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“Food in the Nude” (Alimentos desnudos): uma campanha para eliminar embalagens plásticas

“Food in the Nude” (“Alimento desnudo”) é uma campanha da Nova Zelândia para acabar com embalagens de plástico para produtos frescos nos supermercados . Os produtores de alimentos assinaram a Declaração de Embalagens Plásticas da Nova Zelândia, que está empenhada em tornar todas as embalagens e rótulos das lojas 100% reutilizáveis, recicláveis ​​ou compostáveis ​​até 2025 .

NZ Herald relata que as vendas de alguns produtos hortícolas subiram 300% depois de vários supermercados da Nova Zelândia abandonarem os contentores de plástico.

Um grupo de supermercados abandonou o uso de invólucros de plástico para praticamente todas as suas frutas e legumes em um projeto chamado “alimentos nus” . Também introduziu bandejas de alimentos recicláveis, uma medida que oferece aos clientes a oportunidade de desviar mais de 80 milhões de bandejas de aterro a cada ano .

Nigel Bond, dono de uma das lojas, diz que seu novo sistema de prateleiras o lembrou quando ele era criança indo para a fruteira com seu pai e podia sentir o cheiro de cítricos frescos e cebolas. Ele diz que ao embrulhar os produtos em plástico nós os desinfetamos e privamos as pessoas dessa experiência.

“Quando você assume esses projetos, eles podem ser um desastre e levar a uma rejeição de clientes, mas em meus 30 anos no setor de supermercados, essa simples mudança resultou na resposta mais positiva dos clientes que recebi”, diz ele. Bond.

A iniciativa faz parte da guerra contra o plástico. Na Nova Zelândia. Os dias de sacolas plásticas de uso único estão numerados (a maioria dos supermercados não os fornece mais no momento da partida), enquanto o governo aceitou regulamentações para o descarte obrigatório em todos os varejistas em 1 de julho de 2018.

“Naquela época, notamos que uma quantidade crescente de produtos frescos estava sendo enviada em filme plástico. Nós pensamos que isso era loucura e prometemos fazer algo sobre isso “, diz Bond, que juntamente com o gerente da loja, Gary May, teve a idéia pela primeira vez há mais de dois anos.

Bond iniciou conversas com produtores e fornecedores, a maioria dos quais, ele disse, estava feliz em encontrar maneiras de fornecer produtos de embalagem sem plástico.

“Fiz uma viagem de estudo aos Estados Unidos e vi o que a cadeia de supermercados Whole Foods  está fazendo lá. Eles têm uma grande variedade de alimentos frescos e sua comercialização é quase uma forma de arte ”, acrescenta Bond.

Um novo sistema de prateleiras de refrigeração foi instalado lá para exibir frutas e legumes frescos, juntamente com um processo conhecido como “nebulização” para ajudar a manter os itens frescos.

“Os vegetais são 90% de água e os estudos mostraram que os produtos misted não só parecem melhor, mantêm a sua cor e textura, mas também têm um maior teor de vitaminas.” Também instalamos um sistema de osmose reversa que trata a água eliminando 99% de todas as bactérias e cloro , por isso acreditamos que a água com a qual ela está sendo pulverizada ainda é pura “, diz Bond.

O proprietário também alega que alguns produtos, como bagas, uvas e alguns tomates, ainda vêm em recipientes de plástico, enquanto os cogumelos são embalados em bandejas de papelão. A maior parte desta embalagem é, no entanto, reciclável . Ele acrescenta que a Foodstuffs também está testando alternativas de papel para sacos de papel de frutos do mar e bandejas de lanches à base de fibras. A  Declaração de Embalagens de Plásticos da Nova Zelândia incorpora o compromisso de tornar todas as embalagens e rótulos das lojas 100% reutilizáveis, recicláveis ​​ou compostáveis ​​até 2025.

Fontes – inspimundo / Revista Attalea Agronegócios de 17 de fevereiro de 2019

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