skip to Main Content

Estado do Maine nos Estados Unidos exigirá que as empresas paguem pela reciclagem de seu lixo

Por Winston Choi-Schagrin – A lei visa tirar o custo da reciclagem dos contribuintes. Defensores do meio ambiente disseram que a mudança pode ser “transformadora”.  Foto:  Leon Werdinger/Alamy – Uma instalação de coleta em Bend, Oregon. Espera-se que o estado adote uma lei de reciclagem semelhante à do Maine dentro de semanas

A reciclagem, aquele bom momento em que as pessoas colocam seus papéis e plásticos em lixeiras específicas, era uma dor de cabeça para as prefeituras mesmo em tempos de bonança.

E pouca coisa realmente estava sendo reciclada.

Então, cinco anos atrás, a China parou de comprar a maior parte da reciclagem dos Estados Unidos e dezenas de cidades suspenderam ou diminuíram seus programas de reciclagem.

Agora, o estado do Maine implementou uma nova lei que pode transformar o jeito de como as embalagens são recicladas, exigindo que os fabricantes, e não os contribuintes, cubram os custos.

Quase uma dúzia de estados está considerando regulamentações semelhantes e Oregon está prestes a assinar sua própria versão nas próximas semanas.

A lei do Maine “é transformadora”, disse Sarah Nichols, que lidera o programa de sustentabilidade no Conselho de Recursos Naturais do Maine. Mais fundamentalmente, “Vai ser a diferença entre ter um programa de reciclagem ou não.”

O mercado de reciclagem é um mercado de commodities e pode ser volátil.

E a reciclagem tornou-se extremamente cara para os governos municipais.

A ideia por trás das leis do Maine e do Oregon é que, com financiamento suficiente, mais do que é jogado fora poderia ser reciclado em vez de despejado em aterros sanitários ou queimado em incineradores.

Em outros países com tais leis, isso provou ser o caso.

Essencialmente, esses programas funcionam cobrando dos produtores uma taxa com base em uma série de fatores, incluindo a tonelagem de embalagem que colocam no mercado.

Essas taxas são normalmente pagas a uma organização de responsabilidade do produtor, um grupo sem fins lucrativos contratado e auditado pelo estado.

Reembolsa os governos municipais por suas operações de reciclagem com as taxas cobradas dos produtores.

Quase todos os estados membros da União Europeia, assim como Japão, Coreia do Sul e cinco províncias canadenses, têm leis como essas e viram suas taxas de reciclagem dispararem e seus programas de coleta permanecerem resilientes, mesmo em face de um colapso no mercado global de reciclagem causado em parte pela decisão da China em 2017 de parar de importar recicláveis ​​de outras nações.

A taxa de reciclagem de plásticos e produtos de papel da Irlanda, por exemplo, aumentou de 19 por cento em 2000 para 65 por cento em 2017.

Quase todas as E.U. país com tais programas tem uma taxa de reciclagem entre 60 e 80 por cento, de acordo com uma análise do Product Stewardship Institute.

Em 2018, o ano mais recente para o qual há dados disponíveis, a taxa de reciclagem da América foi de 32 por cento, um declínio em relação a alguns anos antes.

No entanto, leis como essas enfrentaram oposição de fabricantes, grupos da indústria de embalagens e varejistas.

No Maine, a indústria de embalagens apoiou um projeto de lei concorrente que daria aos produtores maior supervisão do programa.

Também isentaria embalagens para uma variedade de produtos farmacêuticos e substâncias perigosas, incluindo diluentes, anticongelantes e produtos de limpeza doméstica.

Uma das principais objeções do setor ao projeto de lei que acabou sendo aprovado foi que ele deu ao governo autoridade demais e deixou o setor sem voz suficiente no processo.

“Ninguém conhece melhor as embalagens do que nossos membros”, disse Dan Felton, o diretor executivo do grupo da indústria de embalagens Ameripen, em um comunicado após a aprovação da lei. “Os fundos devem ser administrados pela indústria.”

A reciclagem é importante por razões ambientais, bem como na luta contra as alterações climáticas.

Há preocupações de que um mercado crescente de plásticos possa impulsionar a demanda por petróleo, contribuindo para a liberação de emissões de gases de efeito estufa justamente em um momento em que o mundo precisa reduzir drasticamente as emissões.

Em 2050, espera-se que a indústria de plásticos consuma 20% de todo o petróleo produzido.

A indústria do petróleo, preocupada com o declínio da demanda à medida que o mundo se move em direção aos carros elétricos e se distanciando dos combustíveis fósseis, tem se voltado para a fabricação de mais plástico – gastando mais de US$ 200 bilhões em fábricas de produtos químicos e plásticos nos Estados Unidos.

Vastas quantidades de lixo plástico são exportadas para a África e o Sul da Ásia, onde muitas vezes acabam em lixões ou em cursos de água e oceanos.

No oceano, eles podem se decompor em microplásticos que prejudicam a vida selvagem.

A decisão da China em 2017 precipitou uma crise na reciclagem.

