifluorometanossulfônico (TFMS), PFAS de “cadeia ultracurta” que são altamente solúveis em água e, portanto, podem vazar dos canudos para as bebidas.

As concentrações de PFAS foram baixas e, tendo em conta que a maioria das pessoas tende a usar palhinhas apenas ocasionalmente, representam um risco limitado para a saúde humana. 

No entanto, o PFAS pode permanecer no corpo durante muitos anos e as concentrações podem aumentar com o tempo.

“Pequenas quantidades de PFAS, embora não sejam prejudiciais por si só, podem aumentar a carga química já presente no corpo”, diz o Dr.

Não se sabe se os PFAS foram adicionados aos canudos pelos fabricantes para impermeabilização ou se foram resultado de contaminação. 

As fontes potenciais de contaminação incluem o solo em que os materiais vegetais foram cultivados e a água utilizada no processo de fabricação.

No entanto, a presença dos produtos químicos em quase todas as marcas de canudos de papel significa que é provável que, em alguns casos, ele tenha sido usado como revestimento repelente à água, afirmam os pesquisadores.

As outras limitações do estudo incluem não verificar se o PFAS seria lixiviado dos canudos para líquidos. Groffen conclui:

“A presença de PFAS em canudos de papel e bambu mostra que eles não são necessariamente biodegradáveis. Não detectamos nenhum PFAS em canudos de aço inoxidável, então aconselho os consumidores a usarem esse tipo de canudo – ou apenas evitarem usar canudos de qualquer forma.”

O melhor canudinho é aquele que voce não usou!

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top