skip to Main Content

COP26 – 4 questões principais a serem observadas na cúpula do clima de Glasgow

Por Rachel Kyte – Dean of the Fletcher School, Tufts University – 29 de outubro de 2021 – Tradução e Edição Henrique Cortez – EcoDebate

Glasgow fica às margens do rio Clyde, que já foi o coração da gloriosa industrial Escocesa e agora esta em uma plataforma de transição para sua energia verde.

É um anfitrião adequado para a conferência do clima das Nações Unidas, COP26, onde os líderes mundiais discutirão como seus países reduzirão as emissões de gases de efeito estufa que estão causando a mudança climática.

Estive envolvido em negociações climáticas por vários anos como um ex-funcionário sênior da ONU e estarei em Glasgow para as negociações a partir de 31 de outubro de 2021.

Conforme as negociações estiverem em andamento, aqui está o que observar.

Ambição

Na conferência climática de Paris em 2015, os países concordaram em trabalhar para manter o aquecimento global bem abaixo de 2 graus Celsius (3,6 Fahrenheit), visando 1,5ºC (2,7 F).

Se a COP21 em Paris foi o acordo sobre um destino, a COP26 é a revisão dos itinerários e ajustes de curso.

A má notícia é que os países não estão no caminho certo.

Este ano, eles foram obrigados a apresentar novos planos de ação – conhecidos como contribuições nacionais determinadas, ou NDCs.

A última contagem da ONU de todos os planos revisados ​​apresentados antes da cúpula de Glasgow coloca o mundo em uma trajetória para aquecer 2,7ºC (4,86 F), a níveis perigosos de mudança climática, até o final deste século.

Gráfico mostrando trajetórias de emissões

O Relatório da Lacuna de Emissões do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, divulgado em 26 de outubro de 2021, mostra que as promessas nacionais até agora estão muito aquém das metas do Acordo de Paris – PNUMA,

Todos os olhos estão voltados para o G-20, grupo das principais economias mundiais que, juntas, respondem por quase 80% das emissões globais.

Sua cúpula anual acontece em Roma de 30 a 31 de outubro, imediatamente antes do início da COP26.

Alguns países-chave do G-20 ainda não enviaram seus planos atualizados, incluindo a Índia.

Brasil, México, Austrália e Rússia apresentaram planos que não estão em conformidade com o Acordo de Paris.

Detalhes de como a China alcançará suas metas climáticas estão surgindo agora, e o mundo está debruçado sobre eles para ver como a China fortalecerá sua meta de redução de emissões para 2030, que atualmente envolve cortar as emissões de 65% por unidade do produto interno bruto, avançando na data quando o crescimento das emissões do país chegará ao pico e estabelecer metas de produção industrial para outros gases de efeito estufa, como o metano.

aumento das emissões em 200 anos

Uma dança delicada entre os Estados Unidos e a China, e a diplomacia hábil da França, foi fundamental para se chegar ao acordo climático de Paris em 2015.

Seis anos depois, uma rivalidade crescente ameaça diminuir o que antes era uma corrida até o topo.

Enquanto isso, os olhos do mundo estão voltados para os Estados Unidos.

A oposição de dois senadores democratas, Joe Manchin, da Virgínia Ocidental, e Kyrsten Sinema do Arizona, provavelmente forçará o governo Biden a descartar um plano que teria incentivado as concessionárias a mudar para fontes de energia mais limpas mais rapidamente.

Se sua ousadia planetária destruir essa parte fundamental do Plano A do presidente Joe Biden sobre como os EUA atingirão suas metas de emissões para 2030, o mundo vai querer ver os detalhes dos Planos B, C ou D em Glasgow.

Mercados de carbono

Uma tarefa restante da conferência de Paris é estabelecer regras para os mercados de carbono , particularmente como os países podem negociar créditos de carbono entre si ou entre um país e uma empresa privada.

