skip to Main Content

Reciclagem

Por Ana Dominguies – Funverde

No dia do aniversário da instituidora da FUNVERDE a Senhora Ana Domingues, estamos repostando algumas de suas entrevistas. Ana Domingues lutou pelos humanos, fazendo de tudo para preservar o meio ambiente. Criou e operacionalizou vários projetos ligados ao ambiente. Faleceu em 24 de julho de 2019.

Nesta entrevista, ela responde sobre reciclagem

Qual é a importância de reciclar produtos? E de reduzir o lixo?

O planeta tem uma quantidade finita de recursos naturais e, portanto, quando se explora tudo, não sobra nada para a humanidade usar para fabricar materiais necessários no futuro.

A reciclagem permite reaproveitar recursos naturais que são extraídos apenas uma única vez do planeta, são utilizados para produção de produtos e após o fim de sua vida útil, esses produtos são separados para voltarem às fábricas para se tornarem o mesmo ou outro produto, poupando esses recursos naturais para as próximas gerações.

Ao reduzir o consumo, um dos 5Rs, novamente haverá uma poupança desses recursos naturais e para os seres do amanhã, afinal, quando esta geração deixar o planeta, muitas outras necessitarão de seus recursos naturais para também viverm sobre o planeta.

Quais são os produtos que podem ser reciclados? (papel, que tipo, plástico, que tipo, vidro, quais, óleo de cozinha, pilhas etc)

Todos os materiais podem ser reciclados, exceto o lixo de banheiro, que é absorvente, papel higiênico e fralda.

O que é reciclavel – vidro, plástico, alumínio, metais, papel. Separe isso em um saco que pode ser reaproveitado várias vezes.

Você entrega o material e o saco volta para ser reutilizado

O que é compostável – sobra de comida, cascas, folhas, basicamente a sobra dos alimentos que irá ser transformado em adubo para enriquecimento do solo.

Separe isso em outro saco para ser compostado, transformado em adubo orgânico

O que é rejeito – papel higiênico, fralda descartável e absorvente íntimo.

Esse material não pode ser reciclado, portanto, tem que ser separado em outro saco.

Em países em que a reciclagem está organizada há muito tempo, os materiais são separados em várias categorias, mas aqui, as cooperativas coletam tudo o que é reciclável e separam em esteiras.

O óleo de cozinha usado deve ser acondicionado em uma garrafa usada de refrigerante e em muitas cidades as prefeituras recolhem o óleo ou empresas compram este óleo para reutilização.

O importante é que o óleo jamais deve ser despejado na pia da cozinha ou jogado no quintal, pois é altamente contaminante.

As lâmpadas e baterias também devem ser separados e em muitas cidades há locais que recebem estes dois materiais.

E os que não podem, mas que geralmente, confundimos? (papel higiênico, papel de bala, garrafa de cerveja, alguns tipos de plástico, outros produtos?)

Exceto papel higiênico, absorventes e fraldas, separe todo o resto, os catadores separarão nas cooperativas. Estamos no início da educação ambiental para a coleta seletiva, portanto vamos simplificar. O primeiro passo tem que ser dado, após isso, iremos aprender a separar mais coisas.

Para separar o lixo, temos que lavar as latas e caixas de leite, creme de leite e molhos de tomate? Por quê?

O material lavado não perde valor de mercado pois se o material estiver sujo ele estará contaminado. Também é necessário limpar o material para preservar a saúde do catador, pois material sujo atrai ratos, baratas no local de armazenamento do material reciclável.

Lavar o material reciclável é fácil, quando você estiver fazendo comida – a cozinha é a área que mais gera lixo – lembre-se de enxaguar e colocar de cabeça para baixo o reciclável para que fique limpo e seco – e não você não estará usando água limpa, porque você abre a embalagem e coloca na cuba da pia, assim, quando for lavar a louça, automaticamente, você já irá enxaguando o reciclável, quanto mais limpo, mais tem valor o material reciclável, depois de seco, uma ou duas vezes ao dia, na hora da limpeza da cozinha, coloque estas embalagens recláveis dentro do seu local de armazenamento de reciclável.

Não esqueça do material reciclável do banheiro, não coloque vidro de xampu, creme dental, escovas de dentes ou qualquer embalagem reciclável junto com lixo de banheiro – rejeito – coloque este material junto no lixo reciclável

É possível reciclar alguma coisa em casa? Pode ensinar o que e como?

Em casa pode ser praticada a compostagem se tiver um quintal. Na internet há vários tutoriais sobre compostagem doméstica.

