skip to Main Content

Dá para ter uma vida mais sustentável?

Por Lara Madeira e Naiara Bertão – Valor – 23 de novembro de 2022 – Saiba que escolhas fazer para preservar o meio ambiente – Da construção e decoração até higiene e limpeza, conheça produtos menos poluentes. Produtos ecológicos — Foto: Freepik

O brasileiro está preocupado com o seu impacto no meio ambiente, mas na prática, as escolhas por produtos e serviços mais sustentáveis não é tão direta e nem tão rápida.

O Mercado Livre, por exemplo, identificou uma alta de 123% na demanda por produtos sustentáveis na plataforma no Brasil, ao comparar abril de 2021 a março de 2022 em relação ao período anterior.

Outro estudo, feito pela Kantar, que realiza pesquisas de mercado, traz que 99% dos brasileiros querem mudar para um estilo de vida mais sustentável, mas apenas 14% estão, de fato, alterando seu comportamento.

As duas razões principais identificadas no Sustainability Sector Index 2022 são: 75% desejam fazer mais pelo planeta, mas o alto custo de vida os impede, e 43% não sabem onde encontrar produtos sustentáveis, nem quais hábitos adotar para ajudar mais.

Já a pesquisa Vida Saudável e Sustentável, do Instituto Akatu e da GlobeScan, apontou que 55% dos consumidores consideram que seria útil ter mais informações disponíveis sobre como encontrar um produto saudável e sustentável de baixo custo, evidenciando que o preço é ainda um fator determinante.

Para contribuir nessa jornada dos brasileiros rumo a uma vida mais sustentável, o Prática ESG elenca na arte abaixo algumas opções de produtos para a casa e rotinas domésticas que podem ajudar a minimizar o impacto das pessoas no meio ambiente, que já estão disponíveis no mercado.

Horta inteligente

Um kit de horta inteligente é um dispositivo tecnológico de jardinagem.

Essas pequenas unidades são projetadas para uso interno, fornecem nutrientes às plantas, gerenciam a sua própria iluminação e são autoirrigáveis.

Com iluminação e sistema de irrigação automatizados, é possível cultivar mesmo sem ter muito espaço.

São boas opções para quem quer cultivar, mas não consegue fazer as regas e a manutenção necessária por falta de tempo.

Marcas como a Brota e a Yes We Grow, por exemplo, oferecem a solução.

Vaso inteligente autoirrigável

Os vasos autoirrigáveis ​​funcionam em um sistema de reservatório, que usa a ação capilar para umedecer o solo.

Possuem um recipiente para encher com água e têm uma saída para a água extra ser drenada.

O solo absorve a água do fundo, portanto, enquanto o reservatório estiver cheio, as plantas obtêm um nível consistente de umidade entregue às raízes.

Existem várias empresas que oferecem o produto em diferentes tamanhos, formas e cores. Marcas como Raiz, Plantiê, Nutriplan e Tramontina, por exemplo, dispõem desse produto.

Painéis de energia solar

Além de economizar no valor total da sua conta de luz com painéis solares (mais comumente instalados no telhado de casa), você pode gerar créditos com a distribuidora, se não utilizar toda a energia gerada em sua residência.

Investir em um sistema fotovoltaico não gera danos ao meio ambiente, é uma fonte renovável e sustentável para a produção de energia limpa, valoriza o imóvel e o retorno do investimento acontece com alguns anos de uso. Entre as marcas do mercado podemos citar: WEG, Implasolar, Trina Solar, entre muitas outras.

Captação de água da chuva

O uso de sistemas de captação de água da chuva para reservatórios ligados automaticamente ao sistema de torneiras podem ajudar a ter estoque de água para ser utilizado em períodos de seca ou para as tarefas em que não é necessário o uso de água potável, como para limpeza de garagens e irrigação de jardins.

Sendo assim, a água de reúso ajuda a economizar esse recurso.

Marcas como ReusÁgua, COSCH, Chovechuva, entre outras oferecem esse sistema de coleta.

Construção mais ‘verde’

As construções têm um amplo efeito direto e indireto sobre o meio ambiente.

Em uma obra são utilizadas energia, água e matérias-primas (que também consomem grandes quantidades de materiais e energia).

Materiais de construção reciclados são uma maneira de tornar os projetos de construção um pouco mais ecológicos.

Seu uso reduz o consumo de energia, limita o desperdício e minimiza as emissões.

