skip to Main Content

Comunicação Verde

Por Ana Domingues – Funverde e Instituto Ideais

No dia do aniversário da instituidora da FUNVERDE a Senhora Ana Domingues, estamos repostando algumas de suas entrevistas. Ana Domingues lutou pelos humanos, fazendo de tudo para preservar o meio ambiente. Criou e operacionalizou vários projetos ligados ao ambiente. Faleceu em 24 de julho de 2019.

Nesta entrevista, ela responde sobre Comunicação Verde e Greenwash

  • Hoje muito se fala em Comunicação Verde. Qual o conceito de Comunicação Verde?

O meio ambiente sempre foi fundamental para a sobrevivência da humanidade, mas como crianças que perderam o brinquedo, somente agora estamos nos dando conta daquilo que é mais importante para o ser humano, o nosso planeta, nosso único lar habitável conhecido atualmente.

A comunicação no geral foi evoluindo com os séculos, e agora estamos sabendo de tudo que acontece em tempo real pelo mundo.

A comunicação verde, quando se trata de uma empresa, é a maneira que esta empresa se posiciona quanto ao impacto ambiental que ela ou seus fornecedores estão causando ao planeta.

Algumas empresas poluem muito mais do que outras, e o impacto pode ser medido pela contrapartida que está devolvendo ao planeta.

O marketing verde ou comunicação verde irá fazer o trabalho expor a comunidade em geral o que esta empresa está fazendo para amenizar sua pegada ambiental.

Com uma boa assessoria verde, esta empresa pode se transformar de algo ruim para algo bom, visto que tudo é relativo.

Cabe às empresas, junto com sua diretoria, avaliar o problema ambiental que estão causando e providenciar ações que possam reverter este quadro e comunicar suas ações a todos.

Somente são lembrados aqueles que divulgam seus feitos.

  • Que tipo de empresas deveriam se utilizar da Comunicação Verde e a quem ela se dirige?

As empresas em geral, poderiam fazer um marketing verde, mas sabemos que depende muito do tamanho da empresa e se ela dispõe de mídia dirigida para esta ação.

Sempre que possível, as empresas podem utilizar sua mídia interna ou externa, como os folders de um supermercado que fazem o anuncio de produtos, podem inserir pequenas frases que auxiliam a ações dirigidas ao meio ambiente, para mostrar as suas ações ambientais, sem o comprometimento de valores adicionais dirigidos a esta ação.

Pode também ser utilizado o sistema de som das lojas e propagandas que já veiculam no rádio, tv e jornal sem custo adicional.

  • Todas as empresas que se atentam ao meio-ambiente fazem esse tipo de Comunicação?

Infelizmente não.

Mas isso ocorre principalmente pela ignorância das pessoas que fazem a mídia das empresas.

Para a diretoria, no geral, não fará diferença, se esta mídia for colocada no orçamento da área.

Cabe a nós, membros da sociedade, cada vez mais exigir das empresas que façam ações de preservação e reconstituição ambiental e com certeza, elas serão obrigadas a mostrar a sociedade que estão fazendo ou entenderão que isso lhes trará mídia espontânea e assim adotando este tipo de comunicação.

  • É tendência o aumento de empresas ambientalmente responsáveis? A que fator você atribui esse aumento?

Não precisamos ir longe para podermos ver que o planeta esta mudando, e a mudança se deve muito pelos impactos ao meio ambiente que nós da raça humana estamos causando.

Nós necessitamos diretamente deste planeta para sobreviver, mas o planeta poderá ficar muito bem sem nós.

Precisamos ter sempre isso em mente.

A sociedade está aumentando sua participação na vida das empresas, exigindo qualidade, preços e menos poluição.

O ministério público está mais atuante e exigindo através de multas as mudanças que a sociedade precisa.

O que já existe em outros países mais desenvolvidos, estamos começando a ver no Brasil, mais pessoas se importando com o lixo que é indevidamente descartado, embalagens ambientalmente corretas, poluição nos mares e rios e isso, apesar de tardio, é um começo.

  • Qual a importância de Ser Verde?

A vida é verde, quando estamos falando de ser verde, estamos falando de continuação do ser humano sobre este planeta, de que nossos filhos, netos e bisnetos, tenham no os recursos naturais que temos hoje para viver e não, somente sobreviver.

,Se deixarmos tudo para que eles resolvam no futuro, estaremos deixando muito pouco para eles.

Temos de pensar hoje para existir um amanha, não existe vida no futuro sem ações que são levadas a sério nos dias atuais.

Por isso, devemos nos engajar em ações efetivas de preservação ambiental, ajudando em casa com coisas básicas, como a separação do lixo em no mínimo três sacos de lixo, sendo o reciclável em um, o compostável em outro e os rejeitos em um terceiro saquinho.

Podemos ajudar não jogando lixo na rua, e muitas outras ações. Basta para cada um fazer sua parte e estará ajudando a manter a vida sobre este planeta.

Foto FUNVERDE

  • Para conscientizar seu público quanto ao meio ambiente, as empresas precisam se utilizar de comunicação diferenciada?

Somos a favor da ação para preservação ambiental, a comunicação diferenciada pode ser um fator a mais de marketing para a empresa.

Quanto mais você colocar para o cidadão que a empresa se importa com o planeta, mais você terá a simpatia pela marca da empresa.

  • Existe alguma relação entre como uma empresa ambientalmente responsável se comunica seu público e Licenças Ambientais?

A licença ambiental é uma obrigação gerada pela sociedade através do governo para que a empresa possa operar, o mínimo está em seguir o que a licença manda.

Fazer propaganda do que é algo obrigatório não me parece sensato.

Mas se estas obrigações são melhoradas e aumentadas por conta da própria empresa, deixa de ser algo obrigatório e passa a ser espontâneo, o que deve sim ser comunicado a sociedade através da mídia.

  • O que é a FUNVERDE? A que se destina?

A FUNVERDE foi criada para podermos fazer o que os governos municipais, estaduais e federais já se mostraram incompetentes.

Em 2022, completamos 23 anos de existência. Foi criada por pessoas que se interessam pelo futuro da raça humana e pela continuidade de nossa espécie sobre este planeta.

Nós somos imortais através de nossos descendentes, e se não houver um local onde eles possam viver, estaremos fadados ao extermínio e ao esquecimento.

Todos os integrantes da diretoria da FUNVERDE são empresários que podem doar um tempo para fazer deste, um mundo melhor.

Trabalhamos com diversos projetos, mas no que mais tivemos mídia foi o problema dos resíduos sólidos urbanos, como as sacolas plásticas de uso único que é largamente utilizada pelo comércio, em especial os supermercados que a FUNVERDE ficou conhecida.

Fomos membros do fórum permanente de Varejo e Consumo sustentável da FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS.

Queremos e desejamos que em um futuro não muito distante, possamos fazer com que não se mais necessite de ONGs como a FUNVERDE, porque o governo estará fazendo sua parte, gerindo e gerando meios para que sociedade faça sua parte, com incentivos, e leis.

Ana Domingues19642019

Fotos FUNVERDE

veja também sobre Greenwash

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top