skip to Main Content

Gigantes do setor de alimentos apresentam ao mundo um plano para reduzir emissões e limitar aquecimento global

Por Mariana Sgarioni – 7 de novembro de 2022 – De olho na indústria de alimentos nesta COP 27. O setor precisa dar respostas não apenas para o combate à fome no mundo como também para o desperdício.

Dados das Nações Unidas apontam que 17% do que é produzido se perde entre a colheita e as prateleiras dos supermercados e armazéns.

E a perda de alimentos eleva emissões de gases que causam aquecimento global: a média de emissões geradas por esta perda é de 7% do total dos gases que causam o efeito estufa e ocupam quase 30% da terra agricultável usada para produzir os alimentos, que acabam nunca sendo consumidos.

No primeiro dia da maior conferência mundial do planeta sobre mudanças climáticas, 14 gigantes da indústria alimentícia decidiram apresentar um “roadmap” para mostrar de que forma pretendem reduzir as emissões decorrentes de mudança do uso da terra em suas operações.

Roteiro do Setor Agrícola 1,5°C, divulgado na COP27 no Egito, é encabeçado pelas seguintes empresas: ADM, Amaggi, Bunge, Cargill, COFCO International, Golden Agri-Resources, JBS, Louis Dreyfus Company, Marfrig, Musim Mas, Olam International, Olam Food Ingredients (OFI), Viterra e Wilmar International.

No documento, constam compromissos como remover a perda florestal, medir e publicar emissões periodicamente, e incentivar o uso sustentável da terra.

Os CEOs das empresas globais haviam se comprometido há um ano, durante a COP26 em Glasgow, a desenvolver esse roteiro compartilhado, se concentrando nos setores de óleo de palma, soja e pecuária, e prometendo proteger também os sistemas alimentares globais e os meios de subsistência dos produtores.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top