skip to Main Content

A maioria dos plásticos compostáveis não se decompõe em lixeiras normais

Por  – NewScientist – 3 de novembro de 2022 – Estudo envolvendo 1.600 voluntários do Reino Unido descobriu que 60% dos plásticos rotulados como adequados para compostagem doméstica na realidade não se decompõem. Imagem: Plástico compostável que não se desintegrou totalmente em uma composteira – www.bigcompostexperiment​.org.uk (CC BY)

A maioria dos plásticos compostáveis ​​rotulados como adequados para compostagem doméstica não se decompõe adequadamente nas composteiras, deixando restos de plástico residual poluindo os solos e até mesmo entrando na cadeia alimentar.

As descobertas levaram os pesquisadores a pedir uma revisão dos padrões de certificação e levaram pelo menos uma empresa a descartar completamente o uso de plásticos compostáveis.

Mais de 1.600 pessoas participaram do Big Compost Experiment, um estudo realizado em todo o Reino Unido para testar a eficácia dasembalagens plásticas compostáveis ​​e ver se decompõem em compoesteira doméstica.

Alistair Berg/Getty Images

Eles compostaram diversos tipos de embalagens, como embalagens de jornais e revistas, embalagens de alimentos e sacolas de compras por três 12 meses, depois peneiraram o composto resultante para detectar qualquer plástico restante.

A maioria dos itens visível a olho nu, muitas vezes em grandes pedaços ficaram intactos.

Apenas um terço dos itens foram relatados como totalmente compostados, enquanto cerca de 60% dos plásticos certificados como “compostáveis” não se decompuseram adequadamente.

Danielle Purkiss, da University College London (UCL), diz que os resultados expõem um grande problema com as certificações “compostáveis”.

Isso envolve experimentos de laboratório controlados que usam um tipo fixo de composto, um conjunto específico de microorganismos e pequenas amostras de materiais compostáveis, diz ela.

Mas a composteira doméstica vem em todas as formas e tamanhos, com condições que variam de acordo com o tipo de caixa de compostagem usada, os tipos de solo no jardim ou lote e onde vivem os compostadores.

“Estamos mostrando que alguns dos padrões e testes subjacentes para provar o desempenho desses materiais – eles não refletem o mundo real em que estão entrando”, diz ela.

“E isso é uma verdadeira bandeira vermelha para nós – meio que significa que, de fato, os padrões e a certificação não são adequados para o propósito.”

Entrando na cadeia alimentar

Purkiss diz que o composto produzido em jardins e lotes em todo o Reino Unido é usado para cultivar alimentos, vegetais e ervas culinárias e, portanto, há um alto risco de que resíduos de plástico entrem na cadeia alimentar.

“Sabemos que existe uma rota para o solo e, portanto, para a cadeia alimentar e para as coisas que comemos ou outros organismos comem”, diz ela.

A popularidade dos plásticos compostáveis ​​aumentou à medida que as marcas buscam alternativas mais sustentáveis ​​às embalagens plásticas à base de petróleo.

Mas a maior parte do plástico compostável acaba sendo queimada ou enviada para aterros sanitários no Reino Unido porque não há uma rota de coleta dedicada para levar os resíduos para compostagens industriais.

Algumas pessoas colocam embalagens compostáveis ​​em coletas de resíduos de alimentos, mas geralmente são tratadas como contaminantes e separadas.

A compostagem em casa, é, portanto, uma das únicas rotas confiáveis ​​para os clientes garantirem que seu plástico compostável seja realmente compostado.

No entanto, Purkiss diz que os produtores de embalagens devem agora pensar duas vezes antes de instruir o público a fazer a compostagem caseira desse tipo de plástico.

“Você não deveria usar o termo ‘compostável em casa’ se ele não representa a variedade real de ambientes que consistem na compostagem doméstica”, diz ela.

Eliminar gradualmente os compostáveis

Esta semana, a empresa de alimentos orgânicos Abel & Cole disse que está eliminando gradualmente os plásticos compostáveis ​​em suas embalagens à luz das evidências da UCL.

Hugo Lynch, gerente de projetos de sustentabilidade da empresa, diz que as descobertas do estudo estão de acordo com o feedback dos próprios clientes da Abel & Cole, um grande número escreveu para reclamar que as embalagens não eram compostadas adequadamente em suas composteiras doméstica.

“Há uma série de produtos que são certificados para [degradar] dentro de um prazo definido”, diz ele.

“No entanto, com base em nossa experiência, na experiência de nossos clientes, em conversas que tivemos de forma independente com processadores de resíduos e também nos resultados dos relatórios da UCL, fica claro que muitas coisas que são certificadas nessas condições – simplesmente não acontece no mundo real”.

Lynch diz que a Abel & Cole agora passou a usar alternativas de papel sempre que possível e está trabalhando com fornecedores para garantir que o plástico compostável seja completamente eliminado de sua linha até o final do próximo ano.

Existe o risco do debate sobre compostáveis ​​domésticos ficar fora de proporção, diz David Newman, da Bio-based and Biodegradable Industries Association (BBIA), que representa produtores de embalagens biodegradáveis ​​e compostáveis.

Newman descreve a compostagem doméstica como uma “atividade de hobby que ocorre no jardim dos fundos” na qual muitas pessoas não são muito boas.

“É uma parte muito pequena da população que realmente faz isso, e uma parte ainda menor da população que faz direito”, diz ele.

“Dizer que compostáveis ​​domésticos não funcionam, também significa que sua compostagem não está funcionando.”

Uma solução melhor, diz ele, seria permitir que as pessoas colocassem materiais compostáveis ​​em suas lixeiras.

A maioria dos conselhos permite a inclusão de forros de caddy para resíduos de alimentos, mas pescará qualquer outro invólucro de plástico compostável.

Encaminhar as embalagens compostáveis ​​para a compostagem industrial, uma indústria que ele diz ser “governada por profissionais”, garantiria que os itens fossem totalmente decompostos.

“A moral da história é que precisamos resolver nossos sistemas de coleta de resíduos alimentares”, diz ele.

Referência do periódico: Frontiers in Sustainability , DOI: 10.3389/frsus.2022.942724

Original em inglês aqui

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top