skip to Main Content

Eu sou uma sacola verde! Verde, Onde?

Na página do único fabricante da matéria prima da nova sacola de sampa, a única que pode ser comercializada por ordem do prefeito, tem afirmações que são, no mínimo hilárias.

Vamos lá.

O fabricante afirma que seu produto é ecologicamente correto, mas esquece de dizer que ele não é biodegradável e portanto fica os mesmos quinhentos anos poluindo o planeta e matando a vida terrestre e aquática por estes cinco séculos.

Estamos tendo que importar etanol para suprir a demanda dos automóveis nacionais e ainda vamos desviar para fabricação de sacolas.

Lá diz que com um litro de petróleo se faz 9,3 litros de álcool – que depois irá virar sacola de uso único que será usada por meia hora e depois ficará poluindo o planeta por 500 anos -, mas estão sendo colocados nesse cálculo o combustível usado para arar a terra, fazer os buracos para plantio da cana, para adubar a terra, para passar veneno várias e várias vezes, para irrigar, para colher, para levar a cana colhida até a usina e depois para a fábrica de plástico e depois transportar para sampa? Sim, porque a fábrica é no sul e tudo usa petróleo, inclusive o transporte.

E se essa sacola demora o mesmo tempo para se degradar que a sacola de petróleo, qual a real motivação para a troca de seis por meia dúzia? Ganho ambiental é que não é, não é mesmo!

E tem mais, álcool pode ser feito de muitas fontes, tais como cana de açúcar, milho, mandioca, arroz, trigo, aveia, cevada, sorgo, beterraba… qual a garantia de que esses alimentos não serão desviados do prato dos humanos para fazer as inúteis sacolas?

E os recursos naturais usados no plantio de comida que não se tornará alimento? Água potável, terra fértil, sendo usados para nada, para deixar o solo menos fértil para nossos descendentes.

A grande pergunta é: como o prefeito transformou uma lei maravilhosa, que bania as sacolas e a transformou em um monstrengo de lei que rouba comida da humanidade e continua poluindo a cidade?

Exigimos a que seja aplicada lei original que proibia a lei da sacola plástica de uso único. Sacola retornável, já!

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top