skip to Main Content

China inaugura primeira estrada solar do mundo

DCIM100MEDIADJI_0041.JPGFoto: Reprodução

Quando o assunto é energia limpa, principalmente solar, a China tem se superado cada vez mais. Como noticiado aqui no The Greenest Post, o país tem investido pesado na modalidade de energia. Neste mês, os chineses inauguraram um trecho de via expressa que gera eletricidade a partir da luz solar. É a primeira “estrada solar” da China, localizada em Jinan, capital da província de Shandong.

A parte da via é coberta por três camadas: concreto translúcido na parte superior — permitindo a passagem da luz —, painéis fotovoltaicos no meio, e isolamento na parte inferior. São 5.875 m² e 2 km, convertendo a luz solar em eletricidade que é diretamente direcionada para a rede elétrica, segundo a agência de notícias estatal People’s Daily.

O especialista em engenharia de transporte da Universidade de Tongji, Zhang Hongchao, declarou, em entrevista à mídia chinesa, que o trecho pode lidar com 10 vezes mais pressãoque o asfalto comum. Além disso, em um ano, ela deve gerar 1 milhão de kWh.

A energia gerada será utilizada para a iluminação das ruas e outros serviços públicos, a partir do início de seu funcionamento em 2018. Os investimentos foram de cerca de 3.000 yuan (R$ 1.500) por metro quadrado — mais caro que o asfalto comum e principal crítica ao projeto —, saindo por aproximadamente o equivalente de R$ 8,5 milhões.

Assim, a China se junta a Holanda, França e outros países experimentando o projeto. Uma ótima solução para melhorar a qualidade das rodovias e ainda incorporar uma função a elas!

Fonte – Mattheus Goto, The Greenest Post de 29 de dezembro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top