skip to Main Content

Corte de árvores está ligado a interesses econômicos, diz ONG

smithspix

O Diário do Norte do Paraná de 29 de maio de 2008

Luiz Fernando Cardoso

“A remoção é a última opção que temos em mente”. É com essa afirmação que o engenheiro agrônomo da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura (Semaa), de Maringá, Arney Eduardo Ecker, descreveu, a O Diário, a regra número um em Maringá quando o assunto é arborização.

Em uma cidade que remove uma média de 200 árvores por mês, de acordo com a Prefeitura, a declaração parece contraditória. Ecker garante que não. Ambientalistas dizem que há exageros, especialmente no Centro.

De acordo com Ecker, que coordena um ciclo de estudos sobre o assunto, o Plano Diretor de Urbanização prevê a retirada das árvores dos passeios públicos em casos especiais, desde que seja feito o replantio de espécies apropriadas.

Ele esclarece que, nos últimos três anos, a Prefeitura plantou mais de 13 mil mudas na zona urbana, como reposição de árvores velhas e de espécies frutíferas, que estão sendo retiradas das calçadas aos poucos.

Pressão

Questionado sobre a retirada de árvores em frente a importantes estabelecimentos comerciais, Ecker garantiu que a reposição vai acontecer. “Todo estabelecimento, todo hospital e residência tem de ter uma árvore em frente ao seu lote. Quem ainda não tem vai ter”, garante.

Não é o que temos visto na última década. Em frente às empresas as árvores são retiradas mas nunca repostas.

Quanto maior e mais poderoso o dono do estabelecimento, menos arborizada é sua calçada.

A isto chamamos de empresário burro, porque em uma cidade em que a temperatura chega a 45 ºC graus ao sol no verão, em que se você deixar seu carro estacionado longe de uma sombra, depois de uma hora se você tentar entrar no carro, você corre o risco de sofrer uma insolação, é uma estupidez sem tamanho retirar a árvore de sua calçada, porque o consumidor certamente irá estacionar em frente a um comércio com sombra.

Acordou comerciante estúpido, que corta as árvores para mostrar a fachada? Você está perdendo clientes para seu concorrente que tem a sua frente arborizada.

É só olhar em Maringá, farmácias, revenda de carros e tantos outros estabelecimentos, o sujeito arruma a fachada e manda arrancar a árvore, isso quando não envenena a pobre e inocente árvore, que está ali para proporcionar conforto térmico.

Vocês são burros, estúpidos e o que merecem mesmo é ir à falência, pelo crime ambiental que cometem.

Fundadora da ONG Funverde, a ambientalista Ana Domingues, duvida que isso ocorra. E mais, aponta o interesse econômico como culpado da redução de árvores no Centro. “É só passar em frente a farmácias para ver a pouca vergonha que está acontecendo”, reclama.

Ambientalistas da Funverde suspeitam que empresários estariam envenenando as mudas de árvores plantadas em frente aos estabelecimentos. Diante dessa possibilidade, a solução dada pela ONG é a reposição com mudas de, pelo menos, quatro metros de altura.

“O prefeito é um homem sério, mas é difícil brigar com quem paga (impostos). Plantar árvores pequenas é jogar dinheiro fora”, alerta Ana.

Crime

O mesmo interesse econômico que põe abaixo árvores de 50 anos – que escondem a fachada de estabelecimento comerciais – resultou na derrubada de 130 árvores, entre elas espécies em extinção, em uma chácara próxima ao Horto Florestal de Maringá, nesta quarta-feira.

O dono da propriedade, conhecido como José Português, foi autuado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e pelo Ministério Público.

“Foi uma questão gravíssima para Maringá e região. Eram árvores nativas e de espécies em extinção que foram cortadas. Isso acontece na Amazônia, onde não há fiscalização, mas não é admissível que ocorra em Maringá. A população tinha de se revoltar com isso”, comentou o promotor do Meio Ambiente, Manoel Ilecir Heckert.

De acordo com o promotor, tudo indica que Português pretendia lotear a área e, prevendo que o IAP não autorizaria o desmatamento, resolveu fazer a derrubada sem autorização.

“Está se preparando um plano de arborização em Maringá, para vir um sujeito e fazer isso”, desabafou o promotor. “Vou entrar com dois processos contra ele, um criminal, para ele responder na Justiça pelo ato, outro cível, para recuperar a área.”

Para o diretor Regional do IAP, em Maringá, Paulino Heitor Mexia, os danos ambientais seriam menores se os vizinhos tivessem alertado sobre o desmatamento.

“Se alguém tivesse denunciado antes, não seriam derrubadas tantas árvores”. Em áreas públicas, explica Paulino, a responsabilidade é da Prefeitura. Em terrenos particulares, cabe ao IAP checar a denúncia.

