skip to Main Content

Maringá no topo em limpeza urbana

Pesquisa. Cidade aparece em primeiro lugar no ranking nacional de Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana com média 0,744; pesquisadores defendem média exemplar acima de 0,95

Maringá foi considerada a cidade mais limpa do Brasil pela pesquisa elaborada pelo Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana) e pela PwC. O município aparece no topo do levantamento que analisa o Islu (Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana) com média geral de 0,744 e uma diferença mínima para a segunda colocada, Niterói/RJ, que obteve 0,742 em uma escala de 0 a 1.

Para chegar aos resultados, foram considerados quatro aspectos: engajamento do município; sustentabilidade financeira; recuperação dos recursos coletados; e impacto ambiental. Foram avaliados 3.049 municípios.

Maringá obteve pontuação máxima no quesito impacto ambiental, que leva em conta a destinação adequada dos resíduos sólidos coletados apesar da recente polêmica envolvendo a licitação para contratação de aterro sanitário. O processo licitatório foi suspenso pela justiça após a Pedreira Ingá, empresa que realiza de forma terceirizada o serviço à prefeitura e disputa o certame, questionou a habilitação de uma concorrente.

Por meio da assessoria, Selur e PwC explicaram que os dados utilizados foram coletados na base de 2015 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis). O sistema é abastecido por informações repassadas pelas próprias prefeituras e lá consta que Maringá possui aterro.

Seguindo a mesma metodologia, o menor percentual obtido pela cidade veio do material reciclado, 0,82.

Os responsáveis pelo estudo ressaltaram ainda que o objetivo não é criar um ranking, mas sim mapear o cumprimento das recomendações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Outro ponto importante é que a média 0,744, obtida por Maringá, está abaixo da considerada ideal. Os pesquisadores defendem que o exemplo de limpeza urbana deveria estar acima de 0,95.

Nas ruas e bairros de Maringá há um contraste de realidades. Enquanto alguns endereços confirmam o título de cidade mais limpa, outros colocam em xeque. Lembrando que uma cidade limpa depende da administração e da população.

Fonte – Metro Maringá de 03 de agosto de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top