Materiais reciclados que podem ser usados na construção sustentável:

  • Bancadas feitas de vidro reciclado;
  • Madeira recuperada (piso de madeira recuperada);
  • Tijolos recuperados e outras alvenarias;
  • Telhas com conteúdo reciclado;
  • Materiais de drywall que foram reciclados.

É possível encontrá-los em locais especializados em material de demolição, feiras como o Feirão de Materiais Usados e em lojas como a Decor Madeira de Demolição (que vende móveis feitos com madeira de demolição) e a Relóco Soluções Sustentáveis (que compra e vende louças, metais, pisos, revestimentos, esquadrias, bancadas, móveis), por exemplo.

Móveis ecológicos

Móveis ecológicos oferecem benefícios ambientais porque ​​são geralmente feitos com materiais reciclados, como plásticos ou madeira reciclada.

Com isso, fabricantes e fornecedores não precisam extrair novos materiais para sua produção.

Ou seja, a compra de itens feitos com materiais reciclados ou itens de segunda mão reduz sua pegada de carbono geral.

Também é possível adotar móveis feitos com madeira de áreas de reflorestamento com selo de manejo sustentável (FSC), ou fabricado com madeira de demolição.

Até cadeira de escritório feita com plástico retirado do oceano já é possível comprar: a fabricante Herman Miller criou o modelo Aeron Onyx. Outra ideia é a de móveis vintages reformados com algodão orgânico.

Procurar empresas com práticas internas de sustentabilidade na fábrica é desejável.

Exemplos de fabricantes: Ornare, Todeschini e Movêu

Eletrônicos e eletrodomésticos

Equipamentos com selo de eficiência energética do INMETRO / Procel são boas pedidas para reduzir a pegada de carbono ao longo dos anos.

Esse tipo de certificação indica quais são os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.

Escolher equipamentos eficientes e criar hábitos mais sustentáveis em relação ao uso de energia elétrica é uma forma de reduzir o desperdício, economizar na conta e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Exemplos de fabricantes que vendem eletrodomésticos com estes selos estão Electrolux, Brastemp, Mondial, LG, etc.

Lâmpadas

Lâmpadas de LED não possuem mercúrio na composição, têm maior eficiência energética, maior durabilidade, esquentam menos e quase toda a estrutura pode ser reciclada.

É interessante também usar sensores de presença para automatização e reduzir o uso de eletricidade.

As lâmpadas de LED têm vida útil prolongada de 15 a 25 vezes maior do que as lâmpadas mais antigas.

Exemplos de fabricantes: LEDSTAR, a LED LUZ e a SolarLed Iluminação

Itens de banheiro

Torneiras de banheiros e chuveiros com tecnologia de uso racional de água, como as que adotam temporização do jato d’água, e inteligência de gestão de energia também contribuem para redução dos gastos, além de serem menos agressivas ao meio ambiente.

Já para a descarga do vaso sanitário, há opção de se utilizar o modelo de caixa acoplada com jato parcial ou total.

O grupo Dexco,  dono de marcas como Hydra, Deca, Duratex e Durafloor, por exemplo,  já vende no mercado mecanismos para descarga em vasos sanitários que permitem economizar água, ao dar opção de descarga parcial ou total, e também bacias com tecnologia que distribui o fluxo de água com mais eficiência e reduz o consumo.

O grupo desenvolveu ainda chuveiros eletrônicos e digitais com tecnologias que permitem a economia de energia elétrica em até 91%.

Além disso, possui uma linha de piso com proteção antibacteriana e antiviral  e trabalha para reduzir o nível de formal de seus painéis MDF para menos do que o exigido por lei.

A linha Portinari, os produtos possuem certificação Floor Score e Indoor Air Quality (SCS-EUA), atribuída aos revestimentos que contribuem para a boa qualidade do ar.

Escova de dentes

As escovas feitas de materiais biodegradáveis substituem o uso de plástico e são alternativas mais ecológicas, porque se decompõem naturalmente no meio ambiente.

Como o indicado é trocar de escova a cada 3 a 4 meses, é melhor optar por itens feitos de madeira, bambu ou até produzidos com cana-de-açúcar e matérias-primas renováveis.

A TePe GOOD™, por exemplo, é uma escova produzida com cana-de-açúcar, óleo de mamona e matérias-primas renováveis.
Há opções de outras marcas no mercado, entre elas as feitas de bambu, como Colgate e Positiv.a

Produtos de limpeza com composição natural

Os produtos de limpeza tradicionais contêm ingredientes e substâncias prejudiciais à nossa saúde e ao meio ambiente.

