skip to Main Content

Glíter ecológico causa os mesmos danos ao meio ambiente do que o glíter comum

Por – The Guardian – Fotografia: Kate Medetbayeva / Alamy

Todos os tipos de purpurina afetam as formas de vida na base da cadeia alimentar, dizem pesquisadores de Cambridge.

O estudo é pensado para o primeiro a examinar os efeitos ambientais do brilho.

O brilho biodegradável causa os mesmos danos ecológicos a rios e lagos que o produto comum, de acordo com o primeiro estudo desse tipo sobre o impacto do microplástico no meio ambiente.

Testes em purpurina comum e os chamados biodegradáveis ​​ou “ecogliter” foram realizados pela Anglia Ruskin University (ARU) em Cambridge.

A produção de purpurina biodegradável aumentou à medida que os consumidores são incentivados a recorrer a alternativas aparentemente ecológicas para a purpurina feita de um tipo de plástico conhecido como PET.

Um frequentador de festival tem o rosto pintado com glitter no Glastonbury 2017

Sessenta festivais no Reino Unido anunciaram que mudariam para purpurina biodegradável em vez de purpurina de PET até 2021, mas o estudo diz que os efeitos biológicos ou ecológicos de qualquer tipo de purpurina, convencional ou biodegradável, nunca foram testados. O estudo Anglia Ruskin é considerado o primeiro a examinar os impactos ambientais do brilho.

Uma versão do ecoglíter tem um núcleo de celulose regenerada modificada (MRC), proveniente principalmente de árvores de eucalipto, que é revestido com alumínio para refletividade e coberto com uma fina camada de plástico. Outra forma é o glíter de mica, cada vez mais utilizado em cosméticos.

A pesquisa descobriu que o brilho alternativo “biodegradável” teve vários efeitos semelhantes aos observados para o brilho PET convencional, o que significa que eles podem estar causando danos ecológicos a rios e lagos.

A Dra. Dannielle Green, conferencista sênior de biologia na ARU, disse: “glíter é um microplástico pronto que é comumente encontrado em nossas casas e, principalmente por meio de cosméticos, é lavado em nossas pias e no sistema de água.

“Nosso estudo é o primeiro a examinar os efeitos do brilho em um ambiente de água doce e descobrimos que tanto o brilho convencional quanto o alternativo podem ter um sério impacto ecológico nos ecossistemas aquáticos em um curto período de tempo.”

Ela disse que todos os tipos, incluindo os chamados purpurina biodegradável, tiveram um efeito negativo em importantes produtores primários que são a base da cadeia alimentar. O glíter à base de celulose “biodegradável” teve um impacto negativo adicional, pois incentivou o crescimento de uma espécie invasora, o caracol de lama da Nova Zelândia.

“Acreditamos que esses efeitos podem ser causados ​​pelo lixiviado dos reluzentes, possivelmente de seu revestimento de plástico ou de outros materiais envolvidos em sua produção”, disse ela.

A rede de supermercados Morrisons anunciou que removeu glíter e plástico de todas as suas marcas próprias antes do Natal, incluindo cartões, biscoitos, papel de embrulho, sacolinhas de presentes, flores, plantas e grinaldas e itens não sazonais. A empresa disse que a decisão removeria mais de 50 toneladas de plástico de suas prateleiras somente no Natal.

Waitrose e John Lewis também anunciaram que removeram o glíter de todos os seus biscoitos, cartões, papel de embrulho e sacolas de presentes para o Natal.

Original

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top