Sobre o lixo que separamos, onde podemos levar? Deixar na rua para o catador de lixo é uma boa ideia?

Se houver alguma cooperativa de coletores de recicláveis que você conheça, é possível levar o lixo até esta cooperativa ou então agendar com a cooperativa para buscar o lixo em sua casa.

Em cidades que contam com coleta seletiva organizada pela prefeitura, é só perguntar o dia em que passa o caminhão da reciclagem e só em último caso deixar na rua para qualquer um pegar.

Lembre-se de que a cada embalagem que você mandar para a reciclagem, você está dando um tempo a mais de sobrevida para a humanidade, afinal, estamos deixando de tirar da natureza tudo aquilo que teria que ser extraído para fazer novas embalagens ao reciclar as antigas.

Há algo que não perguntei que acha importante? Fique à vontade para citar aqui…

Você sabia que ao separar o lixo para a reciclagem você praticamente não tem que comprar sacos de lixo?

Para o lixo de cozinha – compostável – e o lixo de banheiro podem ser utilizadas as sacolas FLV, aquelas que você ao comprar legumes, frutas e verduras coloca dentro.

Um pimentão, uma cenoura, uma maçã … e vem dentro daqueles sacos que  depois não tem utilidade.

Pois bem, eles tem que ser usados para separar as frutas, legumes e verduras e você pode usá-los para o lixo de cozinha e banheiro, pois tem um tamanho adequado.

Para o lixo reciclável, compre ou arranje um recipiente de 100 a 200 litros, que pode ser um tambor, um saco de plástico reforçado ou ráfia, uma caixa de papelão do supermercado uma caixa de plástico e deixe em sua área de armazenamento de lixo, o tamanho do recipiente depende do espaço que você tem, de quanto lixo reciclável você gera, de quanto em quanto tempo é coletado o lixo reciclável.

Quando estiver cheio, você entrega o conteúdo para a reciclagem e a embalagem retornável volta para casa para ser usada novamente.

Viu, você não precisa de sacolas plásticas de uso único para acondicionar o lixo. Isso não pode mais ser usado como desculpa para ser contra o banimento das sacolas de plástico de uso único.

Utilize sempre os 5Rs, para diminuir geração de resíduos, que hoje já passa de 1 quilo / dia por pessoa no Brasil.

  • REPENSAR a nossa relação com o planeta e de como o nosso consumismo está afetando a viabilidade da continuação da raça humana e de todos os outros seres vivos, com o objetivo de nos tornarmos consumidores sustentáveis e diminuir a geração de lixo;
  • RECUSAR o que faz mal ao planeta e às pessoas, como no caso das sacolas plásticas e de tantas outras besteiras inventadas e também jamais adquirir produtos com embalagens que não possam ser recicladas ou com sobreembalagens;
  • REDUZIR nosso consumo somente para o necessário para que todos – inclusive os humanos que ainda não nasceram – tenham à sua disposição os recursos naturais, ar limpo, terra fértil e água potável para para viverem uma vida digna;
  • REUTILIZAR todas as  embalagens antes de separar para a reciclagem e finalmente,
  • RECICLAR, isto é, separar todo o material para a reciclagem e compostagem.

O que antes não era reciclado e agora é?

Tetrapak, isopor, embalagens de agrotóxicos, existem inúmeras embalagens que antes eram rejeito e agora são recicladas.

O que ainda não é reciclado, mas em um futuro próximo, passará a ser?

Existe uma teoria que agora está sendo aplicada no ciclo de fabricação de qualquer produto, chamada de berço a berço, isto é, quando se está criando um produto, já é determinado qual a destinação pós consumo deste produto, para que todos os componentes do produto possam voltar à linha de produção após a reciclagem, para que nada seja rejeito.

Em pouco tempo todos os materiais que não podem ser reciclados terão que se adequar ao berço ao berço.

Antes se pensava em produção berço ao túmulo, tudo era fabricado sem a preocupação da destinação pós consumo, consumia-se o produto e a destinação final era o túmulo, isto é os lixões, mas com o aumento da população do mundo e os lixões e aterros acabando sua vida útil nada mais deve ir para o túmulo – lixões – e sim voltar ao berço, isto é, reaproveitar infinitamente para a cadeia de produção.

Onde ler mais sobre reciclagem? Recomenda alguma leitura? Aplicativos para telefones, jogos sobre o assunto? (para que ele se popularize)

Ana Domingues – Instituidora da Fundação Verde – Instituto Funverde e Vice-Presidente do Instituto Ideais – 19642019

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top