skip to Main Content

Garrafa de plástico dá à costa “quase nova”, passados 50 anos

Uma garrafa de plástico com pelo menos 47 anos foi encontrada numa praia do sul da Inglaterra pela guarda costeira.

A garrafa – uma embalagem de detergente da Fairy – é um testemunho da durabilidade dos resíduos plásticos. Embora sejam produzidas para serem usadas durante pouco tempo, as garrafas de plástico podem demorar 450 anos a decomporem-se.

“Esta garrafa esteve a flutuar nas nossas águas e parece quase nova”, escreveu a guarda costeira de Burnham no seu Facebook. “Ficámos espantados com a quantidade de detritos que deram à costa. É chocante que o lixo consiga resistir e prejudicar a natureza durante tanto tempo.”

A idade da embalagem foi inferida de um desconto legível na mesma (“4d”), que revelou que esta tinha sido vendida antes de o Reino Unido ter introduzido o sistema decimal da libra esterlina, em 1971.

A guarda costeira admitiu que não sabia quanto tempo a garrafa estivera a vagar pelos oceanos, mas salientou que a mesma era “um destaque dos resíduos de plástico que estão a prejudicar o nosso planeta”.

Todos os anos, pelo menos oito milhões de toneladas de plásticos vão parar aos oceanos. Esta poluição é um problema tão generalizado que já foram encontrados microplásticos e microfibras no peixe e no marisco, na água da torneira, mel, açúcar, sal e no ar que respiramos. Ainda pouco se conhece sobre o impacto destas partículas na saúde, após a sua ingestão.

A guarda costeira de Burnham aproveitou a descoberta da garrafa para incitar as pessoas a reduzirem o uso de plástico, a descartarem o lixo nos contentores apropriados e a terem cuidado com o que deitam na sanita, referindo particularmente as cotonetes. Também encorajou os cidadãos a participarem em limpezas de praia.

“Pequenas mudanças levadas a cabo por todos podem fazer uma grande diferença para o nosso belo planeta (…) Por isso façamos a diferença juntos”, convidou a organização.

Fonte – The UniPlanet de 16 de outubro de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top