skip to Main Content

Fazendas urbanas ganham impulso com pandemia de Covid-19

Por Redação – Além da Energia

Com as dimensões de dois campos de futebol, a Nature Urbaine fica no topo de um centro de convenções

Pouco tempo antes do governo francês impor as medidas de isolamento obrigatório para conter o contágio do Covid-19, Paris ganhou uma nova integrante para sua lista de fazendas urbanas, a Nature Urbaine. A área de plantio  criada dentro da Cidade Luz, mais precisamente no telhado de um centro de convenções, ocupa uma área equivalente a dois campos de futebol. De acordo com a  imprensa internacional, esta é a maior fazenda urbana do mundo.

Plants grow at largest urban farm in Europe, Nature Urbaine.

A ideia inicial da Nature Urbaine era vender ervas, frutas e vegetais para restaurantes e negócios próximos. Entretanto, com a determinação da quarentena, a empresa precisou se adaptar e passou a vender diretamente ao consumidor.

fazendas verticais

O modelo de negócios teve de ser totalmente repensado, explicou Sophie Hardy, gestora da fazenda, ao CityMetric. No entanto, ela avalia que a pandemia pode ter ajudado as fazendas urbanas a alcançarem uma nova relevância. Hardy menciona ainda o desejo dos moradores de cidades de se alimentarem com mais qualidade e a partir de produtos locais e saudáveis.

Durante o período de quarentena na capital francesa, apenas uma pequena equipe da fazenda urbana tinha permissão para acessar a área. Diariamente, logo cedo, eles faziam a colheita e vendiam, no mesmo dia, a moradores da região.

Paris inaugura a maior fazenda urbana da Europa construída sobre uma cobertura | ArchDaily Brasil

O movimento acabou sendo favorecido pelas restrições impostas para conter a pandemia, porque, em Paris, moradores não podiam se afastar mais do que 1 quilômetro de suas casas. Deste modo, o comércio local foi estimulado. Desde julho, contudo, com a flexibilização das medidas de isolamento social, o espaço pôde abrir para o público.

paris construirá maior fazenda urbana do mundo em topo de edifício

As fazendas urbanas são uma tendência do agronegócio. Além de unidades como a de Paris, a céu aberto, é possível, também, o cultivo em ambientes fechados, com condições ambientais controladas.

De acordo com especialistas, a plantação no meio de uma uma cidade reduz custos logísticos e garantiria mais frescor e qualidade aos alimentos. Além disso, diminuem-se os riscos de contaminação durante o transporte e as emissões de gases durante esse transporte.

Veja algumas ações mais perto aqui

ou aqui

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top