skip to Main Content

Livro traz informações para gestores e catadores de recicláveis

“Gestão da coleta seletiva e de organizações de catadores” foi elaborado a partir de pesquisa realizada por professores da USP e ONG

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, com a colaboração da organização não-governamental Women in Informal Employment: Globalizing and Organizing (Wiego), deu origem a um livro sobre a coleta seletiva de lixo e outros tipos de resíduos.

Intitulada Gestão da coleta seletiva e de organizações de catadores: Indicadores e índices de sustentabilidade, a obra foi lançada em 29 de novembro último, durante o Congresso Internacional de Engenharia de Saúde Pública e de Saúde Ambiental, realizado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), financiadora da pesquisa que originou o livro elaborado por Gina Rizpah Besen, Wanda Maria Risso Günther, Helena Ribeiro, Pedro Roberto Jacobi e Sonia Maria Dias. Trata-se de uma obra cujo objetivo é disponibilizar ferramentas para auxiliar gestores públicos e organizações de catadores na operação e avaliação de sistemas de coleta seletiva, a partir de indicadores e índices de sustentabilidade. O objetivo é atender às prerrogativas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como melhorar as condições ambientais, de saúde e segurança dos trabalhadores da reciclagem.

A publicação está sendo gratuitamente distribuída em todo o País e pode ser acessada pelo site da FSP ou através da plataforma digital disponível na página do IEE. A ferramenta consta de questionários os quais podem ser preenchidos por gestores públicos e organizações de catadores, permitindo que estes acompanhem a evolução de seus desempenhos com relação à sustentabilidade de suas atuações.

Fonte – Com informações da Assessoria de Comunicação da FSP, Jornal da USP de 14 de dezembro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top