skip to Main Content

CVMR – Prefeitura assina termo de cooperação e empossa membros do Conselho Pró-Catador

A Prefeitura de Maringá assinou nesta sexta-feira (14) o termo de cooperação para a instalação da Central de Valorização de Materiais Recicláveis, que será instalada no Parque Industrial. Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná (Sindibebidas), Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Instituto Lixo e Cidadania e Rede CATA-PR também assinaram o convênio.

A Central de Valorização de Materiais Recicláveis será administrada pela Rede CATA-PR. O barracão instalado no Parque Industrial vai funcionar como uma central de recebimento, reciclagem e venda de embalagens do setor de bebidas (garrafas pet, papel, papelão, latas e vidros), gerando trabalho e renda para os catadores.

Dividida em dois barracões com mais de 700 metros quadrados, a central é resultado da iniciativa público-privada. Para a construção e operacionalização, o Sindibebidas e demais parceiros vão investir R$ 2,5 milhões e em contrapartida o município vai investir cerca de R$ 650 mil.

Segundo o secretário de Saneamento, Alberto Abraão, a iniciativa atende a lei da logística reversa, que compartilha a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos com distribuidores, comerciantes, importadores, fabricantes e poder público. “Esta é uma das ações necessárias para que se construa o projeto de reciclagem em Maringá. Precisamos começar pela ponta final, que será responsável pelo manejo e a destinação correta dos materiais recicláveis”, ressaltou.

Durante a solenidade foram apresentados os membros do Conselho Gestor Pró-Catador. “O conselho fará a interface entre o poder público e as cooperativas. A central será apenas uma parte do processo para que se faça a destinação correta cumprindo a legislação federal de logística reversa. A contração da CATA-PR vai garantir melhores valores para os produtos. Com o termo de cooperação os catadores vão passar para a formalidade, com melhor rendimento e mais reconhecimento”, acrescentou Abraão.

Os vereadores Edson Luiz Pereira e Humberto Henrique acompanharam a solenidade e vão participar do projeto atuando no conselho gestor. “Essa união é uma forma de valorizar o trabalho principalmente dos catadores, que muitas vezes não é reconhecido. Esperamos poder montar outras centrais em diferentes regiões da cidade para atender a todos”, afirmou tenente Edson.

O vice-prefeito, Claudio Ferdinandi, disse que com esse processo, todos sairão ganhando. “Além de cumprir a lei e fazer a destinação correta contribuindo com a preservação do meio ambiente, ainda teremos o poder público e o Sindibebidas apoiando o trabalho dos catadores, que precisam trabalhar de forma mais profissionalizada, resultando em melhores condições de vida”, disse.

Segundo o presidente do Sindibebidas, Luiz Roberto dos Santos, todos vão ganhar com esse projeto. “Acompanhamos experiência semelhante em Curitiba e Pinhais e agora já podemos dizer que os resultados estão superando nossas expectativas, tanto na capacidade de recebimento de materiais recicláveis quanto na venda dos produtos. Temos que reconhecer a disposição da Prefeitura em elaborar um projeto como este e esperamos que muitos sonhos sejam realizados nesse processo”.

Para o presidente da CATA-PR, Carlos Alencastro Cavalcante, “o termo de cooperação vai proporcionar a inclusão socioprodutiva em cumprimento à política nacional de resíduos sólidos”.

O procurador do Ministério Público do Trabalho, Fábio Alcure, disse que simpatiza muito com o conceito do projeto. “Essa gestão compartilhada busca solucionar o problema da logística reversa. O melhor de tudo é que o projeto tem a chancela do Ministério Público estadual e do Trabalho, trabalhando com a articulação social”, concluiu.

Fonte – Prefeitura Municipal de Maringá de 14 de fevereiro de 2014

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top