skip to Main Content

Habitat das espécies diminuiu em 18% desde o ano de 1700

Por Sam Russell – The Ecologist 9 de novembro de 2020

A degradação do clima e a agricultura levam à perda de habitat, levando à extinção dos animais.

A degradação do clima e as mudanças no uso da terra fizeram com que mamíferos, pássaros e anfíbios perdessem em média 18% de seu habitat em todo o mundo desde o ano de 1700, conforme pesquisa.

A tendencia é aumentar para uma perda de 23% nos próximos 80 anos, de acordo com o estudo da Universidade de Cambridge.

O tamanho do habitat de um animal, por sua distribuição geográfica, é um grande indicador da vulnerabilidade da espécie que está fadada à extinção.

Agricultura

O estudo, publicado na revista Nature Communications, analisou mudanças na distribuição geográfica de 16.919 espécies desde o ano de 1700 até os dias atuais.

Os dados também foram usados ​​para prever mudanças futuras até o ano de 2100 sob 16 diferentes cenários climáticos e socioeconômicos.

O primeiro autor do estudo, Dr. Robert Beyer, do Departamento de Zoologia de Cambridge, disse: “O tamanho do habitat de quase todas as aves, mamíferos e anfíbios conhecidos está diminuindo, principalmente por causa da expansão humana em áreas agrícolas e urbanas.”

O Dr. Beyer disse que os dados foram usados ​​para estimar quais seriam as áreas naturais das espécies a partir do ano de 1700, e explicou que os dados de uso da terra e os dados climáticos eram muito incertos antes desta data.

A quantidade de perda de habitat varia, com 16% das espécies já tendo perdido mais da metade de sua área natural estimada.

Gamas

Esse número pode chegar a 26% das espécies até o final do século, de acordo com a pesquisa.

Descobriu-se que a distribuição geográfica das espécies diminuiu recentemente de forma mais significativa nas áreas tropicais, onde, por exemplo, temos desmatamento da floresta tropical para plantações de dendezeiros no Sudeste Asiático e para pastagens e agricultura na América do Sul.

Muitas espécies vivem em áreas geográficas menores. “Os trópicos são pontos críticos de biodiversidade com muitas espécies de pequeno porte”, disse o Dr. Beyer.

“Se um hectare de floresta tropical é convertido em terras agrícolas, muito mais espécies perdem proporções maiores de suas casas do que em qualquer lugar do mundo, como por exemplo, a Europa.”

A pesquisa sugere que as mudanças climáticas terão um impacto crescente na distribuição geográfica das espécies.

Perda de habitat

O aumento das temperaturas e a mudança dos padrões de precipitação irão alterar os habitats significativamente.

Outros estudos previram que, sem ação a climática, grande parte da Amazônia pode mudar de floresta tropical para uma mistura de floresta e pastagens aberta como uma savana, isso nos próximos 100 anos.

“As espécies na Amazônia se adaptaram para viver em uma floresta tropical, não em uma savana”, disse o Dr. Beyer.

“Se a mudança climática fizer com que este ecossistema mude, muitas dessas espécies não serão capazes de sobreviver – ou pelo menos serão empurradas para áreas menores de floresta tropical remanescente.

Ele acrescentou: “Descobrimos que quanto mais altas as emissões de carbono, pior fica para a maioria das espécies em termos de perda de habitat”.

Drástico

Reduzir a quantidade de terras agrícolas em todo o mundo através da introdução de novas medidas políticas pode ajudar, sugere a pesquisa.

Isso poderia incluir encorajar as pessoas a comer menos carne e estabilizar o crescimento populacional.

A professora Andrea Manica, do Departamento de Zoologia de Cambridge, disse: “Se essas tendências passadas com as perdas de habitat serão revertidas, continuadas ou aceleradas, dependerá somente de nós, com futuras emissões globais de carbono e das escolhas sociais nos próximos anos e décadas.”

“Embora nosso estudo quantifique as consequências drásticas para as áreas de distribuição das espécies, se o uso global da terra e as mudanças climáticas forem deixados sem controle, eles também demonstram o tremendo potencial que a ação política que poderia ter interrompendo ou revertendo parcialmente o problema, retornando à situação anterior.”

“Tudo depende do que fizermos agora.”

Original

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top