skip to Main Content

Feira dos Agricultores Ecologistas evitou a distribuição de 30 mil sacolas plásticas em Porto Alegre

ChicBoutique

Ecoagência de 01 de junho de 2008

Campanha será repetida no último sábado de cada mês até setembro. Em outubro, data de aniversário da feira, evento deve ocorrer durante todo o mês.

Porto Alegre, RS – Nem o dia mais frio do ano conseguiu tirar o estímulo dos feirantes que expõe todos os sábados pela manhã na Feira dos Agricultores Ecologistas de Porto Alegre, situada no Bairro Bom Fim. A campanha Dia sem Sacola Plástica foi um sucesso, conseguindo evitar a distribuição de 25 a 30 mil sacolas plásticas, segundo os organizadores da Feira.

Durante um mês, os consumidores foram avisados, através de faixas, cartazes e panfletos, que o dia 31 de maio seria o marco de uma nova campanha que tem o objetivo de abolir totalmente o plástico. No último ano, tem sido constante o trabalho de conscientização para que as pessoas tragam suas próprias sacolas, através de sorteios e brindes distribuídos aos consumidores.

Em outubro do ano passado, a Feira dos Agricultores Ecologistas, que reúne cerca de 40 bancas, da primeira quadra (a Feira é constituída por duas quadras, sendo que a segunda é coordenada pela Cooperativa Arco-Íris), lançou sua primeira sacola de algodão. Em um mês as mais de 700 sacolas esgotaram. A reação dos consumidores foi imediata. Nos sábados seguintes, começaram a circular pela feira vários tipos de sacolas de algodão. Isso tem gerado uma economia de plástico, com menos gastos para os feirantes e redução do lixo que vai parar em aterros sanitários ou nos esgotos de Porto Alegre.

Agradável surpresa

Coberto por uma grossa blusa, apesar do sol das 10h já ter amenizado o frio da madrugada que chegou a três graus positivos, o estudante universitário José Alaor Stuck, recebeu com agradável surpresa a decisão dos feirantes em abolir o plástico nesse sábado. “Na primeira compra que fiz”, disse ele, “fiquei sem onde colocar a mercadoria, pois apesar de ter lido os cartazes, eu esqueci de trazer sacola”.

Ele não teve dúvidas: adquiriu uma das sacolas postas à venda em três bancas. “Isso é muito legal. Me sinto como se estivesse num país europeu, onde as sacolas plásticas já são cobradas há vários anos. Essa medida vai obrigar os consumidores a carregarem suas próprias sacolas”, acrescentou.

O estudante sabe das conseqüências da produção excessiva de plástico. “Pelo que tenho lido”, arrematou ele, “o plástico é um dos grandes vilões do meio ambiente no mundo todo. Há relatos de que o plástico é encontrado até nas vísceras de peixes capturados nas regiões polares”. E assim foi a manhã toda. Por volta das 13h já haviam sido comercializadas cerca 250 sacolas de algodão ou tecido, a preços que variavam de R$ 5,00 a R$ 26,00. As sacolas plásticas estavam sendo vendidas a dez centavos cada.

Um sábado por mês

Ao final da reunião semanal dos coordenadores da Feira, que ocorre todos os sábados após o fechamento das bancas, foi decidido que até setembro, sempre no último sábado de cada mês, será realizado o Dia sem Sacola Plástica.

Esse é um preparativo para o mês de outubro, quando a Feira dos Agricultores Ecologistas de Porto Alegre completa 19 anos de existência, sempre no mesmo local, Rua José Bonifácio, Bairro Bom Fim. Durante o mês de aniversário, a idéia é realizar um mês inteiro sem a distribuição de sacolas plásticas. Dependendo do resultado, a medida poderá se tornar definitiva.

Estão certíssimos, este é um preparativo para os feirantes banirem as sacolas de plástico de uso único.

Não estão fazendo dia para a noite, estão fazendo primeiro uma vez por mês, depois, em outubro o mês inteiro e certamente depois disso não precisarão mais distribuir estas malditas sacolas, porque os consumidores todos já trarão as suas sacolas.

Temos certeza de que esses feirantes não perderão um único cliente por não fornecerem sacolas descartáveis de uso único. Aliás, ganharão mais clientes de outras feiras, clientes com consciência ambiental, preocupados com a herança maldita – os plásticos que duram 500 anos – que estão deixando para seus descendentes.

Que isto sirva de inspiração a todas as feiras do país e também para todo o comércio do Brasil.

Unidos, iremos banir estas sacolas de plástico de uso único até 2010.  

Por Juarez Tosi, especial para a EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais. Reprodução autorizada, citando-se a fonte.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top