skip to Main Content

FUNVERDE e VIAPAR plantam 100 árvores neste domingo para comemorar o dia da árvore

Árvores vão serão  plantadas no dia 21 de setembro de 2014 para comemorar o dia da árvore

Diversas espécies também vão ser plantadas nas praças e ruas de Colorado

Em todo o hemisfério Sul, o dia 21 de setembro, marca a chegada da primavera, estação mais alegre e colorida entre todas. Época do “acordar” das plantas adormecidas devido os dias frios do inverno. Com o objetivo de reflorestar uma das principais áreas verdes de Maringá e, ao mesmo tempo comemorar o Dia da Árvore, neste domingo (21), 100 árvores serão plantadas. A iniciativa será realizada pela FUNVERDE a partir das 9 horas da manhã e vai contar com o apoio de aproximadamente 25 voluntários.

As espécies escolhidas são frutíferas (com mais de 2 metros de altura já produzindo) e isso tem um por que, segundo a instituidora da FUNVERDE, Ana Domingues. “Além de promover o reflorestamento deste local, as árvores frutíferas vão produzir alimentos, fazendo com que a pessoas sintam a ligação com a natureza ao colher esta fruta”, comentou. As espécies escolhidas foram: Acerola, Carambola, Graviola, Jabuticaba, Pinha, Caqui, Cereja, Romã e Bacupari. “Neste mesmo bosque já cultivamos outras mil plantas, sendo 90% delas frutíferas. O restante são árvores em extinção. Tudo isso só foi possível graças o apoio da concessionária VIAPAR”.

Além do plantio neste bosque, a empresa ajudou a reflorestar diversas outras áreas de fundo de vale e nascentes de rios. Ao todo, desde 2004 já foram cultivadas quase 50 mil plantas em parceria com a FUNVERDE, mesma organização responsável pela conservação destes espaços. “O plantio destas mudas também está inserido no projeto de neutralização de poluição emitida pela empresa, o Carbono Zero. Vamos fechar 2014 plantando aproximadamente 5 mil mudas aqui em Maringá, ao longo do Contorno de Mandaguari e em Apucarana”, informou o engenheiro e responsável pelo departamento ambiental da VIAPAR, Guilherme Giandon.

Nesta sexta-feira (19), segundo ele, outras 300 árvores vão ser cultivadas em ruas e praças de Colorado. São árvores de várias espécies nativas da região, entre elas: Pau Brasil, Ipê Roxo e Cerejeira. Lembrando que todos os projetos da Funverde podem ser conferidos no site www.funverde.org.br. Já as fotos estão no endereço www.flickr.com/photos/funverde.

Fonte – Assessoria de comunicação da VIAPAR

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top