skip to Main Content

Colocamos dezenas de rastreadores em sacolas plásticas para reciclagem

Por Matt GutmanEvan SimonCho ParkTonya SimpsonJared KofskyJon SchlosbergTommy Brooksbank Seiji Yamashita Soo Rin Kim – ABC News – 23 de maio de 2023 – Menos de 10% dos resíduos plásticos são reciclados em todo o mundo, mostram dados. – A investigação inovadora da ABC News analisa como o sistema de reciclagem de sacolas plásticas dos EUA está funcionando e como as comunidades são impactadas por aterros sanitários e incineradores próximos. Foto: O incinerador Wheelabrator Westchester fica ao longo do rio Hudson em Peekskill, Nova York. ABC noticias.

Por mais de uma década, Courtney Williams e sua família viveram à sombra do incinerador de conversão de resíduos em energia da Wheelabrator, localizado ao longo do rio Hudson em Peekskill, Nova York. “Saímos, abrimos a porta e sentimos um cheiro de plástico queimado”, disse Williams à ABC News.

Uma comunidade de baixa renda e minoritária, a cidade também é cercada por uma usina nuclear desativada, uma estação de tratamento de esgoto e várias fábricas de produtos químicos.

Apesar de amar as pessoas e a cultura ribeirinha em Peekskill, viver ao lado de tantas fontes de poluição muitas vezes levou Williams a duvidar de sua decisão de mudar sua família para lá.

“Meu maior arrependimento é comprar esta casa e me mudar para esta comunidade porque me preocupo com o risco que coloco para meus filhos”, disse Williams, aludindo a recentes relatórios de saúde do estado mostrando que Peekskill tem taxas de asma e hospitalizações mais altas do que o resto do estado e arredores do Condado de Westchester.

Ela diz que suas preocupações só se aprofundaram depois que foi revelado a ela que um dispositivo de rastreamento ABC News anexado a uma sacola plástica destinada à reciclagem pingou pela última vez no incinerador de lixo perto de sua casa.

“Isso me deixa furioso”, disse Williams. “As empresas que deveriam descartar adequadamente essas coisas estão exacerbando essas condições e tornando as coisas piores para minha comunidade”.

O rastreador foi uma das dezenas da ABC News implantadas em varejistas em 10 estados em colaboração com nove estações e afiliadas de propriedade da ABC como parte da maior investigação desse tipo sobre a eficácia dos fluxos de reciclagem de sacolas plásticas nos Estados Unidos.

O American Chemistry Council, uma associação comercial que representa fabricantes de plástico e outras empresas, promoveu o Programa de Ação de Reciclagem Wrap, ou WRAP, para instar o público a reciclar sacolas plásticas – uma das principais fontes de poluição plástica em todo o mundo – em quase 18.000 gotas -off locais em todo o país, incluindo muitos locais Walmart e Target.

Para começar, o plástico é difícil e caro de reciclar e os sacos são ainda mais porque podem ficar presos em equipamentos na maioria dos centros de reciclagem – causando atrasos dispendiosos.

O Programa WRAP e o conceito de entrega na loja foram concebidos para fornecer uma maneira de ajudar a reduzir o desperdício de plástico, coletando sacolas plásticas em supermercados para facilitar sua coleta para reciclagem.

Lixeira em Nova Jersey para reciclar sacolas plásticas – ABC noticias 

Queremos tornar isso fácil, simples e conveniente para os consumidores, para que eles possam fazer a coisa certa que desejam, que é reciclar mais produtos”, disse Joshua Baca, vice-presidente da Divisão de Plásticos do American Chemistry Council.

No entanto, dos 46 rastreadores colocados em pacotes de sacolas plásticas que a ABC News deixou em lojas em todo o país, a grande maioria – depois de meses – não acabou em locais associados à reciclagem de sacolas plásticas.

“Acho que se muitas pessoas realmente fizessem a conexão entre o que colocam na lixeira, o que colocam no lixo e o fato de que vão respirar, teríamos pessoas prestando muito mais atenção, “Williams disse. “Não basta você colocar seus recicláveis ​​na lixeira.”

De lixeiras para plástico a aterros sanitários e incineradores

Depois de deixar as sacolas plásticas com rastreadores em lixeiras especificamente rotuladas para reciclagem de sacolas plásticas nos locais Walmart e Target, a ABC News e suas estações colaboradoras monitoraram a localização de cada rastreador várias vezes ao dia durante meses.

