skip to Main Content

Criança e Natureza: Quando elas brincam ao ar livre, são mais felizes

Crianças brincam no ambiente natural (Foto: Michele Roberto - Divulgação Instituto Alana)Crianças brincam no ambiente natural (Foto: Michele Roberto – Divulgação Instituto Alana)

Um passeio ao ar livre pode fascinar uma criança com dezenas de coisas que, para os adultos, são tão corriqueiras que passam despercebidas

Por que as crianças não brincam com mais frequência ao ar livre? Ao longo dos anos, a crescente urbanização – com mais espaços de concretos e menos áreas verdes – ocasionou a desconexão entre as crianças e a natureza. Se há alguns anos o desafio era manter as crianças dentro de casa, hoje, o desafio é levá-las para fora. E você sabe quais são os benefícios evidentes quando as crianças têm tempo e liberdade para o brincar livre e exploratório na natureza? E já se perguntou quanto elas perdem quando deixam de ter essa conexão?

Um passeio ao ar livre pode fascinar uma criança com dezenas de coisas que, para os adultos, são tão corriqueiras que passam despercebidas, como um canteiro de flores, uma fila de formigas ou um monte de pedrinhas. A criança, ao notá-las, quer entender, explorar e participar, ativamente, de todas as experiências que a natureza pode lhe oferecer. E, quanto mais cedo essa convivência é estimulada, mais os pequenos se enxergam como parte da natureza, e o mundo, que poderia ser visto como assustador, passa a ser visto como uma grande área interessante a ser descoberta.

No episódio Benefícios de uma infância rica em natureza, produzido pelo Criança e Natureza, do Instituto Alana, Fabio Raimo, instrutor de atividades ao ar livre, apresenta os benefícios de uma infância rica em natureza para o desenvolvimento físico e psíquico da criança, ampliando sua curiosidade e seu conhecimento sobre o mundo, sobre si própria e sobre o outro, e ressalta que “criança que brinca no mundo onde ela não controla é mais feliz”.

* Raika Moisés é jornalista, mestra em comunicação e cultura, desde 2017 integra a equipe do Criança e Natureza, do Instituto Alana

Fonte – Raika Moisés, Blog do Planeta de 18 de abril de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top