Produzem poluição considerável e podem ser trocados por biodegradáveis, veganos, que não utilizam fosfatos, branqueador óptico, cloro, derivados do petróleo e outras substâncias tóxicas.

As embalagens feitas com material reciclado e que são retornáveis, por meio de programas de logística reversa, também são uma grande tendência.

A Biowash, por exemplo, desenvolve produtos de limpeza naturais e 100% biodegradáveis.

Já a linha de limpeza da YVY concentra os produtos em cápsulas retornáveis, que em conjunto com os borrifadores permanentes reduzem em ⅔ o consumo de plástico.

Após usá-las, é possível devolver as cápsulas pela logística reversa.

A BIOZ Green é outra empresa que fabrica lava louças, multiuso, desengordurante, lava roupas e outros produtos ecológicos.

A marca Positiv.A tem uma linha de Produtos de limpeza veganos, naturais e biodegradáveis, baseados nos princípios da economia circular.

A Limppano desenvolveu para o lava-louças ODD uma embalagem que usa 30% menos plástico do que o padrão de mercado.

A marca Sétima Geração, da Unilever Brasil, também entrou no mercado de artigos de limpeza sustentáveis com produtos biodegradáveis, à base de plantas, sem petroquímicos e corantes.

Maquiagens e outros cosméticos ecológicos

Os produtos de beleza orgânicos são derivados de plantas e outros elementos naturais.

Como essas substâncias são parcialmente absorvidas pela nossa pele, cuidar da composição desses elementos é bom para o planeta e para a nossa saúde.

Cosméticos ecológicos são produtos livres de toxinas, não fazem testes em animais, além de terem responsabilidade com a matéria-prima e todo o processo de produção.

A ausência de produtos químicos agressivos nos produtos orgânicos torna-os menos propensos a causar reações alérgicas ou irritações.

Já existem várias marcas no mercado oferecendo esse tipo de produto como Use Bob, Bioart, Memphis, BAIMS, Cativa Natureza e Veg Soup.

A embalagem também é um ponto importante nesse mercado. A Herbarium, por exemplo, lançou um creme de mãos em uma embalagem feita com PET derivado da cana-de-açúcar.

Coletor Menstrual e calcinha absorvente

Uma mulher usa entre 5 mil e 15 mil absorventes ao longo da vida fértil. Isso representa até 200 quilos de absorventes, sendo 90% composto de plástico.

Evitar que todo esse lixo acabe em aterros é possível com a utilização de coletores e calcinhas absorventes.

Os coletores são uma espécie de copo pequeno e flexível que, em vez de absorver o fluxo, armazena temporariamente a menstruação.

São laváveis e reutilizáveis, desde que higienizados adequadamente.

A troca dos absorventes por alguma alternativa se popularizou nos últimos anos entre as mulheres. Marcas como Fleurity, Inciclo, Korui e Pantys oferecem essas soluções.

Carros menos poluentes – híbridos (etanol/elétricos) ou 100% elétricos – e upcycling

Além de veículos híbridos (etanol/elétricos) ou 100% elétricos, que são menos poluentes, a reciclagem de peças e outros componentes também é possível.

Diversos projetos sociais com costureiras trabalham com pneus e outros materiais residuais para confecção de bolsas e acessórios (upcycling), gerando renda e circularidade.

Os projetos de upcycling acontecem no Instituto Renault (associações com Amarb e Borda Viva), Fundação Grupo Volkswagen (Costurando o Futuro), Fundação Toyota (Projeto Retornar), BMW Group (Upcycle Element), entre outros.

Em relação aos modelos híbridos ou elétricos, Renault, Caoa Chery, Nissan, JAC, Kia, Toyota, Lexus, Volvo, entre outras, oferecem opções.

Para quem ainda não pode arcar com um carro elétrico ou híbrido a etanol, uma alternativa é observar o que as montadoras dos veículos a combustão estão fazendo em termos de sustentabilidade.

Além disso, os próprios fornecedores dessas empresas também já têm adotado práticas menos poluentes.

Um exemplo é a Baterias Moura, fabricante de baterias para carros. Em geral, a vida útil de uma bateria de carro é de três anos, precisando ser trocada, gerando resíduos.

Segundo Andréa Lyra, diretora de Marketing, Produto e Comunicação Institucional do Grupo Moura, só as trocas de baterias da marca geram, por ano, pelo menos 200 toneladas destas caixas plásticas, que envolvem os componentes internos da bateria.

