skip to Main Content

Células Fotovoltaicas mais eficientes

Michael Irving – New Atlas – 28 de junho de 2022 – Lentes em forma de pirâmide captam a luz de qualquer ângulo e aumentão a eficiência das células solares. 

Nova tecnologia passiva pode coletar a luz solar que a atinge a placa solar de qualquer ângulo e direcionar a luz para célula fotovoltaica.

As células solares são uma fonte cada vez mais importante de energia renovável, mas ainda há condição de melhora-las.

Os engenheiros de Stanford desenvolveram uma lente em forma de pirâmide que pode focalizar a luz solar de qualquer ângulo em uma célula solar, mantendo-a coletando energia do nascer ao pôr do sol.

As células solares funcionam melhor sob luz solar direta, o que significa que muitas delas podem ter apenas algumas horas de geração plena de energia ao dia.

Outros maximizam seu tempo de trabalho movendo-se ativamente para seguir o Sol no céu, mas isso consome energia e adiciona complexidade mecânica (veja figura abaixo).

A célula concentradora usa uma lente para focar a luz recebida na célula solar. Eles são suspensos em um sistema de rastreamento de fios que giram com o progresso do sol no céu, maximizando o ganho de luz durante todo o dia. A forma de pirâmide de vidro amplia a luz disponível e serve adicionalmente para capturar energia térmica.

Para o novo estudo, a equipe de Stanford decidiu desenvolver uma tecnologia estática que pode coletar a luz solar que a atinge de qualquer ângulo e a concentra na célula solar abaixo.

O resultado final é uma matriz de estruturas em forma de pirâmide invertida que a equipe chama de Lentes de Índice Axially Graded (AGILE), que formariam uma camada que substituiria a superfície superior protetora de uma célula solar.

 

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top