skip to Main Content

Estado indiano ganha prêmio da ONU por sistema 100% orgânico

Siquim é um estado do norte da Índia, que está ganhando destaque no cenário mundial pela atuação em prol do desenvolvimento agroecológico. A região foi premiada com um Oscar por causa de políticas de sustentabilidade.

Além de ser considerado 100% orgânico, o estado é o mais limpo da Índia. Aliás, a região é a primeira no mundo a ser laureada com o prêmio Future Policy Award, em reconhecimento aos esforços pelo desenvolvimento sustentável.

A condecoração foi entregue pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e Siquim bateu 51 indicados de 25 países. O título reconhece esforços em diferentes categorias sociais, como diversidade, combate à violência contra mulheres e garotas, o uso de armas de nucleares e poluição dos oceanos.

A alimentação 100% orgânica é possível sim

Siquim é o segundo menor estado em população da Índia e goza dos maiores índices de alfabetização e renda per capita entre as nações do Himalaia.

Entre as principais políticas adotadas por Siquim se destacam a adição de fazendas orgânicas, priorizando a sustentabilidade em longo termo e a fertilidade do solo. Em 2003, o estado cessou a produção de fertilizantes químicos, além de ter priorizado o turismo sustentável e a educação.

Siquim apresenta número expressivos de alfabetização

Até o momento, cerca de 66 mil famílias foram beneficiadas e a incidência de turistas cresceu 50% entre 2014 e 2017.

Para Maria-Helena Semedo, diretora da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a experiência mostra que “um sistema 100% orgânico não é mais um sonho. É uma realidade”.

O Brasil também se destacou na premiação proposta pela ONU. O país sul-americano foi elogiado por comprar comidas saudáveis de produtores rurais e de encorajar as pessoas a comprarem alimentos orgânicos.

Fonte – Hypeness de outubro de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top