skip to Main Content

Divisão em grupos de trabalho otimiza ações de comissão do plano diretor de arborização

Participantes apresentam palestras sobre áreas específicas da arborização. Cary Bertazzoni

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) dividiu em sete grupos de trabalho a comissão que vai elaborar o Plano Municipal de Gestão de Arborização: histórico, diagnóstico, espécies, educação ambiental, legislação, cadastro e matéria-prima. A divisão facilita e agiliza a elaboração do plano que tem o prazo até março de 2018 para ser concluído. Participam da comissão, representantes do poder público, entidades representativas de classe, organizações não-governamentais e instituições de ensino superior.

O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Jaime Dallagnol, ressalta que o plano será uma política de longo prazo que definirá critérios para escolha de espécies, definição dos locais de plantio, além do trabalho de sensibilização ambiental. “O documento será integrado ao Plano Diretor e levará em consideração a caracterização do município, impacto junto à rede de energia, esgoto e abastecimento, entre outros fatores”, destaca.

O grupo “histórico” tem como foco de atividades o debate sobre a importância, caracterização e o histórico de arborização do município; o “diagnóstico”, levantamento qualitativo e quantitativo e impacto da arborização urbana; o “espécies”, critérios de escolha, locais, espaçamento e distância, e características de mudas; o “educação ambiental”, a sensibilização e sistemas de incentivo para conservação arbórea; o “legislação”, integração do plano a outros como o plano de resíduos sólidos urbanos e revisão de legislação; o “cadastro”, estabelecimento eficiente de cadastro e sistema de controle social, e o “matéria-prima” com identificação do impacto de produção de resíduos pela arborização e organização da Secretaria de Serviços Públicos.

Fonte – Assessoria de comunicação da prefeitura de Maringá de 04 de agosto de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top