skip to Main Content

Governo homenageia comerciantes que substituíram sacolas plásticas em Goioerê

Estivemos no evento e o presidente da FUNVERDE entregou os certificados às empresas que aderiram às sacolas oxi-biodegradáveis.

Supermercado São Luiz
Supermercado Bandeirantes
Supermercado Pais e Filhos
Supermercado Super Max
Supermercado Bonfim
Frutilar
Farmácia Farmais
Farmácia Central
Farmácia Vitória
Prestar – Assistência e Serviços Funerários

O proprietário do Prestar recebendo o certificado de empresa amiga do planeta por ter iniciado o uso das sacolas oxi-biodegradáveis.

O Cláudio e a Viviane, secretária de meio ambiente de Goioerê.

Ele a presenteou com duas camisetas do projeto sacolas ecológicas – uma para ela e outra para o prefeito – e uma sacola retornável.

Ela o presenteou com um cd com músicas da cidade.

 Agência estadual de notícias de 10 de agosto de 2007

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, participou nesta sexta-feira (10), no município de Goioerê – região noroeste do Paraná, da entrega de 50 certificados à empresas e pessoas que contribuem com ações de preservação – em especial pela substituição das sacolas plásticas em cinco redes de supermercados e outros cinco estabelecimentos comerciais do município.

O evento fez parte do 13º Ciclo de Palestras, realizado no Parque de Exposições de Goioerê, em comemoração ao 52º aniversário da cidade. “Fazemos questão de apoiar iniciativas como estas, em prol do interesse público e ambiental e, antecipando ações que serão extremamente necessárias para o futuro das próximas gerações”, declarou o secretário Rasca ao iniciar sua palestra sobre a “Boa Política Ambiental do Estado do Paraná”.

O secretário mencionou a importância da adesão de pequenas redes de supermercados paranaenses que deixaram de usar as sacolas plásticas. “Nós estamos trabalhando firme para reduzir o volume de lixo que chega aos aterros sanitários. Levantamos a discussão das sacolas plásticas no Paraná e a adesão está sendo grande. A comprovação está aqui, em Goioerê, onde pequenos comerciantes aderiram sem mencionar o custo, enquanto grandes redes ainda resistem”, destacou Rasca.

O Supermercado São Luís – um dos cinco que já aderiram às sacolas ecológicas no município – comprou 100 mil unidades de sacolas oxi-biodegradáveis para utilizar em sete meses. De acordo com o gerente da rede, João Lima a mudança só trouxe benefícios. “A mudança não foi difícil e a população elogiou, aumentando o marketing e as vendas. Temos que fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para preservar o meio ambiente”, declarou.

O prefeito de Goioerê, Fuad Kffuri, agradeceu o apoio que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente tem dado o município no desenvolvimento de programas. “Esta é a terceira vez que o secretário vem ao nosso município e sempre trazendo boas noticias e ações em favor do meio ambiente. Hoje, diversos grupos estão aqui para aprender mais um pouco com o secretário e contribuir com esta luta que deve ser incessante e permanente”, reforçou o prefeito.

ADESÃO – O município de Goioerê possui dois viveiros para produção de mudas nativas e por meio do Programa Mata Ciliar já produziu e plantou 100 mil mudas de árvores às margens do rio Piquiri, que corta a cidade.

Além disso, o rio Piquiri também está inserido no Programa “Paraná Mais Peixe”, de repovoamento de rios coordenado pelo Centro de Piscicultura do IAP de Toledo – e que garantiu a soltura de 1,5 milhão de espécies nativas como a curimba, pacu, piracanjuba. Outra grande ação desenvolvida em parceria entre o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Batalhão de Policia Ambiental – Força Verde – e a prefeitura é acabar com a pesca predatória nos rios da região.

Em ações de fiscalização já foram apreendidos mais de dois mil metros de rede, 500 anzóis de espinhel, 200 anzóis de galho, 50 bóias, carretilhas, molinetes e armadilhas para captura de animais silvestres.

A secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Goioerê, Viviane Rossetto Kffuri, disse que o município continuará contribuindo para a preservação do meio ambiente do Paraná, assim como buscando uma exploração sustentável para os recursos naturais. “A presença do secretário no nosso evento nos motiva a continuar este trabalho”, finalizou Viviane.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top