skip to Main Content

Mar está subindo – Florida Keys enfrenta a dura realidade do aquecimento global

Por Oliver Milman – The Guardian – 24 de junho de 2021 – Foto: Saul Martinez / The Guardian – O bairro de Stillwright Point em Key Largo, Flórida.

As autoridades se preparam para elevar as ruas apesar das dificuldades financeiras, em meio ao reconhecimento de que nem todas as casas podem ser salvas

Famoso por sua pesca espetacular, arrecifes de coral extensos e residentes literários como Ernest Hemingway, o Florida Keys agora está conhecendo uma realidade antes impensável:
Com o aumento do nível do mar, precisam elevar as ruas e salvar todas as casas dali.

Após uma reunião exaustiva de sete horas nesta segunda-feira, realizada na cidade de Maratona, as autoridades concordaram em levar adiante um plano para elevar todas as ruas em Keys para evitar as inundações que está cada vez mais frequente, e ao mesmo tempo, admitem que não têm dinheiro destinado para esta obra.

A cadeia de ilhas coralinas que se desenrolam do extremo sul da Flórida se encontram na linha de frente da crise climática.

A vida dos residentes de Keys – uma mistura de pessoas brancas mais velhas e ricas, um em cada quatro que são hispânicos ou latinos, e aqueles que lutam contra a pobreza – pode ser abalada.

Se não conseguirem o financiamento, The Keys se tornará um dos primeiros lugares dos EUA a informar aos moradores que certas áreas terão que ser evacuadas pelo aumento das marés que se aproximam.

“A água está chegando e não podemos pará-la”, disse Michelle Coldiron, prefeita do condado de Monroe, que abrange as Chaves. “Algumas casas terão que ser elevadas, algumas terão que ser demolidas. É muito difícil ter essas conversas com os proprietários, porque é aqui que eles moram. Teremos um problema emocional em nossas mão.”

Uma reunião do conselho municipal no prédio do governo em Marathon, Flórida, em 21 de junho de 2021.

Reunião do conselho municipal no prédio do governo em Marathon, Flórida, em 21 de junho de 2021. Fotografia: Saul Martinez / The Guardian

Quando as pessoas não conseguirem garantir o pagamento de suas hipotecas e o seguro para as casas que ficarão dentro do mar, as Keys deixarão de ser um lugar habitável muito antes de estar totalmente debaixo d’água, de acordo com Harold Wanless, geógrafo da Universidade de Miami.

“As pessoas não têm uma ideia do que a elevação do nível do mar fará com elas. Eles simplesmente não conseguem conceber esta ideia”, disse ele.

Na segunda-feira, o condado deu detalhes de seu plano de gastar US $ 1,8 bilhão nos próximos 25 anos para elevar 240 quilômetros de estradas em Keys, implantando uma mistura de novos drenos, estações de bombeamento e vegetação para evitar que as ruas sejam inundadas com a água do mar.

As estradas elevadas são aguardadas ansiosamente pelos residentes que relataram na reunião que muitos carros estão sendo arruinados pela água salgada e de precisando calçar botas para chegar às portas da frente de suas casas.

“As estradas estão destruídas, estão cheias de rachaduras, a água está se espalhando”, disse Kimberly Sikora, que mora em um bairro afetado de Key Largo chamado Stillwright Point, que ainda está aguardando uma proposta de elevação de sua rua.

“Estou apenas procurando algum tipo de alívio.”

Outro residente, Robert Schaller, de Twin Lakes, uma área mais adiante no processo de planejamento, disse que “deveria ter feito minha diligência” ao comprar sua casa no ano passado.

“Eu literalmente fico em pé na minha varanda e vejo a água subir pela minha rua”, disse ele. “Está subindo direto pela calçada.”

Ativistas temem que as promessas de Biden sobre o clima estejam desmoronando: ‘Não estamos vendo areia’ Consulte Mais informação

Mas o orçamento do condado de Monroe não cobrirá a construção de todas as estradas, nem qualquer compra em massa de casas, e um apelo aos legisladores do estado da Flórida para cobrar um novo imposto para cobrir esses custos crescentes foi rejeitado.

Custos adicionais irão se acumular conforme o condado se esforça para saber como – e quem paga – para evitar que a infraestrutura crítica, como esgotos e subestações de energia, bem como as casas das pessoas, sejam inundadas junto com as estradas.

“Se não conseguirmos levantar dinheiro adicional, teremos que priorizar”, disse Rhonda Haag, diretora de resiliência do condado de Monroe.

“Por exemplo, devemos gastar dinheiro na construção de estradas se as pessoas não estão pagando para aumentar seus quintais? Estamos abrindo caminhos aqui. Estamos à frente de todos em termos de pensar sobre isso.”

Casas em um canal que freqüentemente fica inundado, em Key Largo na segunda-feira.

