skip to Main Content

O aumento do calor nos oceanos

Por Nasa – Global Climate Change – MUDANÇAS NO CONTEÚDO DO CALOR OCEANO DESDE 1955 (NOAA) – Fonte de dados: Observações de vários dispositivos de medição oceânica, incluindo instrumentos de profundidade de temperatura de condutividade (CTDs), flutuadores de perfil Argo e BathyThermographs eXpendable (XBTs). Crédito: NOAA/NCEI World Ocean Database
Este gráfico mostra estimativas anuais para os primeiros 2.000 metros de profundidade do oceano.
A região sombreada em azul indica a margem de incerteza de 95%.
Última medida foi em dezembro de 2021 
337 (± 2) zettajoules desde 1955
Noventa por cento do aquecimento global está ocorrendo no oceano, fazendo com que o calor interno da água aumente desde que os registros modernos começaram em 1955, conforme mostrado no gráfico superior.

Cada ponto de dados no gráfico superior representa uma média de cinco anos.

Por exemplo, o valor de 2019 representa a mudança média no conteúdo de calor do oceano (desde 1955) para os anos de 2017 a 2021 inclusive.

Mudanças nos níveis de calor dos oceanos desde 1992 – Fonte Nasa – Fonte dos dados: Observações de satélites e vários dispositivos de medição oceânica, incluindo instrumentos de condutividade-temperatura-profundidade (CTDs), flutuadores de perfil Argo, eXpendable BathyThermographs (XBTs), matrizes de ancoragem instrumentadas e perfis de gelo amarrados (ITPs). Crédito: NASA ECCO.

O gráfico acima acompanha as mudanças mensais no conteúdo de calor do oceano para toda a coluna de água (do topo ao fundo do oceano) de 1992 a 2019, integrando observações de satélites, instrumentos na água e modelos de computador.

O calor armazenado no oceano faz com que sua água se expanda, o que é responsável por um terço do aumento global do nível do mar.

A maior parte da energia adicionada é armazenada na superfície, a uma profundidade de zero a 700 metros.

Os últimos 10 anos foi a década mais quente nos oceano desde os anos 1800.

O ano de 2021 foi o ano mais quente registrado nos oceanos até agora e nunca se viu o nível do mar tão alto.

Por que o calor do oceano é importante

O branqueamento de corais é uma consequência do aquecimento do oceano. Esta imagem mostra coral branqueado em Islamorada, Flórida. Crédito: Kelsey Roberts/USGS

Cobrindo mais de 70% da superfície da Terra, nossos oceanos tem uma capacidade armazenar muito calor.

Absorveu 90% do aquecimento que ocorreu nas últimas décadas devido ao aumento dos gases de efeito estufa, e os primeiros metros do oceano armazenam tanto calor quanto toda a atmosfera da Terra.

Os efeitos do aquecimento dos oceanos incluem aumento do nível do mar devido à expansão térmica, branqueamento de corais, derretimento acelerado das principais camadas de gelo da Terra, intensificação de furacões* e mudanças na saúde e bioquímica dos oceanos.

*Dados precisos sobre o conteúdo de calor do oceano adicionam informações valiosas sobre o calor abaixo da superfície do oceano que alimenta os furacões e afeta sua intensidade. A NASA fornece estimativas do conteúdo de calor do oceano derivado da altura da superfície do mar que foi medida por missões de altimetria por satélite desde o início dos anos 1990, incluindo a recém-lançada missão Sentinel-6 Michael Freilich .

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top