skip to Main Content

Embalagens plásticas que são compostáveis não são uma boa solução

Por Le Figaro com AFP – O órgão público lembra que a ordem de prioridade deve ser prevenir, reutilizar e depois reciclar as embalagens. Foto: Otaviano Ionita – A agência de transição ecológica também enfatiza que compostar um plástico não é reciclar.

Embalagens plásticas “compostáveis” “não são solução”, e a prioridade deve ser limitar o uso de todas as embalagens, alerta a Ademe (A Agência de Gestão Ambiental e Energética que é um estabelecimento público industrial e comercial criado em 1978. A Ademe está sob a supervisão conjunta dos Ministérios encarregados da ecologia e desenvolvimento sustentável, indústria e pesquisa), agência de transição ecológica, na última quinta-feira (25/05/2023).

A escolha de embalagens de plástico compostáveis ​​não resolve o problema da poluição gerada pelos plásticos no ambiente ”, sublinha Ademe num parecer especificamente dedicado a estes produtos da moda.

Recorda em particular que estes plásticos não têm “capacidade de se biodegradar em ambiente natural”, mas apenas em condições de compostagem muito específicas (temperatura, microrganismos específicos, etc.). 

Além disso, Ademe enfatiza que compostar um plástico não é reciclar (o material não está mais disponível para fabricar um novo produto) e que sua decomposição não tem valor de fertilizante.

Risco de contaminação

A agência de segurança sanitária (Anses) da frança também havia chamado no ano passado para “banir os materiais plásticos da compostagem doméstica“, observando o risco de “contaminação” do meio ambiente ou das plantações. 

Ademe conclui que os plásticos compostáveis ​​são interessantes apenas sob duas condições: contribuir para aumentar as quantidades de biorresíduos reciclados e não interromper os canais de tratamento de resíduos. 

Embalagens que hoje atendem a essas duas condições “são muito específicas” para determinados usos, como sacolas “utilizadas para recolher resíduos de cozinha e mesa, ou cápsulas de café“.

O órgão público lembra que a ordem de prioridade deve ser prevenir, reutilizar e depois reciclar as embalagens.

A poluição plástica é um grande problema global.

O lixo de todos os tamanhos acaba no fundo do oceano, no gelo marinho, no estômago das aves e até no topo das montanhas.

Microplásticos foram detectados no sangue, no leite materno ou na placenta. 

Há pouco mais de um ano, em Nairóbi (Quênia), 175 países concordaram em acabar com a poluição plástica no mundo, desenvolvendo um tratado juridicamente vinculativo até o final de 2024 sob a égide das Nações Unidas. 

Paris sediará uma segunda sessão de negociações de 29 de maio a 2 de junho.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top