Sem a China como mercado para importar todo esse lixo, os custos da reciclagem dispararam nos Estados Unidos.

Dezenas de cidades suspenderam seus programas de reciclagem ou voltaram-se para aterros e queima dos materiais recicláveis ​​que coletaram.

Somente no Oregon, 44 cidades e 12 condados tiveram que parar de coletar certos plásticos, como o polipropileno.

Gov. Janet Mills of Maine, a Democrat, signed the new recycling policies into law this month.

A governadora Janet Mills do Maine, uma democrata, sancionou as novas políticas de reciclagem neste mês. Crédito … Robert F. Bukaty / Associated Press

Para lidar com isso, legisladores estaduais e agências de proteção ambiental começaram a buscar soluções.

Vários deles, incluindo Maine e Oregon, estabeleceram o que é conhecido como um programa de responsabilidade estendida do produtor, ou E.P.R., para produtos de embalagem.

No Maine, os produtos de embalagem cobertos pela lei representam até 40% do fluxo de resíduos.

Em ambos os estados, um benefício importante do programa é que ele tornará a reciclagem mais uniforme em todo o estado. Hoje, a reciclagem é uma colcha de retalhos, com variações entre as cidades sobre o que pode ser jogado na lixeira.

Esses programas existem em um espectro que vai desde o controle e o controle do produtor até o controle do governo.

No Maine, o governo está assumindo a liderança, tendo a palavra final sobre como o programa será executado, incluindo a definição das taxas.

Em Oregon, a organização de responsabilidade do produtor deve envolver os fabricantes em um grau maior, incluindo-os em um conselho consultivo.

Em outra diferença importante, Maine também está exigindo que os produtores cubram 100 por cento dos custos de reciclagem de seus municípios.

Oregon, por outro lado, exigirá que os produtores cubram cerca de 28% dos custos de reciclagem, com os municípios continuando a cobrir o resto.

Embutido em ambas as leis está um incentivo para as empresas reconsiderarem o design e os materiais usados ​​em suas embalagens.

Vários produtos de consumo populares são difíceis de reciclar, como copos de café descartáveis ​​- eles são feitos de uma base de papel, mas com um revestimento de plástico dentro e outra tampa de plástico, bem como possivelmente uma capa de papelão.

Maine e Oregon estão considerando cobrar taxas mais altas por embalagens difíceis de reciclar e, portanto, não têm um mercado de reciclagem ou produtos que contenham certos produtos químicos tóxicos, como PFAS

Para muitas empresas, isso pode exigir uma mudança de mentalidade.

Scott Cassel, fundador do Product Stewardship Institute e ex-diretor de política de resíduos em Massachusetts, descreveu o efeito da decisão de uma empresa de laticínios de mudar de uma garrafa de leite de plástico transparente para uma garrafa branca opaca.

As garrafas opacas eram mais caras de reciclar, então a mudança custou mais dinheiro ao governo.

“A escolha do contêiner é realmente importante”, disse Cassel. “O produtor daquele produto tinha seus próprios motivos, mas não considerou o custo do material para o mercado de reciclagem.”

Sorting plastics near Nairobi, Kenya. There is growing evidence that waste shipped to Africa and South Asia for recycling ends up in unregulated dumps or waterways.

Seleção de plásticos perto de Nairóbi, Quênia. Há evidências crescentes de que os resíduos enviados à África e ao Sul da Ásia para reciclagem acabam em lixões ou cursos d’água não regulamentados. Crédito … Baz Ratner / Reuters

Atualmente, trinta e três estados estenderam as leis de responsabilidade do produtor sobre os livros, mas são muito mais restritas.

Normalmente, eles se concentram apenas em produtos específicos, como colchões usados ​​e tubos de tinta.

Nessas aplicações restritas, eles se mostraram eficazes. Colchão de Connecticut, pintura, eletrônica e termostato E.P.R. os programas desviaram mais de 26 milhões de libras de resíduos desde 2008, de acordo com uma análise do Product Stewardship Institute.

Uma série de embalagens E.P.R. os programas introduzidos nas câmaras estaduais este ano enfrentaram oposição significativa das indústrias de embalagens e varejo, incluindo a do Maine.

Uma das principais contestações das indústrias era que as leis levariam a preços mais altos dos alimentos para os consumidores.

Um estudo realizado pelo Departamento de Qualidade Ambiental de Oregon do Canadá E.P.R. os programas descobriram que os preços dos produtos de consumo aumentaram apenas $ 0,0056 por item.

Algumas grandes empresas de produtos de consumo começaram a manifestar apoio a políticas como essas.

Em 2016, o Greenpeace obteve documentos internos da Coca-Cola Europe, que retratavam a responsabilidade estendida do produtor como uma política contra a qual a empresa estava lutando.

Em um sinal de mudança, nesta primavera, mais de 100 empresas multinacionais, incluindo Coca-Cola, Unilever e Walmart, assinaram uma promessa se comprometendo a apoiar a E.P.R. políticas.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top