Casas em um canal que freqüentemente fica inundado, em Key Largo na segunda-feira. Fotografia: Saul Martinez / The Guardian

As Keys planas estão em perigo devido ao aumento do nível do mar que, como disse um cientista da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (Noaa) aos comissários do condado na reunião de segunda-feira, está acelerando à medida que as vastas camadas de gelo da Groenlândia e da Antártica derretem.

O aquecimento global causado pelo homem significa um aumento adicional de 17 polegadas no nível do mar até 2040, de acordo com uma projeção intermediária de Noaa usada pelo condado.

Um homem atravessa o lixo e as enchentes causadas pelo furacão Eta em Honduras.

Um homem atravessa o lixo e as enchentes causadas pelo furacão Eta em Honduras. Fotografia: Orlando Sierra / AFP / Getty Images

Para agravar esse problema, o calcário poroso das ilhas permite que o aumento da água do mar borbulhe de baixo, o que significa que apenas as marés altas em dias ensolarados transformam as estradas em lagoas, enquanto o aquecimento global também está provocando furacões mais violentos que podem ocasionalmente invadir o arquipélago.

“Florida Keys é um dos lugares mais vulneráveis ​​a inundações na América do Norte”, disse Kristina Hill, planejadora ambiental da Universidade da Califórnia em Berkeley, que advertiu que as ilhas enfrentariam custos crescentes de manutenção de estradas e dutos, mais vazamentos de poluição e florações de algas prejudiciais.

“Sem uma mudança de estratégia, partes das Chaves se tornarão acessíveis apenas por barco”, disse Hill, acrescentando que as ilhas poderiam ter que recorrer a estruturas flutuantes e canais navegáveis ​​para permanecer viáveis. “As ilhas desaparecerão gradualmente em um oceano mais alto, potencialmente deixando uma paisagem em ruínas de tanques de armazenamento subterrâneos com vazamento, canos velhos e segmentos de estradas inundadas para poluir a água.”

Uma placa diz 'Salt Water No Wake' enquanto a água do mar inunda uma rua em Key Largo em outubro de 2019.

Uma placa diz ‘Salt Water No Wake’ enquanto a água do oceano inunda uma rua em Key Largo em outubro de 2019. Fotografia: Joe Raedle / Getty Images

As ameaças enfrentadas pelas Keys são ignoradas por alguns ricos aposentados que vêem a situação com um certo fatalismo, enquanto outros neste bastião de votação republicana questionam abertamente a ciência.

Eddie Martinez, um dos cinco comissários eleitos do condado , desafiou o cientista Noaa, William Sweet, em suas projeções de aumento do nível do mar na segunda-feira.

O aumento do nível do mar até agora é “realmente não existe”, disse Martinez, que disse a Sweet: “Você está um pouco mais do lado do CO2 , estou mais do lado da medição real.”

Outro comissário, David Rice, disse que “prever o futuro é para bolas de cristal” e especulou que as temperaturas globais podem mudar após várias erupções vulcânicas.

“Há pessoas que não querem vender porque amam aqui, outras que querem sair enquanto podem e aquelas em total negação que o chamam de encrenqueiro que está reduzindo os valores das propriedades ao falar sobre isso”, disse George Smyth, um aposentado que se mudou para Key Largo há uma década por causa do estilo de vida tranquilo e lento.

Em 2019, seu bairro passou 90 dias parcialmente submerso na água.

A natureza das Chaves mudou neste tempo.

Embora as ilhas ainda incluam bolsões de pobreza, um influxo de proprietários afluentes de uma segunda casa fez com que novas propriedades surgissem ao redor de Smyth.

“Costumava ser muito difícil e tumultuado, você veria algumas lutas em uma noite de sábado”, disse ele. “Agora todo mundo parece que acabou de sair do dentista.”

Vista do oceano em um parque local que costuma ser inundado quando o nível da água sobe, em Key Largo.

Vista do oceano de um parque local que costuma ser inundado quando o nível da água sobe, em Key Largo. Fotografia: Saul Martinez / The Guardian

Outras realidades são mais trabalhosas – Smyth tem que lavar seu carro continuamente para se livrar da água salgada e tem que pagar por caminhões para descarregar pilhas de pedras ao redor de sua propriedade como uma proteção contra as marés invasoras.

Embora Smyth não se julga rico, essas proteções estão além das possibilidades dos residentes de baixa renda de Keys, muitos dos quais vivem em motor home espalhadas ao longo das ilhas.

Smyth teme que o condado exija que os residentes mais pobres paguem para elevar as estradas, em vez de cobrar dos turistas que se aglomeram em Keys.

“Sentimos que estamos sendo mantidos como reféns”, disse ele. “Sinto tristeza pelo que está por vir e pela perda de uma comunidade maravilhosa.”

Mas o prefeito insiste que as Keys podem ser salvas, mesmo que atualmente não esteja claro como seria.

“Sabemos que vivemos no paraíso e queremos mantê-lo assim”, disse Coldiron.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top