skip to Main Content

Desperdício de alimentos afeta clima no planeta

desperdicio-alimentos-frutas (Foto: Núcleo Editorial/CCommons)Segundo a FAO, um terço dos alimentos produzidos no mundo é perdido ou desperdiçado (Foto: Núcleo Editorial/CCommons)

Em publicações no site e em redes sociais, órgão da ONU reforça alerta sobre consumo consciente de comida

O desperdício de alimentos tem efeitos negativos não apenas para a segurança alimentar ou a economia. Pode influenciar também nas mudanças climáticas, informa um publicação da FAO, órgão das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

“O desperdício de alimentos é ruim para muitas coisas, incluindo o clima”, diz a FAO em postagem feita no Twitter acompanhada de um breve vídeo em que elenca diversas questões que podem afetar o clima no planeta.

No vídeo, a FAO argumenta que o desperdício leva a aumento de preços de alimentos, perda de florestas, escassez de água, além de trazer os efeitos negativos das mudanças climáticas. O custo desse processo de degradação é estimado pelo órgão em US$ 700 bilhões.

“Vocês está pronto para pagar essa conta?”, questiona o vídeo. “Não ao desperdício para um mundo a fome”, conclui a publicação.

Dados da FAO apontam que pelo menos um terço dos alimentos produzidos no mundo a cada ano são perdidos ou desperdiçados. “Quando se desperdiça comida, desperdiça-se trabalho, dinheiro e recursos naturais”, argumenta, em outra publicação sobre o assunto, em seu site oficial

O órgão da ONU classifica como perda o que ocorre na colheita e processamento dos alimentos. O desperdício está relacionado com o excedente que não é vendido no varejo, nem consumido em casa ou restaurantes.

Fonte – Raphael Salomão, Globo Rural de 26 de junho de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top