skip to Main Content

Descoberta nova forma para extrair lítio a partir da água do mar

Por Pedro Reis –  Portal Energia – 9 de fevereiro de 2023 – O lítio é um elemento cada vez utilizado no nosso quotidiano, mesmo que muitas vezes não tenhamos consciência disso.

Basicamente, todos os aparelhos que utilizem baterias recarregáveis usam lítio, especificamente nesse componente: a bateria.

Desde simples smartphones a carros elétricos com baterias gigantes, sem lítio não existiriam.

Extrair lítio da água do mar

A forma de obtenção de lítio é problemática…

A dependência crescente deste elemento químico obriga a um aumento gradual da sua mineração, mas este ato é altamente poluente, prejudicando de sobremaneira o meio ambiente…

No entanto, ele é necessário, e parar a exploração de lítio causaria danos economicos inimagináveis.

Para se ter uma noção, extrair uma tonelada de lítio desperdiça mais de 2 milhões de litros de água…

Além disso, a continuarmos no ritmo atual, chegaremos a 2080 com as reservas de lítio terrestres esgotadas.

Cientistas podem ter descoberto a solução para este problema

É sabido que a água do mar contém 5000 vezes a quantidade de lítio terrestre, mas como as concentrações são muito baixas, ainda não foi possível desenvolver um método eficaz de extrair lítio do oceano.

Ora, isto pode estar prestes a mudar.

Uma equipe de cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia King Abdullah, na Arábia Saudita, afirma ter inventado uma forma de extrair lítio da água do mar, o que pode resultar no fornecimento infinito deste elemento químico.

A equipe em questão criou uma célula eletroquímica, que contém na sua composição uma membrana cerâmica feita de óxido LLTO- óxido de lítio lantânio e titânio.

A estrutura desta célula contém poros microscópicos, e a mesma funciona como uma espécie de filtro, ou seja, retém os iões metálicos maiores, deixando por sua vez passar os menores, de lítio.

O método reside na utilização de três compartimentos: a água do mar entra para o primeiro, no qual são separados os iões positivos dos negativos; seguidamente, os ions positivos passam pela membrana de LLTO, a caminho de um segundo compartimento lateral.

Enquanto isso, os ions negativos são encaminhados para um terceiro compartimento, separado dos restantes.

Após isto, o ciclo recomeça, e consequentemente a concentração de lítio vai ficando cada vez maior.

Foi necessário ajustar ligeiramente o PH das soluções, de forma a garantir a quase total ausência de outros metais misturados com o lítio extraído, apenas dessa forma se consegue obter um produto final puro o suficiente para respeitar os padrões dos fabricantes de baterias, ou seja, consumidores finais da matéria prima em questão.

Este processo ainda não é totalmente viável…

Apesar de possível e de resultar, este processo ainda não é economicamente viável…

Por outras palavras, não é barato o suficiente para levar ao fim da exploração de lítio terrestre, conforme a conhecemos hoje.

O sucesso dos testes iniciais é promissor, mas há vários parâmetros que precisam de ser ajustados e dimensionados, com vista à obtenção de um método final verdadeiramente eficaz em todos os sentidos.

Vídeo – Extração de lítio a partir da água do mar

 

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top