Os rastreadores faziam ping sempre que estavam perto de um dispositivo digital ou móvel compatível. 
Os rastreadores foram supercolados e embrulhados em várias camadas de sacos plásticos limpos.A ABC News verificou todos os locais de onde os rastreadores fizeram ping em sua jornada e determinou que eles provavelmente não encontraram triagem de sacolas plásticas no caminho que poderia ter potencialmente separado um rastreador de uma sacola.Um dos primeiros rastreadores a se mover foi implantado em uma loja Target em Kingston, Nova York, em dezembro de 2022.Ele apareceu cerca de uma semana depois, no interior do aterro sanitário Seneca Meadows em Waterloo, Nova York – quando implantamos rastreadores adicionais no nos próximos meses, muitos outros rastreadores também foram para os aterros sanitários.

Avanço rápido para maio de 2023, e metade dos rastreadores lançados pela última vez pingou em aterros sanitários ou incineradores de lixo; sete pararam de fazer ping em estações de transferência que não reciclam ou classificam sacolas plásticas e seis fizeram ping pela última vez na loja onde foram deixadas e não foram ouvidas há meses, enquanto as localizações de três outros rastreadores nos Estados Unidos foram inconclusivas.

Três outros rastreadores fizeram ping pela última vez a milhares de quilômetros no exterior – na Ásia.

Nenhuma empresa de resíduos responsável nos Estados Unidos, nenhum governo local responsável deveria exportar resíduos plásticos para outros países”, disse Judith Enck, presidente da Beyond Plastics e ex-administradora regional da EPA, à ABC News.

Um rastreador caiu em um Walmart de Nova York com o último ping na Indonésia, e outros rastreadores caíram em um local do Walmart na Flórida e outro Walmart no Kansas com o último ping na Malásia – lugares conhecidos por estarem lutando com as importações de resíduos plásticos de todo o mundo.

“É o velho oeste da exportação de plásticos e está causando danos reais, principalmente na Indonésia e na Malásia, e em outros países que não fecharam totalmente suas portas às importações de plástico”, disse Enck.

Ao todo, apenas quatro dos rastreadores da ABC enviaram ping de instalações nos Estados Unidos que dizem estar envolvidas com a reciclagem de sacolas plásticas.

 

As emissoras ABC News e ABC montaram pacotes de sacolas plásticas recicláveis, cada uma contendo um dispositivo de rastreamento de metal supercolado no interior e depois embrulhado em várias camadas de sacolas, para determinar se elas são recicladas – ABC noticias.

Questionado sobre o que achava das descobertas da ABC, Baca disse:

“Não conheço toda a logística necessária para tornar isso uma realidade ou não. Mas aqui está o ponto que posso defender: o filme plástico hoje, em particular, é projetado para ser reciclável. Ele está sendo reciclado em uma taxa suficiente? A resposta é ‘não’.”
Baca admitiu que o conceito de entrega em loja para a reciclagem de sacolas plásticas “não funciona na escala que queremos”. 
O American Chemistry Council disse à ABC News que sua posição sobre as melhores maneiras de reciclar o plástico está evoluindo – a indústria mudará de rumo – renovando seu esforço para adaptar a reciclagem na calçada para sacolas plásticas – um problema que o WRAP foi originalmente projetado para fornecer uma alternativa.

“Há alguns anos, assumimos um compromisso que diz: “100% das embalagens plásticas que fabricamos até 2030 serão recicláveis ​​ou recuperáveis”, disse Baca.

“Estamos colocando nosso dinheiro onde está nossa boca”, acrescentou. alegando que o conselho investiu US $ 8 bilhões até o momento em vários tipos de tecnologias de reciclagem.

‘Acho que temos de ser honestos’

O resultado do rastreador não é surpresa para aqueles familiarizados com a indústria de reciclagem de plástico.

Em todo o mundo, menos de 10% dos resíduos plásticos são reciclados, de acordo com os dados mais recentes de 2018 publicados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Erin Simon, chefe de Resíduos Plásticos e Negócios do grupo de defesa ambiental World Wildlife Fund, disse à ABC News que há vários esforços em todo o país para reduzir o desperdício de plástico, mas o que é necessário é mais transparência no sistema.

“Acho que temos que ser honestos sobre o que eles podem ou não fazer porque essa transparência vai nos ajudar a melhorar esses programas”, disse Simon.

“Não ser transparente sobre isso só vai levar a mais desconfiança no sistema.”