Para tentar minimizar sua pegada de carbono, a empresa montou duas estratégias: desenvolveu caixas de plástico feito com material biodegradável ao mesmo tempo em que ampliou o programa de circularidade, recolhendo as baterias usadas.

As novas embalagens são feitas a partir de papel cartão com selo FSC de manejo florestal responsável e devem se tornar o padrão da empresa em 2025, quando todas as fábricas serão adaptadas para o material.

Pelo menos 200 toneladas destas caixas vem com a marca da Baterias Moura, líder de mercado na América do Sul.
“Nosso programa de logística reversa e circularidade já prevê que a cada bateria vendida uma seja recolhida para reciclagem”.
Na outra frente, Lyra explica que anualmente são cerca de 100 mil toneladas de baterias inservíveis reprocessadas e que ganham novos usos.
“Faltava cuidar da embalagem para fechar este ciclo de responsabilidade completa”, afirma.

Jeans e roupas ecológicas

As empresas que oferecem produtos de moda sustentável são as que criam seus tecidos reduzindo o impacto ambiental.

As fibras recicladas são uma opção, porque reduzem a pressão sobre os recursos naturais e diminuem o problema crescente da gestão de resíduos.

A indústria da moda emite uma grande quantidade de gases de efeito estufa por ano, o que contribui ativamente para o aquecimento global.

Uma das razões é que muitas roupas são feitas com tecidos à base de petróleo como o poliéster, acrílico e náilon.

A moda ecológica considera o impacto ambiental, a saúde dos consumidores, as condições de trabalho, a escolha das matérias-primas, a fabricação feita sem uso de produtos químicos nocivos e leva em conta que esses tecidos precisam ser fabricados para durar mais tempo.

Por esses motivos, as marcas de roupas investem em processos produtivos com menor consumo de água e com produtos biodegradáveis.

Muitas investem em linhas com algodão de tecidos reciclados.

Exemplos: C&A, Grupo Malwee, Riachuelo, Farm e Amaro.

Há também empresas que fabricam tecidos ecológicos, produzidos a partir de algodão orgânico, cânhamo, linho, seda de laranja, modal, seda de soja e até algodão a partir de caule de banana. Exemplos de empresas que fabricam roupas sustentáveis:

Eco2Use (linha sustentável da loja Tecidos Kite), EcoSimple, Santaconstancia,TexPrima Eco Br e Etno Botânica.

Embalagens

Embalagens sustentáveis não agridem o meio ambiente e são projetadas para serem reutilizadas, recicladas ou compostadas.

Ajudam a reduzir a produção de resíduos e a pegada de carbono.

Alimentos e compras podem ser transportados em sacolas de papel reciclado, acomodados em embalagens feitas a partir de fécula de mandioca, da cera de abelha, da biossíntese de carboidratos da cana-de-açúcar, do milho, ou de óleos vegetais de soja e palma.

No caso das ecobags, as feitas de tecidos reciclados são opções mais ecologicamente inteligentes. Exemplos de empresas que fabricam bioembalagens: Já Fui Mandioca, a FAVO e a OKA.

Sacos de lixo compostáveis

A maioria dos sacos de lixo usados pelos consumidores é feita de plástico, um grande problema a reciclagem, além de, riscos para o meio ambiente com a quebra dos mesmos em micropartículas (microplásticos).
Uma das alternativas que a indústria já oferece a quem é mais consciente são os sacos de lixo produzidos a partir de materiais renováveis.
A Embalixo, por exemplo, lançou uma linha de sacolas feitas com insumos como amido, açúcar e PLA (ácido polilático, que não se decompõe em microplásticos nocivos e pode ser descartado em composteiras domésticas.

Calçados

Os calçados sustentáveis são sapatos, chinelos, sandálias, tênis e botas feitos a partir de material reciclado.

Podem ser produzidos com o uso de garrafas plásticas recicladas, de sapatos velhos inutilizados, de pneus etc.

Assim, reduzem a quantidade de matérias-primas virgens na produção e, com isso, minimizam os impactos ambientais negativos durante seus ciclos de vida.

Diversos fabricantes de tênis e chinelos já investem em tecnologias para usar um percentual alto de materiais reciclados no cabedal, na palmilha, no solado, no elástico e na costura. Exemplos: Asics, Adidas, Puma, Alme, Ryder, Havaianas, Olympikus, Yuool, etc.

 

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top