Existem mercados de carbono regulamentados da União Europeia à China, e os mercados voluntários estão estimulando otimismo e preocupação. Regras são necessárias para garantir que os mercados de carbono realmente reduzam as emissões e forneçam receita para os países em desenvolvimento protegerem seus recursos. Faça certo e os mercados de carbono podem acelerar a transição para zero líquido. Malfeita, a lavagem verde prejudicará a confiança nas promessas feitas por governos e empresas.

Outra tarefa é determinar como os países medem e relatam suas reduções de emissões e quão transparentes são uns com os outros. Isso também é fundamental para combater o greenwashing.

Além disso, espere ver pressão para que os países voltem em um ou dois anos com melhores planos de redução de emissões e relatórios de progresso concreto.

Finanças climáticas

O que sustenta o progresso em todas as questões é a questão financeira.

Os países em desenvolvimento precisam de ajuda para crescerem verdes e se adaptarem às mudanças climáticas, e estão frustrados porque essa ajuda tem sido lenta.

Em 2009 e novamente em 2015, os países ricos concordaram em fornecer US$ 100 bilhões por ano em financiamento climático para nações em desenvolvimento até 2020, mas eles ainda não alcançaram essa meta.

Faltando uma semana, o Reino Unido revelou um plano de financiamento do clima, intermediado pela Alemanha e Canadá, que estabeleceria um processo para contar e acertar o que conta nos US$ 100 bilhões, mas levará até 2023 para chegar a esse valor.

Por um lado, é um progresso, mas parecerá relutante para os países em desenvolvimento cujos custos de adaptação agora devem ser pagos à medida que os custos globais dos impactos climáticos aumentam, incluindo ondas de calor, incêndios florestais, inundações e intensificação de furacões, ciclones e tufões.

Assim como com o lançamento global da vacina, o mundo em desenvolvimento pode se perguntar se está sendo arrastado lentamente para uma nova divergência econômica, onde os ricos ficarão mais ricos e os pobres, mais pobres.

Além dos custos de mitigação e adaptação está a questão de perdas e danos – o termo inócuo para os danos sofridos por países que pouco contribuíram para a mudança climática no passado e a responsabilidade dos países que trouxeram a emergência climática com suas emissões históricas.

Essas difíceis negociações se aproximarão do centro do palco à medida que as perdas aumentam.

O financiamento climático público fornecido pelos países também pode desempenhar outro papel por meio de seu potencial de alavancar os trilhões de dólares necessários para investir em transições para energia limpa e crescimento mais verde.

Espere grandes promessas de fontes de financiamento privadas – fundos de pensão, seguradoras, bancos e filantrópicas – com seus próprios planos líquidos zero, incluindo o fim do financiamento e investimentos em projetos de combustíveis fósseis e financiamento de esforços críticos para acelerar o progresso.

Uma seção transversal do mundo estará em Glasgow para a conferência, e eles estarão falando sobre caminhos para reduzir as emissões globais de carbono para zero líquido e construir maior resiliência.

Do transporte livre de emissões à aviação , do fim do financiamento do carvão ao aço verde e ao cimento, das plataformas para reduzir o metano, às soluções baseadas na natureza, a conferência de duas semanas e os dias que a antecederão verá um fluxo constante de compromissos e novos grupos de países, organizações não governamentais e empresas trabalhando em conjunto.

Acompanhar e verificar as realizações em relação a essas promessas será fundamental após a COP26.

Sem isso, o discurso “blá-blá-blá” da ativista climática Greta Thunberg dirigido aos delegados de uma reunião pré-COP em Milão, algumas semanas atrás, continuará a ecoar em todo o mundo.

* Este artigo foi publicado originalmente no site The Conversation e republicado aqui sob uma licença Creative Commons.

Leia aqui a versão original em inglês: https://theconversation.com/4-key-issues-to-watch-as-world-leaders-prepare-for-the-glasgow-climate-summit-170536

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top