skip to Main Content

Homens e bananas

O governador do Estado do Paraná, Beto Richa, chegou naquele instante em que precisa mostrar à população do seu estado se é apenas um banana que ocupa a principal cadeira do Executivo estadual ou se de fato é um homem público que tem grandeza e visão política.

Na seção “Notícias” deste site está disponibilizada uma matéria mostrando que o governador Beto Richa precisa acionar imediatamente o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para fazer cumprir o que determina a Lei Estadual 18.947/2016, sancionada e publicada em 22 de dezembro, a qual proíbe por 10 anos o licenciamento para testes sísmicos, pesquisas e a exploração do gás de xisto por fraturamento hidráulico, também chamado de fracking.

Em vários municípios localizados no Sudoeste e Oeste do Paraná, segundo denunciou a Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida (Coesus), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está realizando testes sísmicos com caminhões vibradores, em busca de petróleo e gás. Ou seja, é o “fracking” batendo à porta dos paranaenses, trazendo o seu rastro de destruição.

Há muito tempo, este site já se convenceu a respeito dos malefícios para os seres humanos, para os animais e para as propriedades que chegam junto com o “fracking”. E se alinha de forma incondicional a todos aqueles que combatem a adoção do “fracking”.

Aliás, não é apenas o governador do Paraná que precisa mostrar a que veio. Embora o blá, blá, blá da busca da eficiência e do aumento da competitividade seja muito interessante — e este site entende que o Brasil de fato precisa ser um país mais eficiente e competitivo — isto não significa que tenha que ser alcançado a qualquer preço, inclusive com o sacrifício das reservas subterrâneas de água.

Não se conhece muito as opiniões do ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, a respeito de muitos assuntos, pois entrevista não é exatamente algo da qual o ministro goste de participar.  Nesse contexto, se desconhece o que ele pensa sobre a proteção da natureza, por exemplo.

É verdade que este é um tema tratado por uma outra Pasta, mas ninguém pode negar que tudo o que o MME faz tem relação com o meio ambiente. Talvez também tenha chegado a hora de ouvir não só o governador do Paraná, mas, também, o que Sua Excelência, o titular do MME, tem a dizer a respeito do que está acontecendo na região sul do País.

Como a ANP está vinculada ao MME, o ministro Fernando Bezerra Coelho Filho talvez queira mostrar que não é omisso e que não é daqueles que querem o desenvolvimento a qualquer preço. E que também pensa na preservação do aquífero Guarani, o maior manancial de água doce subterrânea do mundo e que com a sua área de 1,2 milhão de km2, está presente no Uruguai, Paraguai, Argentina e principalmente Brasil.

E aí, governador e ministro: vamos tomar uma atitude pensando nos nossos filhos e netos e no futuro do planeta?

Fonte – Paranoá Energia de 01 de fevereiro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top