Uma parte dessa desconfiança, dizem os críticos, vem do fato de que alguns dos maiores defensores da reciclagem de plástico são os mesmos acionistas endinheirados da indústria do plástico que lutam agressivamente contra as restrições à produção e ao uso de plástico.

E o American Chemistry Council está na vanguarda de ambos os esforços.

O conselho não apenas pressiona agressivamente o Congresso, a Agência de Proteção Ambiental e outras agências para desafiar as restrições de plástico no nível federal, mas também apoia os esforços de lobby contra as proibições locais de sacolas.

No ano passado, o Conselho Americano de Química também se uniu à grande indústria do petróleo para desviar a discussão de um tratado internacional das restrições à produção de plástico, de acordo com um relatório da Reuters.

Como os robôs podem ajudar a resolver o problema de reciclagem nos EUA

O Walmart e a Target, alguns dos maiores parceiros de varejo promovidos pelo WRAP, recusaram os pedidos de entrevista da ABC News, bem como os pedidos para ver o que acontece em suas lojas com as sacolas plásticas que coletam para reciclagem.

Em vez disso, eles emitiram as declarações abaixo:

“O Walmart oferece lixeiras de reciclagem na loja para sacolas plásticas como uma opção para clientes que podem não ter acesso à reciclagem na calçada. Também estamos buscando iniciativas para reduzir o uso de plástico de uso único, incluindo sacolas plásticas, e trabalhando com legisladores, empresas de gestão, organizações sem fins lucrativos e outros varejistas para reduzir a demanda por sacolas plásticas descartáveis. Até o momento, o Walmart ajudou a remover mais de 2 bilhões de sacolas descartáveis ​​de circulação e estamos trabalhando em nossa rede omnicanal para continuar mudando para opções mais sustentáveis, “, disse o Walmart em comunicado à ABC News.

A Target declarou:

“Nossa intenção é tornar mais fácil para nossos clientes reciclar sacolas e embalagens plásticas limpas e vazias em nossas lojas. Estamos orgulhosos do impacto da reciclagem que estamos causando – no ano passado, reciclamos quase 24 milhões de libras de sacolas plásticas e materiais de filme plástico de nossas lixeiras de reciclagem na loja e em nossas operações de loja e centro de distribuição. Levamos a sério o papel que desempenhamos na redução de resíduos e estamos comprometidos em examinar nossos processos para melhorar nossos esforços de reciclagem.”

Depois de saber das observações da ABC News pelos rastreadores, a empresa de pesquisa que gerencia o diretório on-line dos 18.000 pontos de coleta de lixo promovidos pelo WRAP disse à ABC News horas antes da publicação deste relatório que “removeu” todos os locais Walmart e Target de sua lista “até que eles possam confirmar que o material de filme e sacola de entrega na loja está sendo reciclado em vez de aterrado ou incinerado”.

A Target não forneceu comentários adicionais sobre esse desenvolvimento e o Walmart não respondeu a tempo para publicação.

Alguns dos rastreadores de sacolas plásticas colocados pela ABC em lixeiras de reciclagem de lojas mais tarde pingaram em usina de incineração, com um registrado nas instalações da Wheelabrator em Peekskill, Nova York. – ABC noticias

À medida que a indústria de plásticos continua a prosperar, com as Nações Unidas esperando que a produção dobre até 2040, dezenas de especialistas, partes interessadas e especialistas da indústria em todo o processo de reciclagem dizem à ABC News que o atual sistema de reciclagem de plástico não parece estar funcionando.

“Não podemos reciclar para sair da crise da poluição plástica”, disse Enck, enfatizando a necessidade de restrições à produção e uso de plástico.

E enquanto o novo plástico permanecer mais barato do que o plástico reciclado, os especialistas dizem que a grande maioria dos plásticos que usamos continuará a acabar em aterros sanitários e incineradores.

De volta a Peekskill, a chaminé do incinerador Wheelabrator, onde um dos rastreadores de sacolas plásticas da ABC fez o ping pela última vez, ainda é uma visão proeminente que os filhos de Courtney Williams podem ver de seu quarto.

O contrato operacional da instalação não deve expirar por mais seis anos.

“Se em vez de reciclar, eles queimam lá, o que acontece?” Williams perguntou ao filho, que completou 11 anos na terça-feira.

“Nós respiramos isso”, disse ele.

Sara Avery, Charlotte Greer, Patrick Linehan e Kate Holland contribuíram para este relatório.

Nota da FUNVERDE:  Sempre Diga não a INCINERAÇÃO NO BRASIL!

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top