skip to Main Content

Fotossíntese artificial como fonte de energia sustentável

Fotossíntese artificial como fonte de energia sustentável. Aproveitar diretamente e com eficiência a energia vinda do sol sempre foi uma das principais buscas da humanidade e também uma das principais frustrações.
Ademais, energia suficiente atinge a Terra na forma de luz solar em uma hora para atender a todas as necessidades de energia da civilização humana por um ano inteiro.

Portanto, esse processo de transformar a luz do sol diretamente em energia utilizável, o que denominamos de fotossíntese, em breve pode deixar de ser uma exclusividade das plantas e passar a ser uma façanha que os humanos serão capazes de imitar.

Assim será possível aproveitar a energia do sol para obter combustível limpo, armazenável e eficiente.

Além disso, poderá abrir uma nova fronteira de energia limpa.

pushkar-y21

Foto: Yulia Pushka

Yulia Puskhar , biofísica e professora de física na Faculdade de Ciências de Purdue em Indiana nos EUA, pode encontrar uma maneira de aproveitar essa energia imitando plantas.

Assim, a energia eólica e a energia solar, aproveitadas por células fotovoltaicas, são as duas principais formas de energia limpa disponíveis. 

Adicionar uma terceira, ou seja, a fotossíntese sintética mudaria dramaticamente o panorama das energias renováveis.

A capacidade de armazenar energia facilmente, sem a necessidade de baterias pesadas, melhoraria drasticamente a capacidade dos humanos de fornecer energia à sociedade de maneira limpa e eficiente.

Portanto, tanto as turbinas eólicas quanto as fotovoltaicas têm desvantagens em termos de efeitos ambientais e fatores complicadores.

Assim, Pushkar espera que a fotossíntese artificial seja capaz de contornar essas armadilhas.

“Nós e outros pesquisadores ao redor do mundo estamos trabalhando muito duro para tentar gerar energia acessível”, disse Pushkar. “Energia limpa e sustentável que podemos criar com elementos não tóxicos e facilmente disponíveis. Nossa fotossíntese artificial é o caminho a seguir.”

A fotossíntese é uma dança complexa de processos pelos quais as plantas convertem o brilho do sol e as moléculas de água em energia utilizável na forma de glicose.

Além disso, para fazer isso, elas usam um pigmento, geralmente a famosa clorofila, além de proteínas, enzimas e metais.

Ademais, o processo mais próximo da fotossíntese artificial que os humanos têm hoje é a tecnologia fotovoltaica, onde uma célula solar converte a energia do sol em eletricidade.

Portanto, comparativamente as células fotovoltaicas são capazes de capturar apenas cerca de 20% da energia solar, enquanto a fotossíntese é capaz de armazenar 60% da energia solar como energia química em biomoléculas associadas. Fotossíntese artificial como fonte de energia sustentável esse é o objetivo.

A eficiência de células fotovoltaicas simples é limitada pela capacidade dos semicondutores de absorver a energia da luz e pela capacidade da célula de produzir energia. Esse limite é algo que os cientistas poderiam superar com a fotossíntese sintética.

“Com a fotossíntese artificial, não há limitações físicas fundamentais”, disse Pushkar. “É muito fácil imaginar um sistema 60% eficiente porque já temos um precedente na fotossíntese natural. E se formos muito ambiciosos, poderíamos até imaginar um sistema de até 80% de eficiência.

O grupo de Pushkar está imitando o processo construindo seu próprio sistema análogo de “folha” artificial que coleta luz e divide as moléculas de água para gerar hidrogênio.

Além disso, o hidrogênio pode ser usado como combustível por si só por meio de células de combustível ou pode ser adicionado a outros combustíveis, como o gás natural, ou incorporado em células de combustível para alimentar tudo, de veículos a casas a pequenos dispositivos eletrônicos, laboratórios e hospitais.

Cientistas do laboratório de Pushkar experimentam combinações de proteínas naturais e catalisadores sintéticos na tentativa de entender o que funciona melhor.

Ela também prioriza o uso de compostos e produtos químicos que sejam facilmente abundantes na Terra, facilmente acessíveis e não tóxicos para o planeta.

“A reação é muito complexa”, disse Pushkar. “A química da divisão das moléculas de água é extremamente complexa e difícil.”

Pushkar espera que nos próximos 10-15 anos haja progresso suficiente para que os sistemas comerciais de fotossíntese artificial possam começar a ficar disponíveis.

Sua pesquisa é financiada pela National Science Foundation.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top