Aí que que está o X da questão. O brasileiro é um bicho acomodado, só olha para seu umbigo, quer que o mundo se exploda enquanto ele assiste tv e joga bola.

Já ouviram falar de neighborhood watch? Todos cuidam de todos para o bem comum. Pesquise em http://en.wikipedia.org/wiki/Neighborhood_watch

Custa um vizinho ligar para a polícia, prefeitura, polícia ambiental quando vê um crime acontecendo? Caramba, para ligar para fofocar com a vizinha tem tempo, para assistir futebol na tv tem tempo, mas para ligar e dizer que alguém está com o som alto, cortando árvores, que o vizinho está com o quintal cheio de lixo e que este lixo atrairá mosquitos da dengue, para isso ninguém tem tempo.

São esses seres humanos egoistas que fazem deste país o inferno em que se encontra.

Reserve um sábado por mês na sua igreja, no seu clube de serviço e se encontrem para fazer limpeza nos quintais dos vizinhos, porque agora não tem dengue, mas ela está lá, esperando a primeira chuva, e se você e seus vizinhos se unirem e fizerem um mutirão, adeus dengue.

O vizinho está fazendo barulho além do permitido? Denuncie.

O cachorro do vizinho está atazanando você? Denuncie.

O quintal do vizinho está um lixo? Denuncie.

Tenho certeza de que após algum tempo as pessoas mudarão de atitude, porque o ser humano é mau, preguiçoso e espaçoso. Se não tem ninguém cobrando, multando, ele irá fazer o que sempre fez, mesmo sabendo ser errado.

E mesmo você – ninguém é perfeito, não, nem você, não insista, nem você é perfeito – irá rever seu modo de vida, com medo de ser denunciado.

Essa baderna que ocorre no país, essa impunidade, decorre da falta de interesse de todos, porque enquanto você não é afetado diretamente não é seu problema, não é com você.

Alguém ja disse que quando cai um avião é estatística, mas se tiver algum parente seu é uma tragédia.

É assim que o brasileiro pensa, usando a lei do menor esforço, fazendo o mínimo necessário, enquanto não a encrenca não for com ele.

Por isso faça sua parte, seja um cidadão consciente, exija seus direitos e mas também os seus deveres.

Este Post tem 7 Comentários

  1. gostaria de saber como evitar q uma pessoa mate arvores por se sentir encomodado por ela. Moro em sbernardo e ñ sei a quem denunciar pessoa q está fazendo de tudo pra acabar com umas duas ou tres arvores plantadas na rua pela prefeitura.

  2. moro em Sereno distrito de cataguases;Em minha rua tem 7 arvores frondosas que dão muita sombra. Alguns vizinhos do outro lado da rua estão matando as arvores. Treis já morreram; Pode denuncia mpara todo mundo,prefeitura,florestal.etc; Ai vem o chamado PANO QUENTE. Esta semana derrubaram mais uma,serviço executado pela prefeitura; Onde posso recorrer; Quem pode BRIGAR com o poder publico; Calor de 45 graus.aquecimento global,etc..Já estou sofrendo ameaças por telefone.Se eu continuar vou acabar ……… me ajude.

  3. onde consigo um documento para não derrubada de arvopres.Documento que seja mais valido do que autorização de prefeitura e policia florestal; Preciso de um documento que rebata os deles.

  4. Gostaria de saber comoimpedirque as árvores daminhacidade fossem cortadas indiscriminadamente, todos se acham donos por se encontrar nas calçadas, é possível impedir, como? Por favor me ajude árvores antigas estão sendo mutiladas sem nenhuma piedade!!!!!!!!

  5. Foi uma matéria gratificante. Dediquei-me a escrevê-la bem para que tivesse um bom espaço em O Diário. E que bom ver que a publicação repercutiu. Parabéns à Funverde pela atuação em prol do meio ambiente e também pelo site!

    LF Cardoso

  6. Gostaria de recebber i n formações destem precioso saite de conscietização de pessoas, da importancia da natureza em n osso meio .Moro em um codomíio que é arb orizado por árvores que tem a raiz sub terrãn ea e está quebrando algumas calçadas, do pátio de estacioamneto, e a Sn ídica está com idéia de DERRUB AR ALGUMAS A´RVORES PARA EVITAR , QUE AS RAÍZEZ MAIS PROFUDAS AUMEN TE MAIS O
    PROLEMA, existe alguma técinca que possa evitar essas derub adas, que artigo do código civil pode ser acionado

  7. Meus amigos preciso de ajuda nao sei mais o que fazer pois.Temos projeto turistico e ambientao na BR319 km 32 Manaus,AM,careiro castanho.Ja fui a degacia de policia e fiz vsrias denuncia de destruicao da floresta com retirada de madeira matança de animais silvestre e grandes queimadas.Ja foi ao IBAMA POLICIA FEDERAL E O IPAAM. nada foi feito a matança continua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top